Para se ganhar provas importantes, muitas vezes, você precisa estar no lugar certo e na hora certa, mesmo quando às vezes as coisas podem dar errado, quando o dia é de vitória, ninguém te tira o triunfo. Este foi o lema de William Byron, que conquistou sua primeira vitória na Daytona 500, a principal prova da NASCAR Cup Series.
A vitória de Byron veio em situações em que ele mesmo poderia ter se dado mal, mas a sorte estava do seu lado em uma corrida que não teve muitos incidentes, mas com bastante envolvidos. A maior parte do grid, 23 dos 40 pilotos que largaram se envolveram em um big one faltando oito voltas para o fim.
A confusão começou quando Alex Bowman empurrou o companheiro de equipe em demasia e Byron quase perdeu o controle. No entanto, o piloto do Chevrolet Camaro número 24 atingiu Brad Keselowski e este rodou atingindo Joey Logano e iniciando uma reação em cadeia, formando o chamado Big One.
Após a bandeira vermelha ser acionada para limpeza da pista, os pilotos relargaram para as quatro últimas voltas, com Ross Chastain na liderança, acompanhado por Austin Cindric, além de Byron e Bowman, sendo estes os mais sólidos na briga pela vitória.
Byron assumiu a dianteira na penúltima volta, mas sofria a pressão de Cindric e Chastain. Quando a bandeira branca foi acionada, avisando que era última volta, O piloto da Trackhouse tentou uma manobra ousada, mas tocou no carro da Penske e os dois rodaram e acabaram provocando a bandeira amarela, pondo fim à disputa prematuramente.
A vitória em Daytona representa uma redenção para Byron, pois em 2023, o piloto da Hendrick foi o maior vencedor do ano, com sete triunfos e chegou à final com chances de título, mas não conseguiu concretizar a dominância no troféu. Agora, o jovem de 26 anos conquista a prova mais importante do calendário e abre a temporada já garantido nos playoffs no fim do ano.
A próxima etapa da NASCAR Cup Series será no próximo domingo, no rápido circuito oval de Atlanta.
Top-10 da Daytona 500
1 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
2 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
3 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Corey Lajoie (Spire/Chevrolet)
5 – Bubba Wallace (23Xi/Toyota)
6 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)
7 – John Hunter Nemechek (Legacy/Toyota)
8 – Erik Jones (Legacy/Toyota)
9 – Noah Gragson (Stewart-Haas/Ford)
10 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)