AutomobilismoColunistasDestaquesF1 AcademyPostStock CarStock Car LightStock SeriesTCRTCR South America

Mulheres brasileiras no automobilismo: número recorde em 2025 destaca crescimento e novas oportunidades

Neste ano o Brasil terá três mulheres representando o país em competições internacionais

O automobilismo brasileiro vive um momento especial no cenário feminino. Com um número recorde de competidoras confirmadas em campeonatos internacionais e nacionais, a temporada de 2025 marca uma nova era para as mulheres nas pistas. Entre as protagonistas dessa transformação, estão Maria Nienkötter (TCR South America), Aurélia Nobels e Rafaela Ferreira (F1 Academy), que levarão a bandeira brasileira para o exterior.

Três brasileiras em competições internacionais

Maria Nienkötter, de 18 anos, será a representante do Brasil no TCR South America. No dia 28 de março, em Rosário (Argentina), a catarinense fará seu primeiro treino oficial para a estreia na categoria. A pilota foi escolhida através de um processo seletivo promovido pelo próprio campeonato, em conjunto com a equipe Cobra Racing Team e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Outros dois nomes também se destacam no cenário internacional: Aurélia Nobels e Rafaela Ferreira. Ambas disputarão a F1 Academy, campeonato criado para desenvolver talentos femininos no automobilismo.

Nobels, que faz parte da Ferrari Driver Academy, já tem experiência na categoria, pois disputará pelo segundo ano consecutivo o campeonato. Rafaela Ferreira, por sua vez, chega à competição após ser selecionada pelo programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull Racing, representando a Racing Bulls.

Rafaela e Aurelia se beneficiaram da expansão da Fórmula 4 Brasil para mostrar o seu talento e conseguir oportunidades em outras competições de monopostos.

Presença crescente no Brasil

O crescimento do automobilismo feminino também se reflete nas competições nacionais. Em 2025, quatro dos seis campeonatos organizados pela Vicar contarão com a participação de pilotas, um avanço significativo para a inclusão das mulheres nas pistas.

Na Stock Light, categoria de acesso à Stock Car, Kaká Magno e Bruna Tomaselli estão confirmadas na disputa. No Turismo Nacional, sete mulheres participarão da competição, entre elas Bia Martins, Maria Luiza Bedin, Renata Camargo e Bruna Dias. Já Maria Nienkötter disputará não apenas o TCR South America Banco BRB, mas também o TCR Brasil Banco BRB.

Somando as competidoras nacionais e internacionais, 23 mulheres brasileiras estarão em ação na temporada de 2025, um marco histórico para o esporte a motor no país.

Tradição e inspiração

O histórico do automobilismo brasileiro conta com grandes nomes femininos que abriram caminho para as novas gerações. Regina Calderoni foi pioneira na Stock Car, enquanto Suzane Carvalho marcou a história ao se tornar campeã sul-americana de Fórmula 3, feito reconhecido pelo Guinness Book.

Bia Figueiredo, um dos nomes mais icônicos do automobilismo feminino brasileiro, construiu uma carreira internacional, sendo a primeira mulher do país a disputar as 500 Milhas de Indianápolis. Atualmente, ela segue competindo na Copa Truck, onde se tornou campeã da classe Elite em 2024.

O crescimento do número de mulheres no automobilismo brasileiro é resultado de um esforço coletivo para abrir espaço para novas competidoras. A presença de programas de desenvolvimento, como o F1 Academy e a seletiva do TCR South America, tem proporcionado oportunidades reais para pilotas demonstrarem seu talento.

Com 23 brasileiras confirmadas em diversas categorias, a temporada de 2025 promete ser um divisor de águas para o automobilismo feminino no Brasil, consolidando um futuro mais inclusivo e promissor para as mulheres nas pistas.

BRASILEIRAS NO EXTERIOR
Aurélia Nobels – F1 Academy, equipe Puma
Rafaela Ferreira – F1 Academy, equipe Racing Bulls
Maria Nienkötter – TCR South America Banco BRB, equipe Cobra Racing Team

ALGUMAS BRASILEIRAS EM AÇÃO NO PAÍS
Em ordem alfabética, com indicação da categoria disputada
Bia Martins – Turismo Nacional, equipe GS Sports
Bruna Dias – Turismo Nacional, equipe Porthack
Bruna Tomaselli – Stock Light, equipe SG28 Racing
Cristina Starling (navegadora) – Rally dos Sertões, equipe Can-Am
Elisa Lacerda (navegadora) – Mitsubishi Cup, Spinelli Racing
Helena Deyama – Rally dos Sertões, equipe Can-Am
Joseane Koerich (navegadora) – Rally dos Sertões, X-Rally Team
Kaká Magno – Stock Light, equipe Infinity Competições
Maria Luiza Bedin – Turismo Nacional, equipe GS Sports
Minae Miyauti (navegadora) – Mitsubishi Cup, equipe Accert Competições
Moara Sacilotti – Rally dos Sertões, Kawasaki Racing; South American Rally Race, equipe MSI Motorsport; Mitsubishi Cup, equipe Spinelli Racing
Pâmela Bozanno – Rally dos Sertões, equipe EMS Rally Team
Renata Camargo – Turismo Nacional, equipe Brandão Motorsport

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo