A Williams abriu nesta segunda-feira (06) uma nova rodada de lançamentos. O time de Grove revelou a pintura que será usada no FW45, carro que será guiado por Alexander Albon e Logan Sargeant durante a temporada 2023. O carro será apresentado no dia 13 de fevereiro, sendo um modelo que comporta a evolução do projeto do FW44.
No ano passado a Williams tinha uma das pinturas mais bonitas do grid, mas conforme as etapas foram acontecendo, a equipe precisou reduzir o peso do carro, desta forma a pintura escolhida para a temporada 2022 foi sofrendo alterações e algumas partes ficaram com a fibra de carbono à mostra.
Neste ano, o time conta com uma pintura semelhante a do ano passado, composta por alguns tons de azul em formatos geométricos, além de uma boa extensão do carro em preto, sendo claramente uma evolução do FW44. A Williams aproveita o lançamento para destacar os seus novos patrocinadores (Stephens, Michelob ULTRA e PureStream) e parceiros que vão acompanhar a equipe neste ano.
Say hello to @WilliamsRacing's FW45 livery for the 2023 season! 👋📸#F1 pic.twitter.com/SAo0DPoQSH
— Formula 1 (@F1) February 6, 2023
O destaque principal do lançamento da Williams, envolve o contrato de patrocínio com a Gulf Oil de multiplos anos. A petrolífera norte-americana retornou à Fórmula 1 em 2020, quando fechou um novo acordo de patrocínio com a McLaren, o que levou ao time inglês utilizar uma pintura especial durante o GP de Mônaco de 2021.
A presença da Gulf na F1 é antiga, a empresa teve uma parceria com a McLaren entre 1968 e 1973, aparecendo como Can-Am em seus carros. A Gulf Oil não tem apenas uma história com a F1, mas também com o mundo do automobilismo, principalmente por conta da sua famosa pintura azul e laranja presente em muitos carros ao longo das décadas. Sempre que a pintura icônica surge, ela faz sucesso com os fãs.
A parceria formada entre Williams e Gulf também será importante para a carreira dos jovens pilotos que compõem a academia do time de Grove, além daqueles atletas que fazem parte da Williams Esports.
The livery for our 2023 challenger. Bring on the season 👊#WeAreWilliams pic.twitter.com/Sy79jtMp9w
— Williams Racing (@WilliamsRacing) February 6, 2023
Em 2023 a Williams contará com um novo chefe de equipe, após a saída de Jost Capito marcando o encerramento de um ciclo de transição – agora a equipe contará com James Vowles para conduzir a Williams ao longo de 2023.
LEIA MAIS: James Vowles é confirmado pela Williams como novo chefe de equipe
O time de Grove deixa claro que o seu objetivo é melhorar o desempenho e ser mais uma vez uma equipe competitiva, mas mesmo com as mudanças de regulamento, a Williams ainda não conseguiu descolar do final do pelotão. Em 2023 o time composto por Alexander Albon e Nicholas Latifi terminou o campeonato na última posição, somando apenas 8 pontos.
Com essa mudança no comando, agora contando com Vowles (ex-Mercedes), a Williams dá mais um passo em seu processo de reestruturação, iniciado após a compra da equipe pela Dorilton Capital.
Uma das apostas para 2023 está na contratação de Logan Sargeant, após um grande esforço por parte de Capito para contar com o piloto norte-americano no time nesta temporada. Sargeant realizou vários testes com a Williams para obter pontos que auxiliariam o piloto na conquista da superlicença, além disso ele terminou o campeonato da Fórmula 2 ocupando a terceira posição. Sargeant pode colaborar com a equipe para a conquista de pontos, depois de mais uma temporada de Nicholas Latifi.
LEIA MAIS: Raio-X temporada 2022: Williams, uma tentativa de ser competitiva
Alexander Albon renovou o seu contrato com a Williams, o tailandês também uma aposta da equipe, principalmente por conta da sua experiência. Será a segunda temporada de Albon defendendo a Williams, o piloto foi escolhido após a saída de George Russell.
A temporada 2022 da Williams não foi tão agradável como era esperado. Acreditava-se incialmente que a equipe poderia explorar um pouco mais o desenvolvimento do seu carro, principalmente contanto com mais horas no túnel de vento. A Williams também foi uma das equipes que estava se preparando para a mudança do regulamento, principalmente depois que Capito promoveu uma reestruturação interna, aplicando de uma melhor forma o dinheiro disponível que a Williams tinha para o desenvolvimento do carro.
LEIA MAIS: Williams confirma a saída de Jost Capito e FX Demaison do time ao final de 2022
A Williams não foi tão competitiva como era esperado, nas disputas do final do pelotão, dava para notar que era um projeto com falhas. O time ainda construiu um carro mais pesado do que era esperado e com isso, passou parte do começo da temporada tentando encontrar formas para reduzir o peso do carro e melhorar a performance.
O time deixa claro em sua apresentação que o modelo que será usado em 2023 será apresentado no dia 13 de fevereiro em uma sessão em Silverstone e o FW45 é uma evolução do modelo usado no ano passado. Além disso, sua aerodinâmica é mais eficiente, quando comparado com o modelo anterior.
Agora compreendo melhor o seu projeto e o que os outros times fizeram para a construção dos seus carros, a Williams talvez possa estar mais competitiva.