Em Miami, a Ferrari dividiu as estratégias de corrida entre seus dois pilotos, o que gerou um momento de tensão, pois Lewis Hamilton e Charles Leclerc precisaram inverter posições duas vezes.
Como Leclerc avançou para o Q3, o competidor começou a corrida com os pneus médios, enquanto Lewis largou com os duros. A ideia era permanecer com Hamilton mais tempo em pista com aquele jogo de pneus e ele contar com compostos melhores e mais rápidos no trecho final da corrida.
No entanto, Hamilton fez a troca de pneus na volta 28, enquanto Leclerc conseguiu estender a sua permanência na pista até o giro 29, substituindo os compostos em um momento de Virtual Safety Car. Hamilton se aproximou de Leclerc avançando para a oitava posição e foi nesse momento que o competidor precisou solicitar a troca.
A Ferrari levou um tempo para dar a ordem de equipe, pois estavam verificando se Hamilton estava realmente mais rápido que Leclerc – ou esse era um efeito por conta do DRS. No entanto, esse período que Hamilton ficou atrás do companheiro de equipe, danificou o seu composto e prejudicou a performance, dessa forma o inglês não conseguiu se distanciar de Leclerc e sofreu ataques do monegasco poucas voltas depois.
Ao final da prova o chefe de equipe da Ferrari, Frédéric Vassaur foi atrás de Hamilton para discutir o que aconteceu na corrida.
“Minha preocupação não é que ele tenha que falar com a TV. É que precisamos deixar claro entre nós que, nesta situação, ele precisa entender o que eu senti no pit-wall. Ele pode confiar em mim e eu posso confiar nele, e o mesmo vale para Charles.”

O início de temporada turbulento na Ferrari, coloca mais pressão no time, principalmente pela performance prejudicada do carro.
“E quando tenho que tomar uma decisão, estou tomando uma decisão pela Ferrari.”
Hamilton disse: “Fred veio ao meu quarto. Eu apenas coloquei a mão no ombro dele e disse: ‘Cara, se acalme. Não seja tão sensível.'”
“Eu poderia ter dito coisas muito piores no rádio. Você ouve algumas das coisas que outros disseram no passado.
“Parte disso era sarcasmo. Olha, você tem que entender que estamos sob uma pressão enorme dentro do carro. Você nunca vai conseguir as mensagens mais pacíficas no calor da batalha. Está tudo bem.”
Vassou negou que a Ferrari levou muito tempo para tomar uma decisão, alegando que foi cerca de um minuto e meio para entender a situação entre os seus pilotos e liberar a inversão de posição.
“Talvez você possa argumentar no final que teria sido melhor fazer isso diretamente, mas não sabíamos se era o efeito DRS ou não. Tomamos uma decisão difícil porque nunca é fácil pedir para Charles ou Lewis trocarem, mas fizemos isso.”
“É frustrante porque eles têm a sensação de que abriram mão de uma posição. Fizemos isso apenas pelo bem da equipe.”
Ao final da corrida, Leclerc recuperou a sétima posição, por conta da nova inversão de posições, Lewis ficou com o oitavo lugar, mas quase foi ultrapassado por Carlos Sainz nos metros finais, por conta da proximidade do espanhol. O objetivo de ganhar a posição de Kimi Antonelli não surtiu efeito coma estratégia usada pela Ferrari.
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