Situado na região da Toscana, cerca de 36 km da cidade de Florença, o circuito de Mugello ganhou uma oportunidade única durante a pandemia de covid-19: receber a F1.
No entanto, o circuito atual não é o Mugello original. O primeiro circuito tinha 66 quilômetros e usava as estradas no interior da Toscana, começando em Scarperia, passando por Firenzuola, Futa Pass e voltando para San Piero e Scarperia.
A primeira corrida foi disputada no dia 21 de junho de 1914 e foi vencida por Eugenio Silvani. Logo a corrida ganhou importância e grandes nomes italianos participaram de corrida na nova pista, incluindo nomes como Giuseppe Campari, Alfieri Maserati, Enzo Ferrari e Emilio Materassi, que venceu três vezes a corrida Circuito del Mugello.
A criação da corrida Mille Miglia, em 1927, acabou ofuscando a importância de Mugello, que hospedou sua última corrida em 1929. O circuito ainda recebeu uma corrida de carros esportivos em 1955, em uma pista reduzida, mas foi somente em 1964 que a corrida em Mugello voltou a ser disputada regularmente e no traçado original, principalmente após o fim da Mille Miglia em 1957.
As provas eram disputadas em 8 voltas no traçado de 66,2 km de extensão. As estradas que faziam parte do circuito eram fechadas para a classificação e corrida, mas ficavam abertas para os demais carros durante os treinos.
Em 1967, a morte do piloto Gunther Klass durante os treinos, tirou o status de Campeonato Mundial da corrida em Mugello. As corridas continuaram acontecendo, até que em 1970, durante um teste privado ilegal, o piloto da Alfa Romeo, Spartaco Dini, perdeu o controle e acertou uma multidão na cidade de Firenzuola, matando um bebê de sete meses e ferindo mais quatro pessoas. Foi o último ano de competições nessa pista, que era considerada perigosa a ponto de muitos acharem um milagre ter havido apenas um piloto morto. Pelo acidente, Dini ficou preso por dois meses e depois passou a correr com uma licença espanhola usando o pseudônimo Paco.
Sem condições de seguir competindo na pista antiga, as autoridades em Mugello buscaram outra alternativa. A solução foi criar um circuito fechado e permanente e Barberino di Mugello, na periferia de Scarperia, foi o local escolhido, especialmente por sua geografia, que daria ao circuito várias mudanças de altitude. As obras começaram em 1973 e em junho do ano seguinte, o Autodromo Internazionale del Mugello, com seus 5,245 km, foi inaugurado, com uma rodada da F5000.
A nova pista foi um sucesso, com suas 15 curvas, a maioria de alta velocidade e uma longa reta na linha de largada/chegada. Outras categorias começaram a competir no circuito, incluindo a F2 e o Mundial de Motociclismo. Mas mesmo com o sucesso, o destino do circuito estava em risco, quando os administradores da pista enfrentaram dificuldades financeiras em meados dos anos 1980. Em 1988, a Ferrari comprou o circuito para usar como pista de teste para seus carros de F1 e o circuito passou por uma reforma, que terminou em 1991. As alterações incluíram novos boxes, mudanças nas barreiras de proteção e alargamento das áreas de escape. A pista menor, que nunca era usada, virou um atalho para os boxes.
Com todas as reformas, o circuito ficou pronto para receber as competições de Motovelocidade. No automobilismo, Mugello também abrigou outras categorias, como a FIA GT, Formula 3000, Formula Renault 2.0 Alps, Formula 4 italiana e o campeonato de Touring Car. Em 2012, o circuito também foi palco de uma sessão oficial de testes da F1. No entanto, a categoria principal em Mugello é a MotoGP e o circuito venceu várias vezes o prêmio de Melhor Circuito de Motovelocidade.
Com o cancelamento da etapa da MotoGP em 2020, devido ao Covid-19, Mugello iria perder sua principal atração. Vendo que muitos países não poderiam abrigar as corridas de F1 que estavam programadas, Mugello se colocou à disposição para receber uma etapa. Não só o circuito foi aceito no calendário, como recebeu uma corrida especial: o ‘Pirelli Gran Premio Della Toscana Ferrari 1000’, marcando a milésima corrida da Ferrari na F1, que usou uma pintura especial para comemorar a data.
Apesar de ser a primeira corrida de F1 em Mugello, boa parte do grid já conhecia o circuito italiano de outras categorias. A corrida teve a pole de Lewis Hamilton, que também ficou com a vitória. Valtteri Bottas chegou em segundo e Alex Albon subiu pela primeira vez ao pódio para completar os três primeiros. O único italiano no grid, Antonio Giovinazzi, abandonou a corrida na 5ª volta, depois de um acidente com múltiplos carros na saída do Safety Car da pista.
Com a F1 fazendo apenas uma corrida no circuito, o maior vencedor no circuito fica sendo da MotoGP, com o italiano Valentino Rossi ganhando 7 corridas nessa pista na categoria principal, além de ter mais uma vitória na categoria 250cc e outra nas 150cc.