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TL2 Mônaco – Ricciardo consolida Red Bull na liderança com quebra de recorde

Daniel Ricciardo fechou a quinta-feira de treinos livres em Mônaco na frente ao registrar 1:11:841, quebrando o recorde na pista, mesmo que de forma não oficial, ainda. A sessão classificatória realizada no sábado deve ser bem surpreendente tendo em vista as marcas já obtidas.

O australiano da Red Bull chegou a essa marca próximo aos 20 minutos finais da sessão, enquanto ele estava em um programa diferente e podia realizar voltas velozes na pista. Max Verstappen passou a ser o segundo colocado, pois já realizava a simulação de corrida, fechando assim mais uma dobradinha para a equipe austríaca.

Sebastian Vettel ficou com a terceira posição, seguido por Hamilton e Raikkonen que repetiu o quinto lugar da manhã. A Renault voltou a ter um bom desempenho no Principado e Nico Hulkenberg, ficou com o sétimo lugar, já o seu companheiro de equipe finalizou em décimo. Vandoorne era o oitavo e Fernando Alonso ficou com o nono tempo, conseguindo andar mais nesta sessão do que na anterior. Brendon Hartley apareceu liderando a sessão ainda no início do TL2, mas foi o mais rápido com a Toro Rosso, finalizando em décimo primeiro.

A sessão foi acometida por uma bandeira vermelha que durou 14 minutos, por conta de uma tampa de bueiro, nenhum piloto teve o seu carro prejudicado, mas por conta de ser um circuito de rua essas eventualidades são ”comuns’’ de acontecer.

Como é tradição em Mônaco, os eventos ficam destinados a acontecer nesta sexta-feira no Principado. As atividades na pista retornam no sábado, para o terceiro treino livre 7h pelo horário de Brasília. 

lll Saiba como foi o Segundo Treino Livre

Quando as luzes verdes deram início à segunda sessão, Magnussen que quase não treinou no TL1, deixou os boxes utilizando os pneus supermacios, seguido pelo companheiro de equipe que estava com os ultramacios.

Grosjean tinha registrado 1:16:164 e Magnussen 1:19:475, mas pouco tempo depois Leclerc superava o suiço com 1:14:971.

Na volta seguinte Grosjean retornava para a ponta com 1:19:389 e Pérez era o segundo com 1:15:339. Mas Sebastian Vettel que já estava na pista completava a sua volta e tinha 1:14:413 passando a tomar a ponta.

A liderança da sessão novamente era bem disputada, tínhamos vários pilotos na pista que utilizavam os compostos mais velozes da gama fornecida pela Pirelli. Hartley que não havia utilizado os hipermacios no TL1 conseguia superar Vettel com 1:29:494. Gasly, Hulkenberg e Sainz eram mais alguns pilotos que estavam com o pneu de faixa rosa instalado em seu carro.

Sebastian Vettel seguia na pista e alternava voltas velozes com giros mais lentos e superava Hartley, melhorando a sua marca, até atingir 1:13:180. Gasly pulava para a segunda posição com 1:13:410. Raikkonen era o quarto, seguido por Hulkenberg, Sainz, Alonso, Pérez, Leclerc e Grosjean. Quinze minutos da sessão já haviam sido concluídos.

Max Verstappen estava novamente utilizando os ultramacios e quebrava a barreira do 1:12, ao marcar 1:12:468, com Ricciardo parado nos boxes sem tempo registrado.

O holandês conseguia fazer a volta perfeita, marcada por três bons setores, melhorando a sua marca para 1:12:349 e Ricciardo deixava os boxes completando a sua primeira volta. Bottas que era o quinto colocado subia para a terceira posição com 1:13:266, mas pouco depois o australiano da Red Bull melhorava o seu tempo, superando o finlandês com 1:13:200 e Verstappen tinha 1:12:071.

A primeira meia hora de sessão se aproximava da sua conclusão e quando Sebastian Vettel deixou os boxes com os hipermacios para o seu novo stint, uma bandeira vermelha era instaurada na sessão, para um reparo entre as curvas 4 e 5, por conta de uma tampa de bueiro.

Depois de 14 minutos de paralisação, os carros retornavam para a pista e o tráfego era intenso pois quase todos deixaram os boxes ao mesmo tempo, apenas Verstappen, Bottas e Hamilton não saíram. Grande parte dos carros estava com os compostos hipermacios instalados e apenas Alonso e Vandoorne permaneciam com os pneus antigos.

Pérez era o sexto colocado com 1:13:370. Raikkonen saltava para a segunda posição com 1:12:748 e Hulkenberg era o quarto colocado com 1:13:180, seguido por Sainz com 1:13:222.

Ricciardo era o terceiro colocado com 1:12:670 e Vettel passava a ser o segundo com 1:12:458.

Verstappen seguia como líder da sessão e melhorava ainda mais a sua marca com 1:12:035.  Ricciardo disputava o segundo lugar com Sebastian Vettel, o australiano tinha 1:12:419, contra 1:12:413 do alemão. Hamilton ficava com a quarta colocação (1:12:536), enquanto Bottas era nono.

À medida em que o segundo terço da sessão era concluída, os carros se dirigiam para os boxes e a pista passava a ficar vazia com apenas os carros da McLaren e Ericsson da Sauber na pista. Alonso conseguia subir para a nona posição e Vandoorne era o décimo primeiro com 1:13:232.

O espanhol da McLaren seguia escalando o grid aos poucos, ganhando mais uma posição com 1:13:115. Daniel Ricciardo retornava com um novo jogo de ultramacios e passava a ser o segundo colocado com 1:12:053 ficando a 0s018 do companheiro de equipe, enquanto Vandoorne superava Alonso e se tornava o oitavo colocado com 1:13:077, restava pouco mais de 20 minutos para o término da sessão.

Com esse tempo restante e os pneus mais desgastados, os pilotos passaram a realizar a simulação de corrida. Sebastian Vettel cometia um erro e fritava o pneu dianteiro esquerdo. Ricciardo estava em um programa diferente e assumia mais uma vez a ponta dos treinos livres ao registrar 1:11:841 com seis voltas do seu pneu e logo depois se encaminhou para os boxes da equipe. Depois disso as posições permaneceram inalteradas. 

Após o término da sessão cronometrada, os pilotos ainda aproveitaram para treinar a largada em Mônaco.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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