Nesta quarta-feira (14) a Mercedes revelou o W15, carro que será guiado por Lewis Hamilton e George Russell ao longo da temporada 2024.
O equipamento chega para marcar um novo período da equipe, principalmente após os erros que foram cometidos após a introdução dos novos regulamentos. Em 2023 a Mercedes ainda apostou no conceito do zeropod, que acabou atrasando a equipe e ao longo do campeonato precisaram realizar uma mudança brusca em seu projeto.
O time alemão ainda é conhecido por flechas de prata e resolveram resgatar isso na pintura de 2024. A parte frontal do carro é prata, acompanhado pelas linhas da Petronas. Todo o restante do carro é dominado pelo preto, com isso a Mercedes pode trabalhar apenas com parte do carro pintado, deixando a fibra de carbono exposta para a redução do peso. São basicamente dois carros em um. As estrelas da Mercedes dominam a parte traseira do carro na tampa do motor.
A escolha é pensada principalmente na redução do peso do equipamento, algo que eles resgataram em 2023, após disputar a temporada de 2022 com um modelo prateado. Novamente as cores dos seus patrocinadores é trabalhada de forma sutil no livery, contribuindo para um design fluído no equipamento. O Santo Antônio ainda é da INEOS, enquanto o verde da Petronas está presente por meio de uma faixa.
“O desempenho sempre esteve em nossas mentes com a pintura preta no ano passado”, explicou Toto. “O peso é um fator crucial nesta atual geração de carros. Sabíamos que, assim que estivéssemos em condições de o fazer, traríamos de volta o Mercedes prateado para acompanhar o preto que se tornou um pilar da identidade da nossa equipe. A pintura reflete verdadeiramente quem somos como equipe, com as cores distintas da INEOS e da Petronas proporcionando destaques importantes”, afirmou Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes.
Para a temporada 2024 o time optou por um design diferente dos números dos seus pilotos.
A Mercedes encerrou o último campeonato ocupando a posição de vice-campeão, mas o time não esteve de fato brigando com a Red Bull. A disputa do time alemão ao longo de todo 2023 foi travada com Ferrari, McLaren e Aston Martin. A Mercedes ainda teve um bônus após a Ferrari demonstrar completo desinteresse em ser coroada a vice-campeã em 2023.
Foram 409 pontos conquistados pela Mercedes, uma diferença de três pontos para a Ferrari, enquanto a Red Bull faturou 860 pontos.
A Mercedes insistiu no conceito do zeropod para 2023, apostando em uma ideia apenas por ter faturado a vitória no GP de São Paulo de 2022. Com os dados obtidos por meio do túnel de vento e CFD, a Mercedes acreditou que ainda era possível explorar o conceito, que eles estavam no caminho certo, mas provou ser um completo desastre. O time precisou tomar uma medida drástica, implementando um pacote de atualizações que fosse capaz de levar a Mercedes para a direção que as outras equipes estavam mostrando ser a escolha correta.
“Sabemos que temos uma montanha para escalar para lutar na frente. Não há milagres neste esporte”, comentou Toto Wolff. “Mas a nossa ambição e determinação são fortes. Desde que traçamos este novo rumo, o desenvolvimento progrediu bem. Tínhamos vários itens em nossa lista de prioridades para este carro. Em breve veremos se demos o passo que pretendíamos.”
Em um ano que apenas a Red Bull dominou, a Ferrari foi a única equipe diferente a faturar uma vitória derrotando os austríacos, desta forma, Lewis Hamilton e George Russell não chegaram a ver o lugar mais alto do pódio. No entanto, ao longo de 2023 a dupla faturou oito pódios.
Lewis Hamilton pode ter uma temporada um pouco melhor, não precisando mais se preocupar com a quantidade de testes que eram desempenhadas pela Mercedes para obter dados do projeto. O inglês que conhece os caminhos da Hungria com maestria faturou uma pole no campeonato. Ainda foi uma temporada complicada, marcada por erros estratégicos da Mercedes, com o time não conseguindo trabalhar sob pressão.
Antes do início da temporada 2024, a Ferrari e Lewis Hamilton anunciaram que vão trabalhar juntos em 2025, fazendo com que esse campeonato seja o último do inglês com a Mercedes. Infelizmente o time alemão não chegou a um acordo com Hamilton, o piloto optou por acionar a cláusula que permitia romper o contrato ao final de 2024. Após os últimos relatos desta separação, ficou claro que a Mercedes esperava uma aposentadoria de Hamilton, enquanto o inglês ainda está disposto a buscar mais resultados na categoria.
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George Russell foi muito afobado ao longo de 2023, resultando em diversos erros do competidor, em especial durante a segunda metade da temporada. O competidor perdeu um pódio garantido em Singapura, após bater na barreira de contenção enquanto perseguia Sainz e Norris.
O britânico segue com a equipe, buscando uma performance melhor em 2024. Enquanto Lewis Hamilton finalizou a temporada passada ocupando a terceira posição, logo atrás de Max Verstappen e Sergio Pérez, Russell foi apenas o oitavo colocado.
No próximo ano Russell estará à frente da Mercedes, sem contar mais um Hamilton ao seu lado. O piloto ainda não sabe quem será o seu companheiro de equipe, mas estão decidindo para realizar a melhor escolha, pensando também nos novos regulamentos que estão por vir.
A Mercedes espera ter construído um bom equipamento para 2024, dando chances palpáveis do time brigar por pódios mais realistas e talvez faturar algumas vitórias com Hamilton antes que ele se despeça da equipe. No entanto, a luta do time também é para mostrar que pode fazer um carro competitivo, mesmo após os últimos erros que foram cometidos, superando as últimas duas temporadas.