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SÉRIE CIRCUITOS F1: Mugello

Palco da MotoGP, Mugello se aproveitou da pandemia para receber a F1 pela primeira vez

Situado na região da Toscana, cerca de 36 km da cidade de Florença, o circuito de Mugello ganhou uma oportunidade única durante a pandemia de covid-19: receber a F1.

No entanto, o circuito atual não é o Mugello original. O primeiro circuito tinha 66 quilômetros e usava as estradas no interior da Toscana, começando em Scarperia, passando por Firenzuola, Futa Pass e voltando para San Piero e Scarperia.

Primeiro circuito de Mugello, que tinha 66 km de comprimento e passava por várias cidades do interior da Itália. Em vermelho, o local do circuito atual. Foto: reprodução

A primeira corrida foi disputada no dia 21 de junho de 1914 e foi vencida por Eugenio Silvani. Logo a corrida ganhou importância e grandes nomes italianos participaram de corrida na nova pista, incluindo nomes como Giuseppe Campari, Alfieri Maserati, Enzo Ferrari e Emilio Materassi, que venceu três vezes a corrida Circuito del Mugello.

Giuseppe Campari, vencedor do I Circuito del Mugello, em 1920. Foto: reprodução

A criação da corrida Mille Miglia, em 1927, acabou ofuscando a importância de Mugello, que hospedou sua última corrida em 1929. O circuito ainda recebeu uma corrida de carros esportivos em 1955, em uma pista reduzida, mas foi somente em 1964 que a corrida em Mugello voltou a ser disputada regularmente e no traçado original, principalmente após o fim da Mille Miglia em 1957.

Depois de um grande hiato, Mugello recebeu uma corrida de carros esportivos em 1955, com uma pista reduzida de 66 para 19 km, vencida pelo italiano Umberto Maglioli. Foto: reprodução

As provas eram disputadas em 8 voltas no traçado de 66,2 km de extensão. As estradas que faziam parte do circuito eram fechadas para a classificação e corrida, mas ficavam abertas para os demais carros durante os treinos.

Em 1967, a morte do piloto Gunther Klass durante os treinos, tirou o status de Campeonato Mundial da corrida em Mugello. As corridas continuaram acontecendo, até que em 1970, durante um teste privado ilegal, o piloto da Alfa Romeo, Spartaco Dini, perdeu o controle e acertou uma multidão na cidade de Firenzuola, matando um bebê de sete meses e ferindo mais quatro pessoas. Foi o último ano de competições nessa pista, que era considerada perigosa a ponto de muitos acharem um milagre ter havido apenas um piloto morto. Pelo acidente, Dini ficou preso por dois meses e depois passou a correr com uma licença espanhola usando o pseudônimo Paco.

Sem condições de seguir competindo na pista antiga, as autoridades em Mugello buscaram outra alternativa. A solução foi criar um circuito fechado e permanente e Barberino di Mugello, na periferia de Scarperia, foi o local escolhido, especialmente por sua geografia, que daria ao circuito várias mudanças de altitude. As obras começaram em 1973 e em junho do ano seguinte, o Autodromo Internazionale del Mugello, com seus 5,245 km, foi inaugurado, com uma rodada da F5000.

Traçado do novo circuito de Mugello, construído para substituir o circuito que usava estradas públicas e era considerado perigoso. Foto: reprodução

A nova pista foi um sucesso, com suas 15 curvas, a maioria de alta velocidade e uma longa reta na linha de largada/chegada. Outras categorias começaram a competir no circuito, incluindo a F2 e o Mundial de Motociclismo. Mas mesmo com o sucesso, o destino do circuito estava em risco, quando os administradores da pista enfrentaram dificuldades financeiras em meados dos anos 1980. Em 1988, a Ferrari comprou o circuito para usar como pista de teste para seus carros de F1 e o circuito passou por uma reforma, que terminou em 1991. As alterações incluíram novos boxes, mudanças nas barreiras de proteção e alargamento das áreas de escape. A pista menor, que nunca era usada, virou um atalho para os boxes.

Com todas as reformas, o circuito ficou pronto para receber as competições de Motovelocidade. No automobilismo, Mugello também abrigou outras categorias, como a FIA GT, Formula 3000, Formula Renault 2.0 Alps, Formula 4 italiana e o campeonato de Touring Car. Em 2012, o circuito também foi palco de uma sessão oficial de testes da F1. No entanto, a categoria principal em Mugello é a MotoGP e o circuito venceu várias vezes o prêmio de Melhor Circuito de Motovelocidade.

Com o cancelamento da etapa da MotoGP em 2020, devido ao Covid-19, Mugello iria perder sua principal atração. Vendo que muitos países não poderiam abrigar as corridas de F1 que estavam programadas, Mugello se colocou à disposição para receber uma etapa. Não só o circuito foi aceito no calendário, como recebeu uma corrida especial: o ‘Pirelli Gran Premio Della Toscana Ferrari 1000’, marcando a milésima corrida da Ferrari na F1, que usou uma pintura especial para comemorar a data.

A Ferrari veio com uma pintura especial para comemorar sua milésima corrida. Foto reprodução

Apesar de ser a primeira corrida de F1 em Mugello, boa parte do grid já conhecia o circuito italiano de outras categorias. A corrida teve a pole de Lewis Hamilton, que também ficou com a vitória. Valtteri Bottas chegou em segundo e Alex Albon subiu pela primeira vez ao pódio para completar os três primeiros. O único italiano no grid, Antonio Giovinazzi, abandonou a corrida na 5ª volta, depois de um acidente com múltiplos carros na saída do Safety Car da pista.

Com a F1 fazendo apenas uma corrida no circuito, o maior vencedor no circuito fica sendo da MotoGP, com o italiano Valentino Rossi ganhando 7 corridas nessa pista na categoria principal, além de ter mais uma vitória na categoria 250cc e outra nas 150cc.

 

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