ColunistasFórmula 1

TL1 Bahrein – Ricciardo bate Mercedes e Ferrari para colocar Red Bull na liderança

No início das atividades para a segunda prova do ano, Daniel Ricciardo surpreendeu a todos, ao colocar a Red Bull na liderança durante o primeiro treino livre. O australiano utilizou os pneus macios na segunda parte da sessão para conseguir obter a marca de 1:31:060, conseguindo superar Valtteri Bottas com a Mercedes por 0s304. Logo depois vinha outro finlandês, Kimi Raikkonen pela Ferrari.

Sebastian Vettel que é o atual líder do campeonato, ficou apenas na quarta posição e fez o uso da última parte da sessão para investir na simulação de corrida. Lewis Hamilton também não andou forte no fim, já que havia cometido um erro quando estava com pouco combustível com os jogos de macios instalados em seu carro.

Romain Grosjean segurando a Haas como quarta força, ocupou a sexta posição, no entanto o francês investiu no uso dos compostos macios e supermacios. Pierre Gasly vinha logo depois com a Toro Rosso, seguido por Carlos Sainz da Renault, se mantendo na frente de Kevin Magnussen, também da Haas. Nico Hulkenberg fechava o top-10.

Saiba como foi o Primeiro Treino Livre no Bahrein

As temperaturas estavam elevadas em Sakir, com o asfalto chegando aos 40°C. Max Verstappen e Charles Leclerc foram os primeiros a deixar os boxes utilizando os pneus médios. Aos poucos outros pilotos passaram a ocupar a pista. Apenas Kevin Magnussen seguia para a volta de instalação com os pneus macios.

A McLaren e Foce India eram vistas com o flow-vis espalhado pela lateral e assoalho do caro, para identificar o comportamento do vento em seus compostos aerodinâmicos.

Não demorou muito para o primeiro piloto aparecer com problemas, Max Verstappen era visto encostando o carro com problemas mecânicos, mas tempos depois a equipe identificava um problema eletrônico no RB14. O holandês tentou empurrar o carro para os boxes, uma bandeira amarela fora instaurada, a remoção do carro aconteceu e os mecânicos passaram a trabalhar.

Passados 15 minutos de sessão, os primeiros tempos começaram a aparecer. Esteban Ocon registrava 1:35:687, seguido por Pérez que tinha 1:35:968. A dupla investia nos pneus supermacios. A cada giro os pilotos melhoravam e logo o francês tinha 1:35:210, mas foi superado pelo mexicano que tinha 1:35:191 e Daniel Ricciardo com 1:35:204, marca está registrada com os pneus médios.

O australiano não fez cerimonia e logo encaixou 1:34:333, enquanto Kimi Raikkonen também calçado por compostos médios concluía a sua primeira volta cronometrada na pista e passava a ponta da tabela ao registrar 1:33:770.

Os carros da Mercedes, realizavam um teste diferente e foram para a pista com os macios instalados. Como era esperado do composto que é mais veloz que os médios que estavam sendo utilizados pelos rivais Bottas conseguiu subir a ponta ao registrar 1:33:235, colocando 0s535 no segundo colocado que era Kimi Raikkonen. Vandoorne surpreendia colocando a McLaren em terceiro com 1:33:813 enquanto Fernando Alonso era o sétimo colocado, utilizando os supermacios, enquanto o belga estava com os macios. Uma bandeira amarela era acionada com a aproximação da conclusão da primeira meia hora, por conta de Stroll que rodava e pouco tempo depois Leclerc cometia um erro no mesmo ponto da pista entre a curva 7 e 8.

Passados os primeiros 30 minutos, as posições eram: Bottas, Raikkonen, Vandoorne, Vettel, Grosjean, Ricciardo, Alonso, Ocon, Stroll e Magnussen.

Lewis Hamilton era visto finalmente deixando os boxes e em sua primeira volta cronometrada, já passava a liderança da tabela ao registrar 1:33:041. Com o andamento da sessão o inglês foi visto melhorando para 1:32:532, batendo mais uma vez a marca do companheiro de equipe que tinha 1:33:008. Stoffel Vandoorne voltava ao terceiro lugar (1:33:647) contra o 1:33:770 de Kimi Raikkonen.

Depois da pausa nos 40 minutos para devolver o primeiro composto utilizado para a Pirelli, Alonso foi o primeiro a quebrar o silêncio da pista e em seu novo stint utilizava mais um jogo de supermacios e ao registrar 1:33:223 passava a terceira posição. Magnussen que tamém hvia deixado os boxes, obtinha um resultado melhor que o apresentado pelo inglês e era visto na segunda posição com a Haas.

Mas o dinamarquês não foi o único a chamar a atenção, até porque o francês também da Haas conseguiu saltar para o primeiro lugar com 1:32:516. Os pilotos partiram para mais um stint de voltas rápidas até Ricciardo assumir a ponta com 1:31:060 e depois deram chance para as voltas em ritmo de corrida.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading