Fórmula 4 Brasil
Tendência

Temporada 2024 da F4 Brasil: mais etapas e corridas com duração ampliada

A F4 Brasil Certificado pela FIA se prepara para sua terceira temporada com mudanças significativas que prometem elevar o nível da competição.

A terceira temporada da F4 Brasil Certificado pela FIA está prestes a começar, trazendo consigo uma série de inovações que prometem agitar o mundo do automobilismo nacional. Entre os dias 22 e 24 de março, o Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, será o palco para o início deste novo ciclo, que promete mais emoção, desafios e aprendizado tanto para os pilotos quanto para os fãs do esporte.

Pela primeira vez desde sua criação, o calendário da F4 Brasil contará com oito etapas, incluindo uma inédita jornada internacional na Argentina, programada para outubro. Além disso, uma das mudanças mais significativas para 2024 é a ampliação da duração das corridas, oferecendo aos jovens pilotos uma experiência ainda mais robusta ao volante.

Mais Quilômetros, Mais Aprendizado

Com o acréscimo no número de etapas, o total de corridas em 2024 subirá para 24, oferecendo aos competidores uma extensão considerável em tempo de pista. Até o ano anterior, a F4 Brasil seguia um formato onde as corridas mais longas tinham duração de 25 minutos, enquanto as mais curtas duravam 18 minutos. Para esta temporada, o tempo de corrida foi estendido: as provas 1 e 3 agora terão 30 minutos, enquanto a segunda prova terá 20 minutos.

Isso significa que cada competidor terá aproximadamente dez horas de corrida ao longo da temporada 2024, um ganho significativo em relação às edições anteriores e fundamental para o desenvolvimento dos jovens talentos do automobilismo sul-americano.

Formato de Fim de Semana Mantido

O formato dos finais de semana de corrida permanecerá o mesmo para 2024. Sempre às sextas-feiras, serão realizados dois treinos livres de 40 minutos cada, seguidos pela sessão classificatória de 20 minutos, que determinará o grid de largada das corridas 1 e 3.

Para a primeira corrida do dia, o grid será definido pela segunda volta de cada piloto na classificação, enquanto para a terceira corrida, o melhor tempo de cada competidor será considerado para o alinhamento. O grid da segunda corrida será determinado pela ordem de chegada da primeira prova, com inversão dos oito primeiros colocados.

Expansão do Calendário

A temporada 2024 prevê a visita a seis circuitos diferentes, algo inédito na história da F4 Brasil. A inclusão mais notável será a etapa na Argentina, marcada para os dias 5 e 6 de outubro. A abertura do campeonato acontecerá no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, que também sediará a terceira etapa em junho.

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, será o principal palco do campeonato, recebendo três etapas do calendário: entre 20 e 21 de abril, nos dias 2 e 3 de novembro como preliminar da Fórmula 1, e encerrando a temporada nos dias 14 e 15 de dezembro.

Além disso, o campeonato passará pelo Planalto Central, com Goiânia recebendo uma etapa em julho e Brasília encerrando a temporada em novembro. A inclusão desses circuitos promete aumentar ainda mais o nível de competição e oferecer novos desafios aos pilotos.

BRB Fórmula 4 Brasil, temporada 2024
Formato da competição
Oito etapas
24 corridas
16 provas de 30 minutos
8 provas de 20 minutos
Mais de dez horas apenas de corridas

Cronograma da etapa
Sexta-feira
Treino livre 1, 40 minutos
Treino livre 2, 40 minutos
Classificação, 20 minutos

Sábado
Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
Grid definido pela segunda volta mais rápida da classificação

Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
Grid invertido em relação aos oito primeiros colocados da Corrida 1

Domingo
Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
Grid definido pela volta mais rápida da classificação

Calendário
Etapa / Data / Local
1ª – 24/03 – Velocitta (SP)
2ª – 21/04 – Interlagos (SP)
3ª – 30/06 – Velocitta (SP)
4ª – 28/07 – Goiânia (GO)
5ª – 06/10 – Argentina
6ª – 03/11 – Interlagos (SP)
7ª – 24/11 – Brasília (DF)
8ª – 15/12 – Interlagos (SP)

Créditos da foto: Victor Eleutério/Vicar

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo