Oscar Piastri venceu pela sétima vez na carreira, o australiano fez uma corrida segura para faturar o resultado com a McLaren. O pódio duplo, com Lando Norris em segundo, é benéfico para o time, principalmente em um cenário que Max Verstappen terminou a prova da décima posição. Charles Leclerc ainda aproveitou o deslize do adversário, para assumir a terceira posição e celebrar o pódio com a Ferrari.
O australiano precisou confiar na equipe e no seu controle da prova, enquanto a McLaren conseguiu cobrir a escolha da Red Bull, apertando o ritmo com Oscar Piastri e Norris e fazendo as paradas seguintes pouco depois de Verstappen.
As trocas adicionais realizadas por Max, fizeram o piloto contar com o pneu duro para o final da corrida, quando o Safety Car pintou na pista. Por ser um composto de mais difícil aquecimento, Verstappen cometeu um erro na relargada e ficou vulnerável na pista, no momento em que foi surpreendido por Leclerc e perdeu a terceira posição. Para completar a saga do neerlandês na corrida, ele foi punido com dez segundos, por conta da batida que protagonizou com Russell.
George Russell ficou com o quarto lugar, depois de uma corrida movimentada, o resultado também foi faciliado pela Ferrari, depois que erraram com Lewis Hamilton, permitindo que a Mercedes fizesse o undercut no britânico.
A Sauber conseguiu fazer uma corrida excelente com Nico Hülkenberg, permintindo que o alemão terminasse a prova na quinta posição, dando a chance do competidor fazer uma ultrapassagem em Lewis Hamilton no final da corrida.
A prova do heptacampeão mundial, foi um verdadeiro desastre. Primeiramente aconteceu uma inversão de posições entre Leclerc e Hamilton, quando o monegasco fez a aproximação no companheiro de equipe. Depois, a Ferrari optou por fazer a primeira parada de Hamilton, antes que Leclerc, com a desculpa de proteger ele de um undercurt da Mercedes, mas não fez o mesmo na segunda parada. Lewis ficou exposto e perdeu a posição para Russell, o restante da corrida foi uma consequência por conta das escolhas iniciais.
Isack Hadjar ficou com o sétimo lugar, obtendo mais pontos com a Racing Bulls. Pierre Gasly ocupou a oitava posição com a Alpine, enquanto Fernando Alonso conseguiu os seus primeiros dois pontos da temporada com a Aston Martin – se beneficiando da punição para Verstappen.
Agora a Fórmula 1 enfrenta uma pausa de quinze dias até o GP do Canadá.
Saiba como foi o GP da Espanha de 2025
Após se classificar na última posição, a Red Bull optou por fazer a troca da configuração do carro de Yuki Tsunoda, fazendo o piloto iniciar a corrida do pit-lane.
Lance Stroll que tinha obtido a 14ª posição para a largada, sentiu fortes dores na mão e no punho e foi afastado da corrida. Como o canadense já tinha realizado a classificação, o carro não pode ser guiado por outro competidor
Todos os pilotos, com exceção de Tsunoda iniciaram a corrida com os pneus macios (C3), já dando o indício que a corrida será disputada em duas paradas, como aconteceu nos últimos anos.
Oscar Piastri saiu na pole, após fazer uma grande classificação no sábado, superando o companheiro de equipe durante a sua segunda volta rápida. Largada autorizada, Piastri, saltou na ponta, enquanto Norris precisou lidar com Max Verstappen e George Russell, perdendo a segunda posição para o neerlandês. Andrea Kimi Antonelli espalhou na largada e precisou pegar a alça de acesso para retornar para a pista.
LAP 1/66
Piastri retains the lead but Verstappen is into second place! 😲
The Ferrari duo battle their way past Russell 💨#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/eY2g6BQbC0
— Formula 1 (@F1) June 1, 2025
Na sequência, Charles Leclerc mergulhou para derrotar Russell e assumir a quinta posição, ficando logo atrás de Lewis Hamilton. Um pouco mais atrás, acontecia um duelo entre Isack Hadjar e Fernando Alonso, mas o espanhol também sofria ataques de Nico Hülkenberg, tentando preservar a décima posição.
Após a largada, Piastri era atacado por Verstappen, enquanto Norris estava há quase dois segundos separado do piloto da Red Bull. Hamilton também não incomodava o piloto da McLanren, pensando nas próximas voltas da prova, para cumprir a plano antes da primeira parada.
No quinto giro, na tentativa de resfriar os pneus, Verstappen abriu mais de 2 segundos para o líder. Leclerc tinha se aproximado de Lewis Hamilton, iniciado as investidas para tentar obter a quarta posição que era do heptacampeão mundial.
Alexander Albon foi aos boxes no sétimo giro, para substituir os pneus e instalar uma nova asa dianteira, a corrida do tailandês foi prejudicada por conta de um toque na largada.
Neste momento, os dez primeiros eram: Piastri, Verstappen, Norris, Hamilton, Leclerc, Russell, Antonelli, Gasly, Hadjar e Hülkenberg. O duelo entre Hamilton e Leclerc continuava acontecendo na pista.
Oliver Bearman e Yuki Tsunoda se lançaram nos boxes, para fazer a primeira parada. Na pista, a Ferrari deu preferência pela inversão de posições entre Hamilton e Leclerc, permitindo que o monegasco assumisse a quarta posição.
LAP 10/66
📻 “Swap positions with Leclerc”
…And Hamilton duly allows the Monegasque through 👌#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/vAPTDszYW9
— Formula 1 (@F1) June 1, 2025
Na volta 11, foi a vez de Carlos Sainz também fazer a sua parada, substituindo a asa dianteira, assim como o companheiro de equipe. O próximo piloto que parou nos boxes, foi Pierre Gasly que estava dentro do top-10.
Norris iniciou os ataques em Verstappen e na décima terceira volta, o britânico fez a manobra de ultrapassagem na primeira curva do circuito. Um pouco mais atrás no grid, Liam Lawson atacou Gabriel Bortoleto no final da reta principal, para entrar na zona e pontuação.
Após perder a segunda posição, Verstappen fez a sua primeira parada da corrida na 14ª posição. Na pista, Alonso extravasou os limites de pista na curva 5 por conta de um erro e, ao sujar os pneus na brita, caiu para o 11° lugar.
LAP 14/66
An unusual error from Alonso who takes the scenic route through the gravel at Turn 5 😬#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/0TZHJSQFRU
— Formula 1 (@F1) June 1, 2025
A Ferrari optou por fazer primeiramente a parada de Hamilton, dando ao britânico um conjunto de pneus médios novos. O piloto britânico retornou para a pista na 9ª posição. No giro seguinte foi a vez de parar Charles Leclerc conseguiu se manter na frente do companheiro de equipe.
Com 20 voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Russell, Antonelli, Hadjar, Leclerc, Hamilton, Gasly, Hülkenberg e Ocon. Neste momento da prova, Hadjar e Bortoleto foram aos boxes, com o brasileiro retornando na última posição, após apresentar um ritmo muito lento em pista.
Na McLaren, a parada de Lando Norris aconteceu na volta 22, mas o piloto foi devolvido na 3ª posição, atrás de Max Verstappen, pois o undercut dos taurinos foi efetivo. No giro seguinte, Oscar Piastri fez a sua parada e com isso perdeu a liderança da prova para Verstappen.
Foi durante o giro 26, enquanto Liam Lawson tentava a ultrapassagem em Alexander Albon, os dois pilotos se tocaram, danificando a asa dianteira usada pelo tailandês – que foi trocada no início da corrida, por conta de outro incidente.
LAP 26/66
Contact between Albon and Lawson! 💥
Debris from the Williams’ front wing endplate flies off the car 😬#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/d99BMlhB0V
— Formula 1 (@F1) June 1, 2025
Na volta seguinte, Albon foi chamado aos boxes para abandonar a corrida, pois não seria possível fazer mais uma substituição de asa.
Durante a volta 30, Verstappen foi aos boxes novamente, para então instalar os pneus médios. O neerlandês retornou na quarta posição, sendo pressionado por Lewis Hamilton. Neste momento da prova, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Russell, Antonelli, Hadjar, Hülk e Gasly.
Lawson seguia imprimindo um ritmo forte, tentando avançar no grid. O competidor da Racing Bulls partiu para o duelo com Bearman, enquanto Alonso tentava se aproximar dos novatos para se beneficiar se acontecesse algum incidente.
Ainda na volta 34, Bortoleto conseguiu ganhar a posição de Carlos Sainz, para ocupar o 13° lugar. Na sequência, no giro seguinte, Sainz fez a sua segunda troca de pneus. Entre os ponteiros, Verstappen superou Leclerc para recuperar a terceira posição, descasando a sua escolha dos pilotos da McLaren.
Com 40 voltas, Verstappen buscava Norris, mas a resposta da McLaren foi acelerar. Duas voltas depois, a Ferrari fez a próxima mudança de pneus de Leclerc, com o monegasco ocupando a quinta posição, atrás de Hamilton. A Mercedes respondeu com a troca de pneus de Russell, instalando pneus macios no carro do britânico.
Restando 20 voltas para o final da prova, a Red Bull fez a terceira parada com Tsunoda, para instalar um terceiro jogo de pneus macios, fazendo o possível para colaborar com a corrida Max Verstappen.
No giro seguinte, Hamilton foi chamado para trocar os pneus médios, por compostos macios, perdendo as posições para Russell e Antonelli quando retornou para a pista. Verstappen também saltou para os boxes na volta 48, enquanto a McLaren cobriu a troca da Red Bull na volta seguinte com Norris, para não perder a segunda posição.
LAP 47/66
A 4.9s stop for Hamilton costs him time! 😢
He emerges in P7 JUST ahead of Hadjar’s Racing Bulls#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/uuDO5RfTVh
— Formula 1 (@F1) June 1, 2025
No giro 50, Piastri fez a sua substituição de pneus, conseguindo se manter na liderança. Os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Leclerc, Russell, Hamilton, Antonelli, Hadjar, Hülk e Bortoleto. Antonelli fez a sua troca de pneus e foi devolvido atrás de Hamilton, para ocupar o sétimo lugar. O brasileiro era o 10° colocado, mas fez mais uma parada e caiu para a 17ª posição, se afastando substancialmente na zona de pontuação.
Pouco depois, Norris e Verstappen enfrentavam os retardatários, enquanto o piloto da Red Bull rentava recuperar a segunda posição. Bearman e Lawson não abandonaram a sua disputa, mesmo com a aproximação dos líderes. Fernando Alonso aproveitou toda a confusão, para assumir o 12° lugar e deixar Bearman para trás.
LAP 52/66
Piastri and Norris have now each stopped for softs, with Verstappen bearing down 👀
But Norris gets slowed in a Lawson and Bearman battle! 😱#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/uwcNLOU8MV
— Formula 1 (@F1) June 1, 2025
No giro 55, Antonelli saiu na curva 10 e provocou a entrada do Safety Car. Neste momento, Piastri, Norris, Verstappen, Leclerc, Russell e Hamilon se lançaram aos boxes. A McLaren optou pelos pneus macios, enquanto o neerlandês era o único de pneus duros entre os líderes.
LAP 56/66
McLaren double-stack Piastri and Norris! Verstappen heads to the pits too 📦
📻 “Why are we on a hard?” Max soon asks his team#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/pMEUR674wV
— Formula 1 (@F1) June 1, 2025
Enquanto o Safety Car pegava os pilotos na pista, Gasly e Sainz fizeram mais uma troca de pneus. Para dar chance para Hülkenberg faturar pontos com a Sauber, o piloto alemão fez mais uma parada e conseguiu manter a oitava posição.
Os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Leclercl, Russell, Hamilton, Hadjar, Hülkenberg, Gasly e Lawson. O ritmo normal da corrida foi reestabelecido no início da volta 61, com Piastri controlando a relargada para manter a primeira posição. Com um erro de Verstappen por conta dos pneus frios, o neerlandês foi ultrapassado por Leclerc, enquanto Russell atacava o piloto da Red Bull.
Na volta 64, quando era instruído para devolver a posição para Russell, os competidores se tocaram. Com Russell conseguindo obter o quarto lugar, apenas no giro seguinte. Pouco depois, Fernando Alonso superou Bortoleto e Lawson. Hamilton então foi superado por Hülkenberg, perdendo então o sexto lugar para o piloto da Sauber.
LAP 65/66
Verstappen and Russell come to blows!! 😱😱
The message from Red Bull to Verstappen: “Can you let Russell through?” 📻#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/4Ng3y0CwxC
— Formula 1 (@F1) June 1, 2025
Russell e Verstappen ainda se tocaram, quando o piloto da Red Bull resolveu devolver a posição para o adversário. A batida e todo o lance envolvendo os competidores foi anotado pelos comissários.
Piastri cruzou a linha de chegada na primeira posição, acompanhado por Norris e Leclerc. Max Verstappen foi punido na chegada com dez segundos e assim caiu para a 10ª posição, sendo considerado culpado no incidente com Russell.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.