AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost

Cassidy domina e-Prix de Xangai e vence Corrida 2 de ponta a ponta

Mesmo com chuva e pista escorregadia, Nick Cassidy encerra rodada dupla na China com grande resultado para a Jaguar

Em uma prova marcada pelo mau tempo e por uma classificação reduzida apenas para a fase de Grupos, o neozelandês Nick Cassidy brilhou sob condições desafiadoras para conquistar uma vitória de ponta a ponta durante o e-Prix de Xangai válido pela 11ª etapa da temporada 2025 da Fórmula E.

A programação do domingo foi toda alterada, por conta da expectativa de tempo ruim. A categoria não deu conta de prosseguir com os duelos mata-mata, tradicionais da sessão classificatória. O grupo A e o B precisou ter os tempos combinados para formar o grid de largada.

Largando da pole após liderar a sessão classificatória prejudicada pela chuva, Cassidy manteve-se firme na liderança durante toda a corrida, mesmo com a pista molhada e escorregadia. A vitória representa a primeira liderada do início ao fim na era GEN3, além de marcar o retorno do piloto da Jaguar ao topo da tabela, depois de um grande jejum.

Atual campeão da categoria, Pascal Wehrlein completou a prova em segundo lugar, após superar seu companheiro de equipe na primeira rodada de ativações do MODO ATAQUE. Apesar de um deslize no início, o alemão manteve-se à frente de Antonio Felix da Costa, que completou o pódio e ajudou a Porsche a sair da China com motivos para comemorar. Após não pontuar na primeira corrida do fim de semana, a equipe alemã capitalizou os erros da Nissan e assumiu a liderança do campeonato por equipes.

Jake Hughes (Maserati) cruzou a linha de chegada em quarto, seguido por Jean-Eric Vergne (DS Penske) em quinto e Nico Mueller (Andretti) em sexto. Stoffel Vandoorne, com o segundo Maserati, conseguiu completar a prova em sétimo mesmo após rodar a poucas voltas do fim. Robin Frijns (Envision), Lucas di Grassi (Lola Yamaha ABT) e o jovem Taylor Barnard (NEOM McLaren) fecharam o top-10.

A chuva constante e a água parada em diversos trechos do circuito dificultaram a vida dos pilotos ao longo da corrida. Entre os que enfrentaram dificuldades estavam campeões como Jake Dennis, Nyck de Vries e o próprio Vandoorne, evidenciando o quanto o traçado chinês se tornou traiçoeiro. Ainda assim, 21 dos 22 carros conseguiram completar a prova.

 

Mesmo com o domínio de Cassidy na etapa, Oliver Rowland deixa a China com uma sólida vantagem de 68 pontos sobre Wehrlein no campeonato de pilotos. Já na disputa entre construtores, a Porsche reassume a ponta, enquanto a Nissan, que teve um fim de semana discreto, lidera a tabela entre os fabricantes.

A Fórmula E retorna no dia 21 de junho, com a 12ª rodada marcada para as ruas de Jacarta, na Indonésia.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo