Yuki Tsunoda tem lutado com o carro da Red Bull e seu rendimento está bem abaixo do esperado. O piloto admitiu que está achando “muito difícil” encontrar quais são os motivos para ter tanta dificuldade com o RB21.
Ser o segundo piloto da RBR nunca foi uma tarefa fácil, mas desde o ano passado, não importa qual piloto seja o companheiro de equipe de Max Verstappen, o rendimento fica extremamente distante do que é entregue pelo neerlandês.
Yuki Tsunoda assumiu o lugar de Liam Lawson no GP do Japão, até o momento o piloto conseguiu pontos apenas em três eventos: Bahrein, Miami e Ímola, mas terminando uma vez em 9° e duas em 10°. Desta forma o companheiro de equipe é o maior responsável por adquirir pontos para a equipe, mas no evento da Áustria eles saíram zerados.
No Red Bull Ring, correndo na casa da sua equipe, novamente Tsunoda não foi bem no Q1, reclamando da falta de aderência, foi apenas o 18° colocado. Depois disso, a corrida foi mais difícil ainda, onde ele recebeu uma punição de 10 segundos – e mais dois pontos, por provocar uma colisão com Franco Colapinto.
Mesmo com os abandonos de Carlos Sainz, Alexander Albon, Verstappen e Andrea Kimi Antonelli, Tsunoda conseguiu apenas a 16ª posição na prova, sem progredir no grid.
A corrida do japonês foi marcada pela falta de ritmo, por conta de pneus que se deterioraram rapidamente e um abismo da performance que ele deveria ter.
Avaliando a corrida do último domingo, Tsunoda disse: “Para ser sincero, a ultrapassagem sobre Franco foi um pouco desnecessária. Eu provavelmente poderia esperar mais uma volta, mas foi uma péssima decisão para mim.”
“Fora isso, o ritmo em si também estava bem ruim – para ser sincero, não sei o que estou fazendo errado. Preciso analisar melhor, mas, para ser sincero, é muito, muito difícil encontrar o motivo do que estou fazendo de tão errado para pilotar tão devagar.”
Tsunoda não tinha respostas concretas sobre o que ocorreu na prova, parte do desempenho pode ter sido comprometido, por conta do incidente com Lance Stroll ou o com Franco Colapinto.
Com o GP da Inglaterra neste próximo fim de semana, são poucos dias para investigar essas questões, mas é necessário analisar o evento. Tsunoda admitiu em uma outra entrevista, que o carro não está ruim nas primeiras voltas, mas o piloto tem sido muito afetado pelo consumo dos pneus.
“O problema que eu sinto, é como se o carro estivesse mastigando os pneus, ou os pneus estivessem derretendo, volta por volta, curva a curva. Não importa o que eu faça, ele derrete a cada volta e perde aderência. Nessa situação é muito difícil manter o ritmo. Estou tentando várias coisas, neste GP. Não está funcionando direito.”
Silvestone já é uma pista abrasiva e deve aumentar o desafio para o competidor. Em várias provas ao longo desse ano é possível observar que Tsunoda tem realizado mais paradas para concluir a corrida, algo que também dificulta os resultados, principalmente quando faz algo que o restante do grid não está acompanhando.
“Vou analisar mais. Só preciso investigar mais, e se eu puder fazer algo diferente no estilo de pilotagem ou se eu puder aproveitar algo que o Max está fazendo de forma diferente em relação a mim, seja lá o que for, vou tentar e continuar melhorando.”
O processo da Red Bull não tem sido tão fácil, pois mesmo Max Verstappen tem reclamado constantemente do desempenho do carro. O RB21 também está próximo do encerramento do seu ciclo de atualizações, dessa forma, o time só trabalhará nos ajustes, evento após evento.
Nas últimas três corridas a Red Bull somou apenas 19 pontos.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.