Este fim de semana na Fórmula 2 foi marcado por vitórias de pilotos que ainda não tinham subido ao lugar mais alto do pódio. No sábado Taylor Barnard recebeu a bandeirada na primeira posição, neste domingo (26) foi a vez de Zak O’Sullivan aproveitar um Virtual Safety Car, ganhando vantagem com isso e faturando a vitória em Monte Carlo.
O piloto da ART Grand Prix que largou ocupando a 15ª posição, esticou ao máximo a sua permanência na pista, parando no melhor momento para substituir os pneus – quando uma neutralização ocorreu, causado por Joshua Dürkesen que ficou parado na pista na penúltima volta. Com a façanha, Zak O’Sullivan retornou ao traçado à frente de Isack Hadjar, o então líder da prova.
Se a corrida do sábado decepcionou um pouco, a prova deste domingo foi sustentada nas estratégias, além da ação do carro de segurança.
Hadjar então celebrou mais um pódio, acompanhado por Paul Aron. O terceiro lugar faturado pelo estoniano, rendeu a oportunidade de sair como o líder do campeonato, faturando 80 pontos. Zane Maloney despencou para a terceira posição do campeonato de pilotos, depois de um fim de semana marcado por um abandono e a conquista de apenas um ponto, desta forma o piloto barbadiano encerra a rodada com 69 pontos, contra 78 de Hadjar.
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Richard Verschoor que faturou a pole na sexta-feira, começou a prova deste domingo ocupando a posição de honra. O piloto da Trident fez uma boa largada, mas não é possível dizer o mesmo de Victor Martins que dividia a primeira fila, o piloto da ART Grand Prix ficou lento e com isso Hadjar e Aron tiveram uma reação melhor e avançaram no grid. Martins, por sua vez, caiu para a décima quarta posição.
Mais atrás, Gabriel Bortoleto, que começou a prova usando os pneus Supermacios, ganhou uma posição, ficando atrás de Oliver Bearman que saltou do décimo segundo lugar, para ocupar a sétima posição.
Na Invicta as coisas não foram tão bem, Kush Maini e Jak Crawford se encontraram na pista e após um toque, ficaram parados na Mirabeau.
Durante a quarta volta, Verschoor começou a ser pressionado por Hadjar, enquanto Paul Aron recuou para a terceira posição. Logo atrás dos pilotos que neste momento duelavam pelo pódio, estava Colapinto que lidava com Kimi Antonelli no duelo pela quarta posição.
Na volta 10, Bortoleto recebia instruções da sua equipe para buscar Bearman e se livrar do piloto da Prema. Foi neste momento que alguns pilotos que usavam os pneus supermacios começaram a se lançar aos boxes para instalar os compostos macios – a corrida teria duração de 42 voltas. Pouco depois, Bearman e Bortoleto, que estavam na mesma estratégia, se lançaram ao pit-lane.
Verschoor tinha estabelecido uma certa distância para Hadjar, mas por um problema no carro, relatado pelo piloto para a sua equipe, viu a vantagem de três segundos se perder. O competidor da Trident fez o possível para ao menos sustentar o ritmo neste duelo.
No meio da corrida as paradas ainda aconteciam nos boxes, por ser realmente uma prova tática. Aron e Antonelli foram chamados aos boxes, o italiano conseguiu ser devolvido para a pista à frente de Bearman, os pilotos se encontraram em pista e ocorreu um duelo interno. O piloto da Ferrari acabou se dando melhor.
Durante a parada de Hadjar e Verschoor, o piloto da Trident conseguiu se manter à frente e era o líder virtual da corrida, aguardando a parada dos outros adversários para retornar à ponta. No entanto, o francês abraçou a oportunidade de ser mais incisivo em pista e tomou a ponta, quando Verschoor mais uma vez enfrentava problemas.
De líder da prova, para o final do grid em pouco tempo. Verschoor ainda foi punido pela direção de prova “por deixar a pista e ganhar uma vantagem”. O piloto foi aos boxes para cumprir a punição e abandonou a prova na sequência.
Hadjar então viu a vitória cair em seu colo. Mais atrás aconteciam alguns outros duelos. Antonelli conseguiu realizar a ultrapassagem em Colapinto e na sequência Bortoleto e Maloney deixaram o piloto da MP Motorsport para trás.
Dürksen que também estava em uma estratégia de permanecer mais tempo na pista, foi aos boxes na volta 40, para na sequência colidir com Maloney. O piloto da AIX Racing ficou parado na pista, enquanto o adversário conseguiu continuar.
Era exatamente o que Zak O’Sullivan precisava para sonhar com a vitória. O Virtual Safety Car surgiu em pista para sinalizar o ocorrido. O piloto da ART Grand Prix fez a sua parada obrigatória e assumiu a liderança. Como foi devolvido à frente de Hadjar na penúltima volta, foi controlando o final da corrida para receber a bandeira quadriculada na ponta.