AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

McLaren cobre estratégia da Red Bull e fatura dobradinha na Espanha com vitória de Oscar Piastri

Em grande corrida de Piastri, McLaren celebra dobradinha em Barcelona

Oscar Piastri venceu pela sétima vez na carreira, o australiano fez uma corrida segura para faturar o resultado com a McLaren. O pódio duplo, com Lando Norris em segundo, é benéfico para o time, principalmente em um cenário que Max Verstappen terminou a prova da décima posição. Charles Leclerc ainda aproveitou o deslize do adversário, para assumir a terceira posição e celebrar o pódio com a Ferrari.

O australiano precisou confiar na equipe e no seu controle da prova, enquanto a McLaren conseguiu cobrir a escolha da Red Bull, apertando o ritmo com Oscar Piastri e Norris e fazendo as paradas seguintes pouco depois de Verstappen.

As trocas adicionais realizadas por Max, fizeram o piloto contar com o pneu duro para o final da corrida, quando o Safety Car pintou na pista. Por ser um composto de mais difícil aquecimento, Verstappen cometeu um erro na relargada e ficou vulnerável na pista, no momento em que foi surpreendido por Leclerc e perdeu a terceira posição. Para completar a saga do neerlandês na corrida, ele foi punido com dez segundos, por conta da batida que protagonizou com Russell.

George Russell ficou com o quarto lugar, depois de uma corrida movimentada, o resultado também foi faciliado pela Ferrari, depois que erraram com Lewis Hamilton, permitindo que a Mercedes fizesse o undercut no britânico.

A Sauber conseguiu fazer uma corrida excelente com Nico Hülkenberg, permintindo que o alemão terminasse a prova na quinta posição, dando a chance do competidor fazer uma ultrapassagem em Lewis Hamilton no final da corrida.

A prova do heptacampeão mundial, foi um verdadeiro desastre. Primeiramente aconteceu uma inversão de posições entre Leclerc e Hamilton, quando o monegasco fez a aproximação no companheiro de equipe. Depois, a Ferrari optou por fazer a primeira parada de Hamilton, antes que Leclerc, com a desculpa de proteger ele de um undercurt da Mercedes, mas não fez o mesmo na segunda parada. Lewis ficou exposto e perdeu a posição para Russell, o restante da corrida foi uma consequência por conta das escolhas iniciais.

Isack Hadjar ficou com o sétimo lugar, obtendo mais pontos com a Racing Bulls. Pierre Gasly ocupou a oitava posição com a Alpine, enquanto Fernando Alonso conseguiu os seus primeiros dois pontos da temporada com a Aston Martin – se beneficiando da punição para Verstappen.

Agora a Fórmula 1 enfrenta uma pausa de quinze dias até o GP do Canadá.

Saiba como foi o GP da Espanha de 2025

Após se classificar na última posição, a Red Bull optou por fazer a troca da configuração do carro de Yuki Tsunoda, fazendo o piloto iniciar a corrida do pit-lane.

Lance Stroll que tinha obtido a 14ª posição para a largada, sentiu fortes dores na mão e no punho e foi afastado da corrida. Como o canadense já tinha realizado a classificação, o carro não pode ser guiado por outro competidor

Todos os pilotos, com exceção de Tsunoda iniciaram a corrida com os pneus macios (C3), já dando o indício que a corrida será disputada em duas paradas, como aconteceu nos últimos anos.

Oscar Piastri saiu na pole, após fazer uma grande classificação no sábado, superando o companheiro de equipe durante a sua segunda volta rápida. Largada autorizada, Piastri, saltou na ponta, enquanto Norris precisou lidar com Max Verstappen e George Russell, perdendo a segunda posição para o neerlandês. Andrea Kimi Antonelli espalhou na largada e precisou pegar a alça de acesso para retornar para a pista.

Na sequência, Charles Leclerc mergulhou para derrotar Russell e assumir a quinta posição, ficando logo atrás de Lewis Hamilton. Um pouco mais atrás, acontecia um duelo entre Isack Hadjar e Fernando Alonso, mas o espanhol também sofria ataques de Nico Hülkenberg, tentando preservar a décima posição.

Após a largada, Piastri era atacado por Verstappen, enquanto Norris estava há quase dois segundos separado do piloto da Red Bull. Hamilton também não incomodava o piloto da McLanren, pensando nas próximas voltas da prova, para cumprir a plano antes da primeira parada.

No quinto giro, na tentativa de resfriar os pneus, Verstappen abriu mais de 2 segundos para o líder. Leclerc tinha se aproximado de Lewis Hamilton, iniciado as investidas para tentar obter a quarta posição que era do heptacampeão mundial.

Alexander Albon foi aos boxes no sétimo giro, para substituir os pneus e instalar uma nova asa dianteira, a corrida do tailandês foi prejudicada por conta de um toque na largada.

Neste momento, os dez primeiros eram: Piastri, Verstappen, Norris, Hamilton, Leclerc, Russell, Antonelli, Gasly, Hadjar e Hülkenberg. O duelo entre Hamilton e Leclerc continuava acontecendo na pista.

Oliver Bearman e Yuki Tsunoda se lançaram nos boxes, para fazer a primeira parada. Na pista, a Ferrari deu preferência pela inversão de posições entre Hamilton e Leclerc, permitindo que o monegasco assumisse a quarta posição.

Na volta 11, foi a vez de Carlos Sainz também fazer a sua parada, substituindo a asa dianteira, assim como o companheiro de equipe. O próximo piloto que parou nos boxes, foi Pierre Gasly que estava dentro do top-10.

Norris iniciou os ataques em Verstappen e na décima terceira volta, o britânico fez a manobra de ultrapassagem na primeira curva do circuito. Um pouco mais atrás no grid, Liam Lawson atacou Gabriel Bortoleto no final da reta principal, para entrar na zona e pontuação.

Após perder a segunda posição, Verstappen fez a sua primeira parada da corrida na 14ª posição. Na pista, Alonso extravasou os limites de pista na curva 5 por conta de um erro e, ao sujar os pneus na brita, caiu para o 11° lugar.

A Ferrari optou por fazer primeiramente a parada de Hamilton, dando ao britânico um conjunto de pneus médios novos. O piloto britânico retornou para a pista na 9ª posição. No giro seguinte foi a vez de parar Charles Leclerc conseguiu se manter na frente do companheiro de equipe.

Com 20 voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Russell, Antonelli, Hadjar, Leclerc, Hamilton, Gasly, Hülkenberg e Ocon. Neste momento da prova, Hadjar e Bortoleto foram aos boxes, com o brasileiro retornando na última posição, após apresentar um ritmo muito lento em pista.

Na McLaren, a parada de Lando Norris aconteceu na volta 22, mas o piloto foi devolvido na 3ª posição, atrás de Max Verstappen, pois o undercut dos taurinos foi efetivo. No giro seguinte, Oscar Piastri fez a sua parada e com isso perdeu a liderança da prova para Verstappen.

Foi durante o giro 26, enquanto Liam Lawson tentava a ultrapassagem em Alexander Albon, os dois pilotos se tocaram, danificando a asa dianteira usada pelo tailandês – que foi trocada no início da corrida, por conta de outro incidente.

Na volta seguinte, Albon foi chamado aos boxes para abandonar a corrida, pois não seria possível fazer mais uma substituição de asa.

Durante a volta 30, Verstappen foi aos boxes novamente, para então instalar os pneus médios. O neerlandês retornou na quarta posição, sendo pressionado por Lewis Hamilton. Neste momento da prova, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Russell, Antonelli, Hadjar, Hülk e Gasly.

Lawson seguia imprimindo um ritmo forte, tentando avançar no grid. O competidor da Racing Bulls partiu para o duelo com Bearman, enquanto Alonso tentava se aproximar dos novatos para se beneficiar se acontecesse algum incidente.

Ainda na volta 34, Bortoleto conseguiu ganhar a posição de Carlos Sainz, para ocupar o 13° lugar. Na sequência, no giro seguinte, Sainz fez a sua segunda troca de pneus. Entre os ponteiros, Verstappen superou Leclerc para recuperar a terceira posição, descasando a sua escolha dos pilotos da McLaren.

Com 40 voltas, Verstappen buscava Norris, mas a resposta da McLaren foi acelerar. Duas voltas depois, a Ferrari fez a próxima mudança de pneus de Leclerc, com o monegasco ocupando a quinta posição, atrás de Hamilton. A Mercedes respondeu com a troca de pneus de Russell, instalando pneus macios no carro do britânico.

Restando 20 voltas para o final da prova, a Red Bull fez a terceira parada com Tsunoda, para instalar um terceiro jogo de pneus macios, fazendo o possível para colaborar com a corrida Max Verstappen.

No giro seguinte, Hamilton foi chamado para trocar os pneus médios, por compostos macios, perdendo as posições para Russell e Antonelli quando retornou para a pista. Verstappen também saltou para os boxes na volta 48, enquanto a McLaren cobriu a troca da Red Bull na volta seguinte com Norris, para não perder a segunda posição.

No giro 50, Piastri fez a sua substituição de pneus, conseguindo se manter na liderança. Os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Leclerc, Russell, Hamilton, Antonelli, Hadjar, Hülk e Bortoleto. Antonelli fez a sua troca de pneus e foi devolvido atrás de Hamilton, para ocupar o sétimo lugar. O brasileiro era o 10° colocado, mas fez mais uma parada e caiu para a 17ª posição, se afastando substancialmente na zona de pontuação.

Pouco depois, Norris e Verstappen enfrentavam os retardatários, enquanto o piloto da Red Bull rentava recuperar a segunda posição. Bearman e Lawson não abandonaram a sua disputa, mesmo com a aproximação dos líderes. Fernando Alonso aproveitou toda a confusão, para assumir o 12° lugar e deixar Bearman para trás.

No giro 55, Antonelli saiu na curva 10 e provocou a entrada do Safety Car. Neste momento, Piastri, Norris, Verstappen, Leclerc, Russell e Hamilon se lançaram aos boxes. A McLaren optou pelos pneus macios, enquanto o neerlandês era o único de pneus duros entre os líderes.

Enquanto o Safety Car pegava os pilotos na pista, Gasly e Sainz fizeram mais uma troca de pneus. Para dar chance para Hülkenberg faturar pontos com a Sauber, o piloto alemão fez mais uma parada e conseguiu manter a oitava posição.

Os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Leclercl, Russell, Hamilton, Hadjar, Hülkenberg, Gasly e Lawson. O ritmo normal da corrida foi reestabelecido no início da volta 61, com Piastri controlando a relargada para manter a primeira posição. Com um erro de Verstappen por conta dos pneus frios, o neerlandês foi ultrapassado por Leclerc, enquanto Russell atacava o piloto da Red Bull.

Na volta 64, quando era instruído para devolver a posição para Russell, os competidores se tocaram. Com Russell conseguindo obter o quarto lugar, apenas no giro seguinte. Pouco depois, Fernando Alonso superou Bortoleto e Lawson. Hamilton então foi superado por Hülkenberg, perdendo então o sexto lugar para o piloto da Sauber.

Russell e Verstappen ainda se tocaram, quando o piloto da Red Bull resolveu devolver a posição para o adversário. A batida e todo o lance envolvendo os competidores foi anotado pelos comissários.

Piastri cruzou a linha de chegada na primeira posição, acompanhado por Norris e Leclerc. Max Verstappen foi punido na chegada com dez segundos e assim caiu para a 10ª posição, sendo considerado culpado no incidente com Russell.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo