Max Verstappen foi punido ao término do GP da Espanha, os dez segundos pelo toque com George Russell, geraram também uma anotação de três pontos na superlicença, deixando o neerlandês mais perto de ser suspenso de uma corrida.
A Red Bull apostou em uma estratégia alternativa, em busca de vencer o GP da Espanha, mas o abandono de Andrea Kimi Antonelli provocou a entrada do Safety Car na pista e a virada da prova. Os pilotos aproveitaram esse momento de neutralização para executar mais uma parada, só que a estratégia da Red Bull foi prejudicada.
Neste momento, a RBR precisou instalar pneus duros no carro de Max, enquanto os adversários ao redor do neerlandês contavam com pneus macios. Na relargada, Verstappen lidou com os ataques de Charles Leclerc e George Russell por conta da diferença dos compostos. Ao perder a posição para o monegasco, Verstappen duelou mais intensamente com o britânico.
Max utilizou a área de escape e voltou à pista à frente da Mercedes, o que levou a Red Bull a ordenar que ele devolvesse a posição. Ao tentar cumprir a instrução, Verstappen reduziu momentaneamente, mas logo em seguida lançou o carro contra Russell na curva seguinte, sem demonstrar intenção de evitar o contato — atitude que gerou questionamentos e análise por parte dos comissários.
Foram emitidos dois documentos pela FIA, sobre esse incidente, o primeiro, onde Verstappen fez a ultrapassagem em Russell pelo traçado auxiliar – o primeiro movimento foi considerado pelos comissários sem a necessidade de uma ação. O outro documento foi referente ao toque que aconteceu entre os competidores logo depois.
“Pelas comunicações de rádio, ficou claro que o piloto do Carro 1 [Verstappen] foi solicitado por sua equipe a “devolver a posição” ao Carro 63 [Russell] pelo que eles perceberam ser uma violação anterior do Carro 1 por sair da pista e ganhar uma vantagem duradoura (na verdade, mas tarde determinados que não tomaríamos nenhuma outra ação em relação àquele incidente).”
“O piloto do Carro 1 esteva claramente insatisfeito com o pedido de sua equipe para a devolver a posição. Na aproximação da Curva 5, o Carro 1 reduziu significativamente sua velocidade, aparentemente permitindo a ultrapassagem do Carro 63. No entanto, após o Carro 63 ultrapassar o Carro 1 na entrada da Curva 5, o Carro 1 acelerou repentinamente e colidiu com o Carro 63.
“A colisão foi, sem dúvida, causada pela ação do Carro 1. Portanto, impusemos uma penalidade de 10 segundos ao Carro 1.”
DOC 40 – Infringement – Car 1 – Causing a Collision (With Car 63 at T5) https://t.co/nVLPv627jK #SpanishGP #F1 #FIA pic.twitter.com/aLhSNyyNaK
— FIA (@fia) June 1, 2025
Acompanhado da penalidade de 10 segundos, foram anotados 3 pontos em sua superlicença, dessa forma o piloto está pendurado até a Áustria e se tomar mais uma anotação na superlicença, pode ficar de fora de uma prova. A pontuação recebida é válida por um período de 12 meses e com a anotação recebida em Barcelona, o competidor já soma 11 pontos.
Dois pontos anotados na superlicença de Verstappen, vão expirar no dia 30 de junho – eles foram adquiridos por conta de uma colisão com Lando Norris no GP da Áustria de 2024. Outros dois pontos só vão inspirar em 27 de outubro de 2025 – que foram concedidos por forçar Norris para fora da pista no GP da Cidade do México.
Para a McLaren, se Verstappen foi excluído de uma prova – sendo o momento mais crítico entre o evento do Canadá e Áustria, pode ajudar muito o duelo que o competidor trava diretamente com Oscar Piastri e Lando Norris pelo título de 2025. Nesta corrida o piloto já perdeu terreno, pois com a punição em tempo recebida, caiu para a décima posição.
O incidente entre Verstappen e Charles Leclerc não gerou nenhuma punição, mas foi investigado no pós-corrida.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.