AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Verstappen é punido após toque com Russell e fica a um passo da suspensão

Max Verstappen atinge 11 pontos na superlicença e se aproxima de gancho de uma prova. Piloto neerlandês vai pendurado para o Canadá

Max Verstappen foi punido ao término do GP da Espanha, os dez segundos pelo toque com George Russell, geraram também uma anotação de três pontos na superlicença, deixando o neerlandês mais perto de ser suspenso de uma corrida.

A Red Bull apostou em uma estratégia alternativa, em busca de vencer o GP da Espanha, mas o abandono de Andrea Kimi Antonelli provocou a entrada do Safety Car na pista e a virada da prova. Os pilotos aproveitaram esse momento de neutralização para executar mais uma parada, só que a estratégia da Red Bull foi prejudicada.

Neste momento, a RBR precisou instalar pneus duros no carro de Max, enquanto os adversários ao redor do neerlandês contavam com pneus macios. Na relargada, Verstappen lidou com os ataques de Charles Leclerc e George Russell por conta da diferença dos compostos. Ao perder a posição para o monegasco, Verstappen duelou mais intensamente com o britânico.

Max utilizou a área de escape e voltou à pista à frente da Mercedes, o que levou a Red Bull a ordenar que ele devolvesse a posição. Ao tentar cumprir a instrução, Verstappen reduziu momentaneamente, mas logo em seguida lançou o carro contra Russell na curva seguinte, sem demonstrar intenção de evitar o contato — atitude que gerou questionamentos e análise por parte dos comissários.

Foram emitidos dois documentos pela FIA, sobre esse incidente, o primeiro, onde Verstappen fez a ultrapassagem em Russell pelo traçado auxiliar – o primeiro movimento foi considerado pelos comissários sem a necessidade de uma ação. O outro documento foi referente ao toque que aconteceu entre os competidores logo depois.

“Pelas comunicações de rádio, ficou claro que o piloto do Carro 1 [Verstappen] foi solicitado por sua equipe a “devolver a posição” ao Carro 63 [Russell] pelo que eles perceberam ser uma violação anterior do Carro 1 por sair da pista e ganhar uma vantagem duradoura (na verdade, mas tarde determinados que não tomaríamos nenhuma outra ação em relação àquele incidente).”

“O piloto do Carro 1 esteva claramente insatisfeito com o pedido de sua equipe para a devolver a posição. Na aproximação da Curva 5, o Carro 1 reduziu significativamente sua velocidade, aparentemente permitindo a ultrapassagem do Carro 63. No entanto, após o Carro 63 ultrapassar o Carro 1 na entrada da Curva 5, o Carro 1 acelerou repentinamente e colidiu com o Carro 63.

“A colisão foi, sem dúvida, causada pela ação do Carro 1. Portanto, impusemos uma penalidade de 10 segundos ao Carro 1.”

Acompanhado da penalidade de 10 segundos, foram anotados 3 pontos em sua superlicença, dessa forma o piloto está pendurado até a Áustria e se tomar mais uma anotação na superlicença, pode ficar de fora de uma prova. A pontuação recebida é válida por um período de 12 meses e com a anotação recebida em Barcelona, o competidor já soma 11 pontos.

Dois pontos anotados na superlicença de Verstappen, vão expirar no dia 30 de junho – eles foram adquiridos por conta de uma colisão com Lando Norris no GP da Áustria de 2024. Outros dois pontos só vão inspirar em 27 de outubro de 2025 – que foram concedidos por forçar Norris para fora da pista no GP da Cidade do México.

Para a McLaren, se Verstappen foi excluído de uma prova – sendo o momento mais crítico entre o evento do Canadá e Áustria, pode ajudar muito o duelo que o competidor trava diretamente com Oscar Piastri e Lando Norris pelo título de 2025. Nesta corrida o piloto já perdeu terreno, pois com a punição em tempo recebida, caiu para a décima posição.

O incidente entre Verstappen e Charles Leclerc não gerou nenhuma punição, mas foi investigado no pós-corrida.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo