Após Franco Colapinto impressionar na Williams, guiando pela Alpine, o piloto argentino não tem sido o mesmo fenômeno. O início com o time francês não empolgou, pois muitos achavam que o competidor estaria em outra página neste momento do campeonato.
Colapinto chegou na Fórmula 1 para substituir Logan Sargeant na reta final do campeonato. Seu desempenho levantou um ponto de atenção, o argentino mostrou que era rápido, apesar dos erros em São Paulo e Las Vegas.
Flavio Briatore fez questão de levar Colapinto para a Alpine, pois pelo trabalho que foi prestado para a Williams convenceu. Dessa forma, o competidor então foi escolhido para substituir Jack Doohan, mas não tem correspondido com as expectativas depositas. A batida na classificação em Ímola, além de terminar as três provas fora do top-10, marcam esse momento conturbado.
Apesar da pouca experiência na Fórmula 1, o time esperava que ele conseguisse performar melhor do que o piloto que substituiu. Neste meio tempo, enquanto Doohan e Colapinto não conseguem obter bons resultados, Pierre Gasly tem feito o possível para sustentar a equipe, os únicos pontos que a Alpine conta no campeonato até agora foram obtidos pelo francês.
“2025 é um ano que precisamos nos preparar para 2025. Então, qualquer experimento que precisemos fazer, estamos fazendo. Não sei neste momento se Franco irá permanecer na temporada ou não, mas vamos ver”, comentou Flavio Briatore.
A Alpine deve fazer uma reavaliação da situação dos pilotos, durante o GP da Áustria, embora o italiano tenha retrocedido sobre definir prazos para competidor mostrar resultados, tem cobrado de Colapinto velocidade, que ele não bata e que consiga alguns pontos em sua passagem com o time. A posição de Briatore é: “Se Colapinto estiver desempenho [bem], ele guia. Se não estiver, veremos.”
A Alpine ainda mantém Doohan como seu piloto reserva. Porém, ainda é possível a equipe francesa disponibilizar o carro para Paul Aron – que também atua como piloto reserva.
Aron foi o terceiro colocado no campeonato da Fórmula 2 em 2024, atrás apenas de Gabriel Bortoleto e Isack Hadjar – ambos na F1 atualmente. O jovem já realizou um teste com a Alpine A523 em Monza.
O futuro de Colapinto na Fórmula 1 segue completamente indefinido, se não pegar ritmo com o equipamento, pode passar pelo processo de substituição, pois Briatore já garantiu que vai trabalhar com todas as peças disponíveis.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.