Nesta segunda-feira (05) em Nova Iorque a Williams apresentou a pintura que será usada no FW46 ao longo da temporada 2024.
O time de Grove segue com Alexander Albon e Logan Sargeant, pilotos que vão representar a equipe ao longo da temporada. O grid da Fórmula 1 não passou por uma reformulação para este ano, portanto é basicamente a continuação do trabalho realizado em 2023.
A Williams volta a aplicar a estratégia de realizar um recorte na sua pintura, deixando uma área em preto para aliviar o peso do carro. A pintura é semelhante a utilizada nas últimas duas temporadas, formada por uma composição de tons de azul,. A escolha para essa temporada é de combinar um azul mais escuro, um trabalho mais fluído, enquanto ainda existe o recorte na pintura na frente do carro para a redução do peso, mas em uma área não muito grande.
Segundo a equipe, a escolha da pintura “liga a herança vencedora de campeonatos da Williams com sua missão de retornar para a frente do grid”.
O carro será apresentado no dia 20 de fevereiro, quando invade a pista do Bahrein para um dia de filmagens e realização do shakedown. A atividade está programada para acontecer um dia antes do início da pré-temporada.
A equipe também aproveitou o momento para revelar os patrocinadores que vão acompanhar a equipe ao longo da temporada. Durante toda a extensão do bólido aparecem alguns nomes, como Komatsu, My Protein, Duracell, Kraken.
A parceria com a Komatsu será de múltiplos anos, a empresa é fabricante de equipamentos para construção, mineração, entre outros. As duas partes já trabalharam juntas em outro momento da Fórmula 1, entre as décadas de 1980 e 1990, quando a Williams conquistou vitórias na categoria e títulos. Também foi a responsável por fornecer a caixa de câmbio para os carros de 1996 e 1997.
Este será o segundo ano de James Vowles à frente da Williams. O trabalho realizado pelo chefe de equipe surtiu efeito ainda em 2023, quando conseguiram terminar o campeonato de construtores ocupando a sétima posição, somando 28 pontos.
“É um marco significativo revelar a pintura de 2024 em um local icónico na cidade de Nova Iorque”, disse Vowles, com o lançamento que foi realizado na loja principal da PUMA na Quinta Avenida.
“Desde que ingressei na Williams, há um ano, vi esta equipe se unir para superar uma série de desafios e conquistar o sétimo lugar no Campeonato de Construtores, o que significou muito para todos os envolvidos. Também mostrámos ao mundo que estamos a construir as bases para avançar”, seguiu.
“Continuaremos a fortalecer a equipe dentro e fora da pista por meio de melhorias em nossa infraestrutura, investindo em nosso pessoal e atraindo novos parceiros fantásticos como a Komatsu.”
“É claro que ainda há um longo caminho a percorrer nesta jornada juntos, mas sei que nossos fãs, parceiros e todos na sede de Grove estão se esforçando para criar uma nova história para este time icônico.”
“Vai levar tempo, mas o apoio de todos é essencial para nos ajudar a alcançar o sucesso nos próximos anos. Estou ansioso para ver o que esta temporada nos reserva.”
History made. History in the making.
Introducing the FW46 livery 💙 pic.twitter.com/hH1SPF3RPY
— Williams Racing (@WilliamsRacing) February 5, 2024
Ao longo da temporada, Alexander Albon foi destaque em várias classificações, mas o ritmo de corrida ainda era um ponto a ser melhorado em diversas etapas. A Williams tem trabalho de forma criteriosa para obter uma performance melhor do seu equipamento e se tornar um time mais competitivo no grid.
Vowles tem melhorado os processos internos, mesmo que o time ainda tenha um déficit para o restante do pelotão, relacionado a estrutura que a Williams conta atualmente. O chefe de equipe tem feito malabarismos para melhorar a eficiência da equipe, com o dinheiro que a Williams conta atualmente.
No entanto, o salto é visível, não apenas na conquista de pontos – em 2022 foram apenas 8 pontos conquistados – mas também na mentalidade da equipe. Vowles que chegou à Williams vindo de um time bem-preparado – a Mercedes – sabe o que funciona e não funciona em uma equipe que está precisando alavancar o seu rendimento. Obviamente a equipe ainda passa por um momento de reestruturação, mas demonstra que pegou o caminho certo.
Logan Sargeant estreou na temporada 2023, mas enfrentou diversos problemas. Erros constantes, uma performance que ainda não acompanha Alexander Albon, mas Vowles optou por dar mais uma chance ao competidor.
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O piloto norte-americano foi tirado às pressas da Fórmula 2 sem a oportunidade de se preparar um pouco mais. A Williams também realizou um trabalho hercúleo para contar com o piloto, providênciando testes ao longo de 2022, precisando formar um substituto para Nicholas Latifi. Após uma temporada bem complicada na Fórmula 1, acreditava-se que Sargeant não permaneceria na categoria, mas o competidor recebeu uma segunda chance, pois a equipe de Grove ainda enxergou algum potencial nele, além de compreender que erros são aceitáveis quando se está lidando com um estreante.
Foi Alexander Albon que segurou a barra ao longo de 2023, fazendo classificações melhores e tendo mais terreno para buscar pontos para a equipe. Albon merece total reconhecimento pelo trabalho realizado, onde obteve sozinho 27 dos 28 pontos conquistados em 2023.
Pelo excelente trabalho realizado, o tailandês tem ficado novamente em evidência na Fórmula 1. Neste ano são esperadas algumas movimentações no grid, com pilotos saindo ou trocando de equipe e o nome de Albon aparece cotado para boas vagas.
Neste ano é esperado que a Williams possa entregar ainda mais e seguir realizando um bom trabalho. Também é esperado que Sargeant possa contribuir mais com a equipe, por correr em mais circuitos que conhece e evitar cometer tantos erros.
Ao longo de 2023 a Williams aproveitou os circuitos que o carro não poderia entregar muito, para coletar dados e compreender melhor o funcionamento do carro. A tendência é que eles possam melhorar o desempenho em mais algumas provas neste ano. A expectativa segue em alta para esse momento que o time pode estar começando a desgrudar do fundo do pelotão.