O automobilismo brasileiro vive um momento especial no cenário feminino. Com um número recorde de competidoras confirmadas em campeonatos internacionais e nacionais, a temporada de 2025 marca uma nova era para as mulheres nas pistas. Entre as protagonistas dessa transformação, estão Maria Nienkötter (TCR South America), Aurélia Nobels e Rafaela Ferreira (F1 Academy), que levarão a bandeira brasileira para o exterior.
Três brasileiras em competições internacionais
Maria Nienkötter, de 18 anos, será a representante do Brasil no TCR South America. No dia 28 de março, em Rosário (Argentina), a catarinense fará seu primeiro treino oficial para a estreia na categoria. A pilota foi escolhida através de um processo seletivo promovido pelo próprio campeonato, em conjunto com a equipe Cobra Racing Team e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Outros dois nomes também se destacam no cenário internacional: Aurélia Nobels e Rafaela Ferreira. Ambas disputarão a F1 Academy, campeonato criado para desenvolver talentos femininos no automobilismo.
Nobels, que faz parte da Ferrari Driver Academy, já tem experiência na categoria, pois disputará pelo segundo ano consecutivo o campeonato. Rafaela Ferreira, por sua vez, chega à competição após ser selecionada pelo programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull Racing, representando a Racing Bulls.
Rafaela e Aurelia se beneficiaram da expansão da Fórmula 4 Brasil para mostrar o seu talento e conseguir oportunidades em outras competições de monopostos.
Presença crescente no Brasil
O crescimento do automobilismo feminino também se reflete nas competições nacionais. Em 2025, quatro dos seis campeonatos organizados pela Vicar contarão com a participação de pilotas, um avanço significativo para a inclusão das mulheres nas pistas.
Na Stock Light, categoria de acesso à Stock Car, Kaká Magno e Bruna Tomaselli estão confirmadas na disputa. No Turismo Nacional, sete mulheres participarão da competição, entre elas Bia Martins, Maria Luiza Bedin, Renata Camargo e Bruna Dias. Já Maria Nienkötter disputará não apenas o TCR South America Banco BRB, mas também o TCR Brasil Banco BRB.
Somando as competidoras nacionais e internacionais, 23 mulheres brasileiras estarão em ação na temporada de 2025, um marco histórico para o esporte a motor no país.
Tradição e inspiração
O histórico do automobilismo brasileiro conta com grandes nomes femininos que abriram caminho para as novas gerações. Regina Calderoni foi pioneira na Stock Car, enquanto Suzane Carvalho marcou a história ao se tornar campeã sul-americana de Fórmula 3, feito reconhecido pelo Guinness Book.
Bia Figueiredo, um dos nomes mais icônicos do automobilismo feminino brasileiro, construiu uma carreira internacional, sendo a primeira mulher do país a disputar as 500 Milhas de Indianápolis. Atualmente, ela segue competindo na Copa Truck, onde se tornou campeã da classe Elite em 2024.
O crescimento do número de mulheres no automobilismo brasileiro é resultado de um esforço coletivo para abrir espaço para novas competidoras. A presença de programas de desenvolvimento, como o F1 Academy e a seletiva do TCR South America, tem proporcionado oportunidades reais para pilotas demonstrarem seu talento.
Com 23 brasileiras confirmadas em diversas categorias, a temporada de 2025 promete ser um divisor de águas para o automobilismo feminino no Brasil, consolidando um futuro mais inclusivo e promissor para as mulheres nas pistas.
BRASILEIRAS NO EXTERIOR
Aurélia Nobels – F1 Academy, equipe Puma
Rafaela Ferreira – F1 Academy, equipe Racing Bulls
Maria Nienkötter – TCR South America Banco BRB, equipe Cobra Racing Team
ALGUMAS BRASILEIRAS EM AÇÃO NO PAÍS
Em ordem alfabética, com indicação da categoria disputada
Bia Martins – Turismo Nacional, equipe GS Sports
Bruna Dias – Turismo Nacional, equipe Porthack
Bruna Tomaselli – Stock Light, equipe SG28 Racing
Cristina Starling (navegadora) – Rally dos Sertões, equipe Can-Am
Elisa Lacerda (navegadora) – Mitsubishi Cup, Spinelli Racing
Helena Deyama – Rally dos Sertões, equipe Can-Am
Joseane Koerich (navegadora) – Rally dos Sertões, X-Rally Team
Kaká Magno – Stock Light, equipe Infinity Competições
Maria Luiza Bedin – Turismo Nacional, equipe GS Sports
Minae Miyauti (navegadora) – Mitsubishi Cup, equipe Accert Competições
Moara Sacilotti – Rally dos Sertões, Kawasaki Racing; South American Rally Race, equipe MSI Motorsport; Mitsubishi Cup, equipe Spinelli Racing
Pâmela Bozanno – Rally dos Sertões, equipe EMS Rally Team
Renata Camargo – Turismo Nacional, equipe Brandão Motorsport
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.