ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Hülkenberg deixa a Haas ao final de 2024 e é confirmado como primeiro piloto Audi

Hülk fecha acordo plurianual com a Sauber / Audi e deixa a Haas ao final de 2024

Nesta sexta-feira (26) a Haas confirmou que está será a última temporada de Nico Hülkenberg guiando pela equipe, o piloto alemão deixará o time ao final de 2024, para defender a Audi / Sauber no próximo ano.

A Audi já concluiu a compra das ações da Sauber para ingressar ao grid da categoria em 2026. Hülkenberg, portanto, é o primeiro piloto contratado pela empresa alemã, estabelecendo um acordo plurianual.

Hülkenberg retornou ao grid da categoria de forma efetiva em 2023, após estabelecer um contrato com a equipe norte-americana. O piloto foi escolhido para substituir Mick Schumacher, depois que a contratação do competidor não saiu como o esperado. Na época a equipe que tinha recontratado Kevin Magnussen, optou por ter um segundo piloto experiente no time.

Quando Hülkenberg se juntar a Sauber no próximo ano, começará a defender o time aos seus 37 anos.

“Gostaria de deixar os meus agradecimentos a Nico, por suas contribuições à equipe durante o tempo que esteve aqui conosco. Ele tem sido um grande piloto para a equipe e alguém com quem gostamos muito de trabalhar. A sua experiência e feedback foram inestimáveis para nós em termos de melhoria do nosso desempenho geral, um fato que claramente é evidente tanto em sua performance de classificação como em corrida com o VF-24 esta temporada”, comentou Ayao Komatsu, chefe de equipe da Haas.

“Há muito mais corridas pela frente este ano, por isso, esperamos continuar a se beneficiar com as suas contribuições durante o resto da temporada 2024”, seguiu.

O alemão realizou a sua estreia no grid da Fórmula 1 em 2010, defendendo a Williams. Após uma temporada com o time de Grove, Hülkenberg se tornou piloto reserva da Force India e esperou um ano na geladeira até assumir uma vaga como piloto permanente da equipe em 2012.

No ano seguinte, Hülk seguiu para a Sauber, defendendo a equipe por uma temporada, antes de regressar para a Force India em 2014, permanecendo com o time até 2016. Na sequência, Hülkenberg foi contratado pela Renault, defendendo os franceses entre 2017 e 2019.

O piloto ficou sem contrato para o grid de 2020 e permaneceu de 2021 até 2022 como piloto reserva da Aston Martin. Hülk substituiu Sebasntian Vettel no GP do Bahrein de 2022, quando o tetracampeão de F1 foi diagnosticado com Covid-19 e precisou ser afastado das pistas. O competidor também disputou o GP da Arábia Saudita.

Em 2023 surgiu a oportunidade de Hülk regressar ao grid de forma definitiva, com a vaga que conquistou na Haas, após o time demonstrar estar insatisfeito com a contratação dos jovens pilotos que tinha realizado, desta forma voltaram para a configuração de uma equipe com dois pilotos experientes.

Mesmo assumindo um papel importante neste momento que a Audi está ingressando no grid da categoria, Hülkenberg antes de tudo está retornando à Sauber, equipe que ele defendeu por um ano.

“Estamos satisfeitos em receber Nico de volta aqui em Hinwil a partir de 2025 e competir com ele na Fórmula 1. Com sua velocidade, experiência e comprometimento com o trabalho em equipe, ele será uma parte importante na transformação da nossa equipe e do projeto F1 Audi”, celebrou Andreas Seidl, CEO da Sauber Motorsport AG e também da equipe de fábrica da Audi.

“Desde o início, houve um grande interesse mútuo em construímos juntos algo de longo prazo. Nico é uma personalidade forte e colaborativo, a nível profissional e pessoal, irá ajudar-nos a progredir tanto no desenvolvimento do carro como na construção da equipe”, seguiu.

Foram treze temporadas disputadas na Fórmula 1, participando de mais de 200 corridas. O piloto conta com uma pole no currículo, faturada em 2010 durante o GP do Brasil com a Williams. Embora tenha muita experiência na F1, conquistando 534 pontos em seu tempo na categoria, o alemão não conta com pódios ou vitórias.

“Vou regressar à equipe que trabalhei em 2013 e tenho boas recordações do forte espírito de equipe na Suíça. A perspectiva de competir pela Sauber é algo muito especial. Quando um fabricante alemão entra na Fórmula 1 com tanta determinação, é uma oportunidade única. Representar a equipe de fábrica de uma marca de automóveis com um motor fabricado na Alemanha é uma grande honra para mim”, celebrou Hülkenberg.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo