O tetracampeão mundial, Max Verstappen tem sido um dos pilotos mais vocais quando se trata de insatisfação com o regulamento atual de motores. As preocupações do competidor se estendem sobre a possibilidade da Fórmula 1 não conseguir implementar as alterações esperadas para 2027.
Para o próximo ano, compreendendo de uma melhor forma as questões relacionadas a bateria, a FIA optou por propor uma mudança que alteraria a importância do moto a combustão e elétrico de 50/50 para 60/40.
Porém, a ideia que anteriormente parecia agradar o grid, mas talvez não seja efetivada para 2027, por conta da falta de apoio. Embora Red Bull e a Mercedes estejam mais interessadas, outros fabricantes de unidade de potencia não apoiam uma grande reformulação para o próximo ano e pedem o adiamento para 2028.
Apesar do pódio no Canadá, Verstappen começou a corrida deste fim de semana largando da 6ª posição. O competidor passou o evento todo reclamando das configurações do carro, mas especialmente da falta de controle do equipamento.
Nos últimos meses, talvez um pouco atrelado ao seu desempenho, Verstappen não tem visto diversão na F1 atual. As provas pautadas na regeneração da bateria, tem contribuído para a insatisfação do competidor.
O período de espera até 2028, para Max se mostra muito longo e o competidor não gostaria de guiar esses carros – da forma que estão – por mais um campeonato.
“Se continuar assim, o ano que vem será longo, o que eu não quero”, disse após a classificação do GP do Canadá. “É simplesmente insuportável para mim continuar assim, mentalmente. De jeito nenhum.”
Questionado se então tiraria um ano sabático, para retornar em 2028, Verstappen foi categórico: “Não. Há muitas outras coisas divertidas por aí.”
Embora saiba que a Fórmula 1 é movida pela política, interesses próprios e negociações, sobre o regulamento de 2027, Verstappen espera que a FIA se mantenha firme e promova as mudanças que são esperadas, apesar de alguns fabricantes não estarem de acordo.
“É claro que algumas pessoas que talvez tenham alguma vantagem neste momento vão tentar dificultar as coisas, mas se a FIA for forte, e também a FOM, eles simplesmente precisam fazer isso.”
“Claro. Concordo. E será melhor para o esporte como um todo.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





