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Com “aceleração maior que um Fórmula 1”, Fórmula E apresenta o Gen3 Evo

O novo GEN3 Evo totalmente elétrico, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 1,82s

Nesta quinta-feira (25), às vésperas do e-Prix de Mônaco, a Fórmula E divulgou o Gen3 Evo, carro que foi aperfeiçoado e será utilizado durante a 11ª e 12ª temporadas da categoria elétrica.

O lançamento oficial foi realizado em um local especial, onde fica a coleção de carros privado do Príncipe Albert II, de Mônaco.

O Gen 3 Evo, será capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 1.82s. Com aceleração 30% mais rápida que um carro de F1 atual, além de ser 36% mais rápido que o atual Gen3 usado pela categoria.

O Gen3 Evo em números e características:

  • Chega de 0-60mph em 1,82 segundos.
  • O carro mais rápido da Fórmula E: velocidade máxima de 320 km/h.
  • Freios regenerativos: os carros otimizam a capacidade de frenagem regenerativa de 600kw para gerar quase 50% da energia necessária para uma corrida, durante a própria corrida.
  • Desempenho aprimorado por software: atualizações de desempenho feitas por meio de engenharia de software.
  • Carro de fórmula mais eficiente de todos os tempos: um motor elétrico com mais de 90% de eficiência, superando significativamente os 40% de eficiência típicos dos motores de combustão interna.
  • O primeiro carro de corrida com emissão zero de carbono do mundo no primeiro esporte com emissão zero de carbono do mundo.
  • Desenvolvimento sustentável de baterias: fornecedores de minerais de células de bateria selecionados com base em padrões éticos e sustentáveis de mineração para garantir um impacto positivo ou neutro nas pessoas e no planeta.
  • Pensamento de ciclo de vida durante toda a construção do carro; segunda vida e reciclagem para células de bateria; fibra de carbono reciclada e materiais naturais como linho integrados ao chassi.
  • Cadeia de fornecimento consciente: todos os fornecedores são submetidos a rigorosos KPIs de sustentabilidade, alcançando a certificação ambiental FIA 3* até a Temporada 9.
  • Transferência de corrida para estrada: áreas específicas do carro relevantes para estrada são abertas para desenvolvimento por equipes e fabricantes, projetadas para transferência de tecnologia direta para a indústria automobilística.
  • Capacidade de carregamento ultra-rápido: um novo desenvolvimento tecnológico ainda em desenvolvimento, projetado para permitir um carregamento de alta velocidade de 600kw em 30 segundos para energia adicional durante a corrida.
Fórmula E apresenta o Gen3 Evo, carro que será usado pela categoria a partir da próxima temporada – Foto: reprodução Fórmula E

O Gen3 Evo é considerado um carro não apenas mais rápida, bem como mais forte, ágil. Com atualizações de desempenho que proporcionam um ganho estimado em 2% em relação ao Gen3, o que equivale à volta de classificação cerca de 2 segundos mais rápida no circuito de Mônaco, contribuindo para melhorar o fim de semana da categoria.

Por mais que o Gen3 Evo seja muito semelhante ao Gen3, a carroceria recebeu um kit mais agressivo, melhorando a aerodinâmica e proporcionando um embate entre os competidores mais próximo ainda.

A tração nas quatro rodas é uma novidade no carro da Fórmula E, esse recurso maximiza a aceleração e o controle, proporcionando corridas mais equilibradas, além dos momentos que o piloto e carro são exigidos, como na classificação. A categoria segue usando os pneus da Hankook, que passou por uma melhora, fornecendo de 5 a 10% mais aderência, feitos com 35% de material reciclados e sustentáveis.

”É um capítulo inovador na evolução da Fórmula E, incorporando nossa dedicação à inovação e alto desempenho alcançado de forma sustentável. Com uma aceleração sem precedentes e um design aerodinâmico avançado, o carro que tive a honra de revelar em Mônaco está pronto para aumentar a emoção de nossas corridas”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

Como parte do cronograma técnico do campeonato mundial, todos os powertrains usados pelas equipes serão recém-homologados para a 11ª temporada, permitindo que todos os fabricantes e suas equipes possam aperfeiçoar o equipamento para utilizar nos novos carros.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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