ColunistasDestaquesFórmula 2Post

F2 – Martins demonstra bom desempenho na Inglaterra e fatura pole. Fittipaldi é 6º

Martins apresentava um ótimo desempenho desde o começo da classificação e faturou a pole para mais uma etapa da Fórmula 2

A classificação da Fórmula 2 foi realizada nesta sexta-feira (07) e Victor Martins que exibia um grande desempenho desde o início da sessão faturou a pole. O piloto da ART Grand Prix conquista a sua terceira pole na temporada 2023 da Fórmula 2.

Kush Maini ficou atrás do piloto francês, enquanto Ayumu Iwasa foi o terceiro colocado, depois de começar o fim de semana na liderança, obtendo a melhor marca durante o treino livre.

Entre os pilotos que estão disputando o título da temporada mais intensamente, Iwasa foi o competidor que obteve a melhor posição para a largada da Corrida Principal. Enquanto Théo Pourchaire era o oitavo colocado, Frederik Vesti obteve a décima posição. Na corrida Sprint, Vesti terá a oportunidade de começar a prova na liderança, por conta do grid invertido e dividirá a primeira fila com Isack Hadjar.

Enzo Fittipaldi obteve a sexta posição nessa classificação realizada em Silverstone.

A Fórmula 2 retorna neste sábado às 9h15 (pelo horário de Brasília) para a disputa da prova Sprint da Fórmula 2.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2

A classificação da Fórmula 2 começou com certo atraso, mas os pilotos estavam se preparando no pit-lane para a realização da atividade de 30 minutos.

A temperatura na pista estava na casa dos 41°C, com 25°C no ambiente.

Com a pista liberada, rapidamente os competidores foram liberados ao traçado para preparar os seus pneus e buscar as voltas rápidas no circuito. As primeiras marcas passavam de dois minutos, mas não demorou para tempos competitivos aparecerem na tabela de tempos. Iwasa e Leclerc anotaram 1m41s100, mas como o piloto japonês tinha registrado a marca primeiro, estava na frente do companheiro de equipe na tabela de tempos.

Martins saltou para a ponta da tabela de tempos ao anotar 1m40s576, acompanhado por Verschoor que estabeleceu 1m40s733, superando Pourchaire que faturou 1m40s838 com o segundo carro da ART Grand Prix.

Restando 19m43s para o encerramento da atividade, a sessão foi paralisada com uma bandeira vermelha. Amaury Cordeel perdeu o controle do carro na curva Copse (curva 9), destruindo principalmente a parte traseira do carro.

Victor Martins teve a sua volta prejudicada por conta da bandeira vermelha. O piloto da ART estava tentando melhorar a sua marca. Neste momento os dez primeiros eram: Martins, Verschoor, Pourchaire, Hauger, Bearman, Maini, Fittipaldi, Iwasa, Leclerc e Doohan.

Nesta pausa da sessão, após quatro voltas completadas, alguns competidores já estavam investindo na instalação de um novo jogo de pneus macios. A sessão demorou um pouco para ser reestabelecida, por conta da limpeza que era necessária na parte do circuito de Cordeel bateu.

Iwasa retornou aos boxes depois de uma volta lenta no traçado para fazer a troca de pneus. No entanto, uma nova bandeira vermelha provocou a paralisação da classificação restando apenas 11m22s para o encerramento da atividade. A parada foi para que fizessem um ajuste no tempo da sessão, deixando a atividade com pouco mais de 8 minutos para o seu encerramento.

Os pilotos que deixaram os boxes com os pneus macios novos e se preparavam para a volta rápida, foram prejudicados com a escolha da direção de prova de ajustar o cronômetro desta forma. Os pilotos tentavam aproveitar os últimos minutos da classificação para conquistar uma posição melhor para a largada da Corrida Principal.

Leclerc melhorou a sua marca para 1m40s198, mas na sequência Iwasa saltou para a ponta com 1m40s032. No entanto, Martins que estava fazendo uma excelente sessão, anotou 1m39s832 para ocupar a ponta. As marcas foram melhorando, Maini obteve 1m39s945, surgindo na segunda posição, enquanto Doohan era o terceiro colocado com a marca de 1m39s957.

Manuel Correa perdeu o controle do carro, passando pela brita e a grama, mas conseguiu retornar ao traçado. A volta do piloto da Van Amersfoort Racing era muito ruim no traçado.

Com o encerramento da classificação, ficou definido Martins na pole. Fittipaldi faturou o sexto melhor tempo, sendo o último competidor na casa de 1m39s. Após o cronômetro zerado, Iwasa saltou para o terceiro lugar. Pourchaire foi o oitavo colocado, enquanto Vesti apareceu apenas na décima posição, nesse duelo de líderes do Campeonato.

Classificação da Fórmula 2 em Silverstone – Foto: reprodução FIA
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo