Em uma prova marcada pelo mau tempo e por uma classificação reduzida apenas para a fase de Grupos, o neozelandês Nick Cassidy brilhou sob condições desafiadoras para conquistar uma vitória de ponta a ponta durante o e-Prix de Xangai válido pela 11ª etapa da temporada 2025 da Fórmula E.
A programação do domingo foi toda alterada, por conta da expectativa de tempo ruim. A categoria não deu conta de prosseguir com os duelos mata-mata, tradicionais da sessão classificatória. O grupo A e o B precisou ter os tempos combinados para formar o grid de largada.
Largando da pole após liderar a sessão classificatória prejudicada pela chuva, Cassidy manteve-se firme na liderança durante toda a corrida, mesmo com a pista molhada e escorregadia. A vitória representa a primeira liderada do início ao fim na era GEN3, além de marcar o retorno do piloto da Jaguar ao topo da tabela, depois de um grande jejum.
Atual campeão da categoria, Pascal Wehrlein completou a prova em segundo lugar, após superar seu companheiro de equipe na primeira rodada de ativações do MODO ATAQUE. Apesar de um deslize no início, o alemão manteve-se à frente de Antonio Felix da Costa, que completou o pódio e ajudou a Porsche a sair da China com motivos para comemorar. Após não pontuar na primeira corrida do fim de semana, a equipe alemã capitalizou os erros da Nissan e assumiu a liderança do campeonato por equipes.
Jake Hughes (Maserati) cruzou a linha de chegada em quarto, seguido por Jean-Eric Vergne (DS Penske) em quinto e Nico Mueller (Andretti) em sexto. Stoffel Vandoorne, com o segundo Maserati, conseguiu completar a prova em sétimo mesmo após rodar a poucas voltas do fim. Robin Frijns (Envision), Lucas di Grassi (Lola Yamaha ABT) e o jovem Taylor Barnard (NEOM McLaren) fecharam o top-10.
How our wet and wild race finished in Shanghai 👀@Hankook_Sport #ShanghaiEPrix pic.twitter.com/BWT2fJ9RPh
— Formula E (@FIAFormulaE) June 1, 2025
A chuva constante e a água parada em diversos trechos do circuito dificultaram a vida dos pilotos ao longo da corrida. Entre os que enfrentaram dificuldades estavam campeões como Jake Dennis, Nyck de Vries e o próprio Vandoorne, evidenciando o quanto o traçado chinês se tornou traiçoeiro. Ainda assim, 21 dos 22 carros conseguiram completar a prova.
Just how slippery was it during the race? Very, very slippery 👀🌧️@Hankook_Sport #ShanghaiEPrix pic.twitter.com/11Kkqsbqfh
— Formula E (@FIAFormulaE) June 1, 2025
Mesmo com o domínio de Cassidy na etapa, Oliver Rowland deixa a China com uma sólida vantagem de 68 pontos sobre Wehrlein no campeonato de pilotos. Já na disputa entre construtores, a Porsche reassume a ponta, enquanto a Nissan, que teve um fim de semana discreto, lidera a tabela entre os fabricantes.
After 11 rounds, here’s how it’s shaping up 👇 @oliverrowland1 leads the way in the Drivers’ Standings, @PorscheFormulaE sit top in the Teams’ title race, and @NISMO are out front in the Manufacturers’ table.@Hankook_Sport #ShanghaiEPrix
— Formula E (@FIAFormulaE) June 1, 2025
A Fórmula E retorna no dia 21 de junho, com a 12ª rodada marcada para as ruas de Jacarta, na Indonésia.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.