ColunistasDestaquesFórmula 1Post

F1 Academy confirma calendário e formato para as corridas da temporada 2023

Com 7 eventos e 21 corridas, a F1 Academy confirma calendário para a primeira temporada da categoria 100% feminina. Apenas o evento de encerramento do Campeonato acontecerá com a Fórmula 1

Enquanto a Fórmula 1 está em pista realizando os testes de pré-temporada, a F1 Academy divulgou o calendário para a primeira temporada do campeonato 100% feminino nesta quinta-feira (23). O campeonato contará com sete eventos e três corridas em cada um deles, totalizando vinte e uma provas ao final do ano.

A temporada terá início em na Áustria, no Circuito de Spielberg entre os dias 28 e 29 de abril. Na sequência, entre os dias 5 e 7 de maio, a categoria feminina estará em Valência. Um segundo evento será realizado na Espanha, no Circuito de Barcelona entre os dias 19 e 21 de maio.

A quarta temporada do calendário está programada para acontecer entre os dias 23 e 25 de junho no Circuito de Zandvoort, na Holanda. A categoria ainda realizará uma prova em Monza (07 e 9 de julho) e outra na França, no circuito de Paul Ricard (29 e 30 de julho).

A categoria realizará uma grande pausa até disputar a final nos Estados Unidos, durante a prova que será realizada em Austin programada para os dias 20 e 22 de outubro. Na etapa em Austin a F1 Academy funcionará como evento suporte ao GP dos Estados Unidos de Fórmula 1.

A categoria contará com cinco equipes e quinze pilotas, cada um dos times terá três pilotas para compor o grid do campeonato. O campeonato 100% feminino tem por objetivo auxiliar as mulheres no automobilismo e colaborar para que elas possam desenvolver as suas habilidades técnicas e prepara-las para as outras categorias de automobilismo.

Seis pilotas já foram confirmadas até o momento, são elas: a pilota da academia Alpine Abbi Pulling (Carlin), Lena Bühler (ART Grand Prix) da Academia Sauber, Jessica Edgar (Carlin), Bianca Bustamante (Prema), Nerea Martí (Campos) e Carrie Schreiner (Art Grand Prix).

A F1 Academy aproveitou o momento para divulgar que entre os dias 11 e 12 de abriu as pilotas irão para a pista pela primeira vez no Circuito de Barcelona para a realização de testes. Em outro momento a categoria divulgará mais 13 dias de testes adicionais que vão ocorrer ao longo da temporada.

Formato das corridas

Cada evento contará com duas sessões de treinos livres de 40 minutos, seguidas por duas classificações de 15 minutos cada. A primeira classificação definirá o grid de largada da Corrida 1, enquanto o grid da Corrida 3 será montado a partir do resultado da segunda classificação de 15 minutos. O grid da Corrida 2 será formado pela inversão das oito primeiras pilotas da classificação 1.

A Corrida 1 e 3 terão duração de 30 minutos cada, concedendo 25 pontos para a vencedora, enquanto a corrida dois terá duração de 20 minutos e uma pontuação menor, oferecendo dez pontos para a primeira colocada. Um ponto de volta rápida será concedido para a pilota que terminar a prova entre as dez primeiras posições.

F1 Academy pontuação – Foto: reprodução

“Estou muito feliz em revelar o calendário da temporada inaugural da F1 Academy”, disse Bruno Michel, gerente geral da F1 Academy. “Nosso objetivo era poder correr no maior número possível de pistas  de Fórmula 1, com circuitos que pudessem ser um grande desafio para os pilotos. As equipes conhecem muito bem esses layouts, então poderão ajudar seus jovens talentos a se familiarizarem rapidamente.”

“Havíamos anunciado que a F1 Academy correria ao lado da Fórmula 1 em um evento, então é fantástico fazer parte do pacote F1 Grand Prix em Austin, onde também concluiremos a primeira temporada, diante do paddock da F1 e da multidão.”

“Há uma grande lacuna entre as rodadas 6 e 7, mas isso se deve principalmente ao fato de enviarmos os carros e equipamentos por navio, para economizar custos logísticos”, seguiu.

“Além disso, haverá 15 dias de testes para adicionar ao tempo de pista em 2023, com os dois primeiros dias em Barcelona em 11 e 12 de abril.”

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo