ColunistaFórmula 1Post

Silverstone confirma a realização da Sprint Qualifying

O GP da Grã-Bretanha será disputado no formato da Sprint Qualifying, o novo formato que será adotado em três eventos da temporada 2021

O circuito de Silverstone confirmou nesta quarta-feira (28) que será o primeiro evento onde a Fórmula 1 testará o formato da Sprint Qualifying. A prova será a décima etapa do campeonato 2021 e está programada para ser realizada entre os dias 16 e 18 de julho.

Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, a Fórmula 1 disputou duas corridas em Silverstone, o GP da Grã-Bretanha e o GP de 70 anos.

O formato que a categoria está testando para 2021, é pensado para aumentar a ação na pista e engajar o público. A corrida que será realizada no sábado para definir o grid de largada para a prova do domingo corresponde a um terço da distância do GP da Grã-Bretanha.

Após receber a confirmação, Stuart Pringle, diretor executivo de Silverstone disse: “Estamos incrivelmente entusiasmados que os fãs de Silverstone serão os primeiros a experimentar o formato do Sprint Qualifying de Fórmula 1 no Grande Prêmio da Grã-Bretanha deste ano.”

“Há anos que não vemos uma mudança tão grande no cronograma do esporte e agradeço os esforços contínuos feitos pela Fórmula 1 e pela FIA para melhorar o entretenimento na pista, dando aos nossos espectadores ainda mais ansiedade por este evento em julho.”

A corrida que será realizada em Silverstone deve contar com a presença do público, o autódromo informa que os ingressos que foram colocados a venda já estão quase esgotados.

Após a realização da Sprint Qualifying, não haverá uma cerimónia de pódio, está cerimônia será destinada aos três primeiros colocados da corrida de domingo. Contudo, o vencedor receberá um troféu, como aquele que a Pirelli entrega para o piloto que registra a pole. 

Mais dois eventos neste formato acontecerão em 2021, com o GP da Itália, podendo receber este formato, mas a categoria ainda vai confirmar a sua escolha. 

Confira o nosso vídeo explicando o formato do fim de semana com a Sprint Qualifying:

LEIA MAIS: A configuração dos pneus adotada para o fim de semana com a Sprint Qualifying

Fórmula 1 confirma Sprint Qualifying, entenda o novo formato adotado pela categoria

+ Grid invertido é descartado, mas F1 pode apostar em corridas classificatórias no sábado

F1: Equipes demonstram interesse em corridas classificatórias realizadas aos sábados

Ferrari demonstra apoio as corridas curtas para a definição do grid de domingo

*Matéria publicada no dia 28 de abril, atualizada no dia 14 de maio. 

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados