Após a vitória de Lewis Hamilton no GP de Barcelona (Espanha), algumas equipes, como a Mercedes do piloto inglês, trouxeram ‘upgrades’ para os carros, visando melhorias nos bólidos que disputarão a sexta etapa da Formula 1 2018, realizada em Mônaco, ás 10h10 (Brasília) neste domingo (27).
O que teremos de novo nos carros para o GP de Mônaco ?
Depois dos engenheiros virarem noites trabalhando nas fábricas em busca de ‘updates’ para os carros, o ‘teste final’ bate a porta dos times.
lll Confira os ‘principais upgrades’ trazidos nos carros para este final de semana, em Mônaco.
Obs.: esqueça a Williams, que até o momento não parece ter trazido nada ‘relevante’.
lll McLaren
Salvo o talento de Fernando Alonso, a McLaren parece ter tido uma ligeira melhora desde a implementação do novo update aerodinâmico em Barcelona.
Aqui vemos a estreia da T-Wing – em uma posição mais ‘elevada’, ligeiramente curva, com extremidades quase verticais, diferente da testada na China.
A nova ‘mini asa’ tem como função melhorar o fluxo de ar na asa traseira melhorando a estabilidade do bólido.
Um novo ‘nariz/bico’ fez sua estreia na tarde desta quinta-feira (24) na pista de Monte Carlo.
#TechF1 Durante la #FP1 @McLarenF1 ha probado un nuevo cajetín de flaps en el alerón delantero #F1 #MonacoGP #TechF12018 pic.twitter.com/DcY5NVOaGf
— LuisFeF1 (@LuisFeF1) May 24, 2018
Ainda existe uma mudança nas ‘abas’ da asa dianteira.
Todavia, a questão sobre a McLaren não é mais se a equipe inglesa está investindo para melhorar, e sim, se os upgrades são tão bons quanto os rivais.
lll Mercedes
Para o GP de Mônaco, a Mercedes trouxe pequenas mas importantes atualizações.
Os alemães precisam melhorar o arrefecimento do motor, e por isso trouxeram novamente para Mônaco a famosa carenagem “chaminé” que a equipe introduziu na Fórmula 1 em 2017.
Copiando a McLaren, o time alemão introduziu ainda novas aletas na lateral da barriga acima da entrada de arrefecimento do motor.
Tais aletas tem como função direcionar melhor o fluxo de ar que dali passa e termina na asa traseira
Mercedes también monta los generadores de vórtices que estrenaron en el test post Barcelona pic.twitter.com/uAEZsECdZS
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) May 23, 2018
Um pouco também da abertura da parte superior do bólido – visando uma maior refrigeração do carro/motor
Mercedes recupera la apertura en parte superior tapa motor tipo chimenea para aumentar capacidad refrigeración. pic.twitter.com/caRDS5kHFd
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) May 23, 2018
Os alemães também atualizaram seu difusor.
E por ultimo e talvez uma das mais importantes trocas: a asa traseira
A equipe alemã trocou a asa traseira de Baku que tinha curvaturas próximas das beiradas por uma versão de Barcelona, de extremidades retas.
Ainda que o W-09 seja um bom carro, ele enfrenta alguns pequenos problemas nas curvas, até por isso o investimento nestas ‘peças’.
Vale lembrar que mesmo tendo conquistado os últimos quatro títulos de pilotos e construtores da F1, a Mercedes ela tem se mostrado vulnerável em Mônaco.
Em 2017 o time foi derrotado pela Ferrari e por pouco não perdeu pra Red Bull em 2016.
lll Force India
No GP de Mônaco a equipe de Sérgio Pérez carrega consigo modificações que dão margem para se cogitar uma nova suspensão traseira.
Force India también ha modificado el soporte del trapecio superior trasero a la mangueta trasera, para probablemente una nueva configuración de la suspension trasera. pic.twitter.com/gZRh00U86r
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) May 23, 2018
Junto disto vem sua versão da ‘asa em T’, também trazida para Monte Carlo pela McLaren – como visto acima
Detalhe da asa em T e do ponto de encontro da ‘zona central de saída de ar’ – agora mais presa ao chão.
A parte de la nueva ala d T doble, Force India estrena nuevos pontones con zona central d la salida, más hundida. pic.twitter.com/ExCSpb9lMS
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) May 23, 2018
Por aqui vemos uma ‘cópia’ da suspensão da Mercedes, testada após o GP de Barcelona.
Por fim, a equipe inseriu durante os treinos pós-GP de Barcelona, nos sidepods, sensores de ar, para detectar quais os problemas do carro.
A Force India parece enfrentar sérios problemas para encontrar os erros existentes no bólido.
lll Scuderia Ferrari
A “Rossa” procurando uma melhora na visão dos pilotos, levou consigo levou para Mônaco os retrovisores aprovados pela FIA instalados no Halo.
No entanto, o adereço não conta com os Flaps que foram vetados.
Buenas tardes,
Pues ya tenemos al @ScuderiaFerrari con los nuevos espejos en el halo sin la aleta en la parte superior (vía #AMuS) #MonacoGP #F1 #TechF1 pic.twitter.com/oPJxHcGdfh— LuisFeF1 (@LuisFeF1) May 23, 2018
Conforme o regulamento de 2018, as equipes devem fixar os espelhos de forma segura no carro para reduzir as vibrações e melhorar ainda mais a visibilidade.
Ademais, asa superior fornece o suporte necessário – mesmo que a montagem inferior tenha sido feita intencionalmente fraca
Bem como em Barcelona, os italianos também levaram para este final de semana “dois” tipos de assoalhos:
- o convencional “plano” (utilizado até Baku);
- e o que contém as atualizações testadas em Barcelona (abaixo);
Com a finalidade de terminar com os sérios problemas de rápido desgaste de pneus, o SF71-H traz a asa testada no pós-GP da Espanha, no ultimo dia 15.
Afim de proporcionar menor desgaste dos pneus está a nova medida aerodinâmica.
Como ultimo upgrade, o time de Sebástian Vettel traz uma nova suspensão.
Depois que falamos do sofrimento dos pneus, vemos aqui outro fator responsável por tal calamidade ferrarista.
Tais mudanças feitas na suspensão traseira para o Grande Prêmio da Espanha podem ter tido um efeito colateral que prejudicou o gerenciamento de pneus do carro.
Como forma de tentar ‘concertar a cagada’, a Ferrari tenta agora uma ‘reforma na suspensão’.
Do mesmo modo, a suspensão teria agora uma transição muito mais agressiva – permitindo uma superfície mais larga e plana e consequente melhora aerodinâmica.
Ademais seja melhor para o downforce, esta ainda pode contribuir para o superaquecimento dos pneus.
lll Red Bull
Certamente a moral da “RBR” mudou desde a vitória com “V maiúsculo” de Dani Ricciardo na China.
De fato, os ‘touros loucos’ chegam para o GP de Mônaco com um carro promissor.
Afim de trazer estabilidade no ‘circuito fechado’, o time traz uma nova carga em sua asa traseira – com um V invertido em seu plano central.
Nueva ala trasera d alta carga para Red Bull con V invertida en plano central y flap superior con corte acenturado. También presenta nueva ala d T baja en la tapa motor y aleta y100 fijada al soporte del ala posterior. pic.twitter.com/IWLfaYoeja
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) May 23, 2018
Numa ‘volta ao que deu certo’, a Red Bull traz consigo uma asa dianteira inspirada na bem sucedida do RB-12 (2016).
Compare com a versão levada para Mônaco.
Sem dúvida a equipe procura uma nova versão dos sidepods, como o testado em Barcelona.
Reprodução: (Foto: Internet)
O setup do RB14, ajustado para ‘alto downforce’ – junto a nova asa T.
Tal medida serve para estabilizar o carro durante o estreito circuito de Mônaco.
Os demais times levaram novas suspensões traseiras e carenagens do motor – visando a melhoria do arrefecimento da unidade de potência.
lll HaasF1
A equipe HaasF1 levou uma nova asa dianteira que melhora a estabilidade da frente do carro.
lll STR
A Toro Rosso trouxe uma nova versão do assoalho, com mudanças nas fendas do tipo “guelra” de peixe.
lll Renault
Os franceses da Renault carregam suas esperanças em um novo fundo do assoalho, com um corte longitudinal maior.
#TechF1 Nuevo fondo plano para el @RenaultSportF1 R.S.18 en #MonacoGP. Corte longitudinal mucho más largo. #F1 #TechF12018
De momento solo en el monoplaza de @HulkHulkenberg pic.twitter.com/Q0QzGucuML— LuisFeF1 (@LuisFeF1) May 24, 2018
Em resumo, a parte dianteira do assoalho, o RS18 não tem mais ‘cortes’ em seu solo.
#TechF1 Con esta actualización la parte delantera del fondo plano del @RenaultSportF1 pasa de tener 2 cortes (amarillo y rojo) a uno solo de mayor tamaño (verde) #MonacoGP #F1 #TechF12018 pic.twitter.com/3PtIce7ST5
— LuisFeF1 (@LuisFeF1) May 24, 2018
lll Sauber
Por fim, a Sauber é a ultima equipe a tentar algo diferente em Mônaco – com o ‘boomerang’, utilizado por outras equipes, em cima do bargeboard.
#TechF1 Sauber introduce la aleta “boomerang por encima del bargeboard #MonacoGP #F1 pic.twitter.com/nswMtdhv1f
— LuisFeF1 (@LuisFeF1) May 24, 2018
Por fim, o time trará consigo a ‘saída de motor assimétrica’ (V4)
#TechF1 En el pasado #SpanishGP @SauberF1Team estrenó cubierta motor asimétrica (V4) más cerrada que la utilizada en Baréin también con la salida del pontón derecho más grande (V3) #F1 #TechF12018 pic.twitter.com/K2FSqjflz9
— LuisFeF1 (@LuisFeF1) May 21, 2018
Fique ligado no Tech Insight e entenda as mudanças feitas pelas equipes nos carros da Formula 1 2018.