O Rally Safari, etapa crucial do Campeonato Mundial de Rally (WRC), está programado para este fim de semana no Quênia. Com a volta da competição ao calendário em 2021, a Toyota Gazoo Racing estabeleceu sua hegemonia na prova, com Sébastien Ogier vencendo duas vezes (2021 e 2023) e Kalle Rovanpera uma vez (2022).
Para a corrida deste fim de semana, a Toyota Gazoo Racing alinhará três carros, com destaque para Elfyn Evans, atual vice-líder do campeonato. Evans estará ao lado de Kalle Rovanpera, atual bicampeão mundial, e Takamoto Katsuta, que ocupa a sétima posição na classificação do Mundial de Rally após duas etapas.
“O Rally Safari é o evento mais desafiador do calendário, e é sempre emocionante competir nele. Tem mais a ver com a aventura do que com a pilotagem, e estou sempre ansioso. Tivemos um bom início de ano com bons pontos nas duas primeiras etapas, mas esta prova pode ser uma loteria. Temos que encontrar o equilíbrio entre velocidade e cuidado com o carro e ver se conseguimos chegar ao final com bons pontos”, comentou Evans.
“É empolgante voltar ao Quênia. Tem sido um rali muito bom para a equipe. A atmosfera lá é ótima. Será interessante ir para lá na época das chuvas. Esperamos que o terreno esteja lamacento e, nos anos anteriores, vimos que um pouco de chuva torna tudo complicado e escorregadio. O desafio será manter um ritmo confiável, ser consistente e não ter problemas”, acrescentou Rovanpera.
O Rally Safari começará já nesta quinta-feira, com as primeiras especiais do final de semana. A programação se estenderá até domingo, quando a etapa queniana do WRC chegará ao fim com os últimos estágios e o Power Stage.