Nesta quarta-feira (01) a Fórmula 1 Academy realizou um grande anúncio, Susie Wolff foi nomeada diretora administrativa da categoria. Como ex-pilota e ex-chefe de equipe da Venturi na Fórmula E, Wolff tem vasto conhecimento no automobilismo.
A categoria foi criada para formar jovens pilotas, auxiliando as competidoras em seu desenvolvimento para que possam avançar no automobilismo. Woff foi contratada para aprimorar a estrutura gerencial e oferecer sua visão única.
Em 2016, Susie criou a “Dare to be Different” (Ouse ser diferente), ação destinada a impulsionar o talento das mulheres, inspirando gerações e aumenta a participação feminina em diversos níveis do esporte.
Wolff é escolhida também pela sua experiência no automobilismo, a ex-pilota correu no campeonato alemão de turismo, no DTM, além de atuar como pilota de desenvolvimento da Williams, participando de treinos livres com o time de F1. Nos últimos anos esteve gerenciando a equipe Venturi na Fórmula E como chefe de equipe, até que deixou a competição no ano passado após o time conquistar o vice-campeonato.
Susie encerrou o jejum de mulheres na Fórmula 1, com os testes realizados pela Williams. Em 2014, durante o GP da Inglaterra, foi a primeira vez que Wolff participou de um treino livre na Fórmula 1.
BREAKING: @Susie_Wolff appointed Managing Director of @f1academy
A pioneer both on-track and in management off-track, Wolff will drive forward F1's commitment to maximising opportunities for female drivers in motorsport#F1 #F1Academy pic.twitter.com/XijjZJWkWH
— Formula 1 (@F1) March 1, 2023
Como diretora administrativa da F1 Academy, Wolff se reportará ao presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali. Com o objetivo de promover mais diversidade no automobilismo, Wolff vai liderar o desenvolvimento de talentos femininos no automobilismo, auxiliando as competidoras a trilhar um caminho de sucesso pelas categorias de base que levam até a Fórmula 1.
LEIA MAIS: F1 Academy confirma calendário e formato para as corridas da temporada 2023
O campeonato será comandado por Bruno Michel, que também gerencia a Fórmula 2 e Fórmula 3 da FIA, escolhido para administrar os aspectos operacionais da competição. A competição contará com cinco equipes (ART Grand Prix, Campos Racing, Carlin, MP Motorsport e Prema), 15 pilotas e 21 corridas. Alguns nomes já foram confirmados: a pilota da academia Alpine Abbi Pulling (Carlin), Lena Bühler (ART Grand Prix) da Academia Sauber, Jessica Edgar (Carlin), Bianca Bustamante (Prema), Nerea Martí (Campos), Lola Lovinfosse (Campos Racing) e Carrie Schreiner (Art Grand Prix).
“A F1 Academy apresenta uma oportunidade de promover mudanças genuínas em nossa indústria, criando a melhor estrutura possível para encontrar e cultivar talentos femininos em sua jornada para os níveis de elite do automobilismo, dentro e fora das pistas”, disse Wolff.
“Há muito trabalho a ser feito, mas também há uma clara determinação de fazer isso direito. Ao fazer esse trabalho, acredito que a F1 Academy pode representar algo além das corridas. Ela pode inspirar mulheres ao redor do mundo a seguir seus sonhos e perceber que com talento, paixão e determinação, não há limite para o que elas podem alcançar.”
“Este é também o início de um novo capítulo importante na minha carreira, combinando a experiência que desenvolvi até agora com a minha paixão pela diversidade e empoderamento, por isso gostaria de agradecer ao Stefano por me confiar um papel que significa tanto para mim pessoalmente como profissionalmente.”
“É uma notícia fantástica que Susie Wolff está se juntando à F1 Academy como diretora administrativa. Susie é uma pessoa incrível que entende o que é preciso para alcançar os níveis mais altos do automobilismo, tanto como pilota quanto como chefe de equipe”, afirmou Stefano Domenicali.
“Ela tem uma vasta experiência e conhecimento em primeira mão que serão de grande benefício para todos nós e para as pilotas que estão em sua jornada para progredir na escada do automobilismo. Estamos comprometidos em maximizar as oportunidades em nosso esporte para que todos alcancem seu verdadeiro potencial e realizem seus sonhos e acreditamos que a F1 Academy é uma parte muito importante de nossos planos de ser um esporte mais diversos e inclusivo.”