Kimi Raikkonen mostrou mais uma vez a sua velocidade no Bahrein colocando mais uma vez a Ferrari na ponta estabelecendo uma marca bem competitiva, já que registou 1:29:868, colocando o finlandês como favorito a pole-position.
Max Verstappen foi o que mais se aproximou do desempenho obtido pelo primeiro colocado. O holandês conseguiu uma boa volta nos instantes finais, para se manter na segunda posição. Daniel Ricciardo veio logo após o companheiro de equipe, consagrando o bom rendimento dos carros da Red Bull. Já a Mercedes ficou com o quarto lugar com Lewis Hamilton, enquanto Bottas era o sexto. Sebastian Vettel ficou entre a dupla pertencente a equipe alemã.
O grid entre os 10, ainda era composto por Nico Hulkenberg e Carlos Sainz da Renault, Pierre Gasly da Toro Rosso e Fernando Alonso.
Saiba como foi a Terceira Sessão de Treinos Livres
Muito semelhante ao que ocorreu na primeira sessão de treinos livres da sexta-feira, as temperaturas estavam bem elevadas, com o asfalto nos 43°C. As primeiras voltas foram tímidas enquanto alguns pilotos registravam as suas voltas de instalação, mas o primeiro tempo cronometrado só foi aparecer com 20 minutos de sessão já realizado, com Carlos Sainz que tinha 1:33:893. Sebastian Vettel também havia deixado os boxes utilizando os pneus supermacios. Aos poucos outros pilotos foram sendo liberados para seguir a pista, como Bottas, Hamilton e Raikkonen com a mesma configuração de pneus do alemão.
Bottas veio voando baixo já encaixando 1:30:781 em sua primeira volta cronometrada e desta forma passou a assumir a ponta. Por outro lado Vettel era visto se encaminhando para os boxes por conta de uma falha estranha na lateral do carro que o piloto acabou sendo informado.
Na tabela de tempos Hamilton conseguia se encaixar na segunda posição ao registrar 1:30:964, ficando separado de Bottas por apenas 0s183. Raikkonen era o terceiro com Brendon Hartley em quarto. Não demorou para Gasly aparecer no top-5. Mas Sergio Pérez vinha em uma volta limpa e conseguia superar a dupla da Toro Rosso.
Assim que a sessão chegou aos primeiros 30 minutos, as posições eram: Bottas, Hamilton, Raikkonen, Pérez, Hartley, Gasly, Grosjean, Alonso, Ocon e Sainz. Enquanto Vettel, Vandoorne, Ricciardo, Verstappen e Hulkenberg seguiam sem tempo.
Quando Verstappen finalmente foi a pista com cerca de 28 minutos, estava com os pneus médios, mas conseguiu imprimir um ritmo forte, colocando ele na segunda posição com 1:30:924.
Sebastian Vettel também deixou os boxes e no quarto giro dos pneus supermacios o alemão anotou 1:30:719 assumindo a ponta da sessão. Mas não demorou para o companheiro de Vettel passar ao primeiro lugar com 1:29:868, sendo 0s851, mas veloz que o segundo colocado. Desta forma a equipe italiana passou a comandar a sessão, seguidos por Bottas, Verstappen, Hamilton, Ricciardo, Magnussen, Alonso, Sainz e Pérez.
Os minutos finais foram uma tentativa de Hamilton se aproximar os ponteiros, mesmo sabendo da deficiência de potência em seu W09. Hamilton chegou a 1:30:691, cometendo um erro no ultimo setor, mas ainda longe de ameaçar a liderança.
Os pilotos aproveitaram os minutos finais para novas voltas de classificação, até Verstappen conseguir chegar ao segundo lugar, acompanhado pelo companheiro de equipe.
INITIAL CLASSIFICATION (END OF FP3): Raikkonen on top heading into qualifying #BahrainGP 🇧🇭 #F1 #FP3 pic.twitter.com/h2KFBKkLff
— Formula 1 (@F1) April 7, 2018
Foto de capa
FP3 REPORT: Raikkonen keeps the Red Bulls at bay >> https://t.co/4Xpqs6ShCk #BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/CgV1t3kPyA
— Formula 1 (@F1) April 7, 2018