Zhou Guanyu teve o seu contrato renovado com a Alfa Romeo – Sauber para 2024, o piloto chinês segue no grid após os rumores que apontavam a sua substituição.
A dança das cadeiras da temporada 2023 da Fórmula 1 foi pouco movimentada, os times estão dando preferência por permanecer com pilotos que eles já conhecem. Théo Pourchaire era o nome para assumir o assento de Guanyu, o francês está atualmente disputando o título da temporada 2023 da Fórmula 2 e pose se sagrar campeão em Abu Dhabi.
Zhou chegou à F1 sem ser campeão da F2, o piloto disputou três temporada na categoria de base antes de obter uma vaga na Alfa Romeo. O chinês conquistou os seus primeiros pontos na categoria no GP do Bahrein, prova que abriu o campeonato da temporada 2022. Aos poucos tem mostrado uma evolução guiando ao lado de Valtteri Bottas.
Permanecendo no grid, Zhou terá a oportunidade de guiar em casa no próximo ano, com o GP da China retornando ao calendário. Em um momento de transformação da Sauber que aguarda a chegada da Audi, o time vai pelo lado da estabilidade, seguindo com a dupla que já conhece, pois Valtteri Bottas tem contrato até o final da temporada 2024.
A Sauber aponta que a renovação com Zhou foi motivada pela maturidade do piloto, além de uma abordagem metódica que lhe permitiu ter conquistado mais pessoas da equipe.
Pourchaire seguirá com a equipe, a Sauber confirma a renovação do contrato com o atual líder do Campeonato da Fórmula 2, o francês atuará como piloto reserva da equipe.
“Assinar novamente com a equipe é sempre uma sensação ótima, especialmente quando sabemos como as coisas estão indo. Estou orgulhoso de fazer parte da Alfa Romeo e grato pela sua confiança. Tenho trabalhado arduamente desde o primeiro dia e há um nível incrível de motivação para continuar trabalhando todos os dias”, comentou Zhou após a renovação do contrato.
“Meu relacionamento com Valtteri é muito bom e estamos trabalhando juntos para impulsionar todos. Também estou muito entusiasmado com a oportunidade de finalmente correr com a minha equipe na China, diante do meu público. Será um grande momento e estou orgulhoso de poder compartilhado com todos aqueles que me apoiam”, seguiu.
A Alfa Romeo não conseguiu muitos pontos nesta temporada, com o crescimento da Aston Martin e mesmo a evolução da Williams, o time perdeu um pouco de terreno nesta temporada. Os pilotos estão enfrentado dificuldades para faturar pontos, atualmente Valtteri Bottas conta com 6 pontos, enquanto Zhou capitalizou 4. A Alfa Romeo ocupa a 9ª posição do campeonato, com seus 10 pontos, contra 11 da Haas e 3 da AlphaTauri. A Williams se isolou na sétima posição com 21 pontos conquistados.
O patrocínio da Alfa Romeo com a Sauber será encerrado no final deste ano. A marca italiana busca uma outra equipe para se manter no grid, que pode ser a Haas. A Sauber deve seguir os próximos dois anos ‘sozinha’ esperando a entrada da Audi em 2026 na F1.
“Há uma quantidade impressionante de trabalho acontecendo nos bastidores, em Hinwil e além, e agora que o time está definido para o próximo ano, podemos nos concentrar totalmente em melhorar, começando já neste fim de semana em Singapura”, comentou Valtteri Bottas.
“A decisão de continuar com a nossa configuração de pilotos inalterada, é uma prova do investimento que fizemos no nosso projeto. Nada na Fórmula 1 muda da noite para o dia e tomamos a decisão consciente de nos concentrarmos na estabilidade e continuamos a construir a nossa equipe enquanto embarcamos em um período importante de transição. Valtteri e Zhou são habilidosos e trabalham bem juntos, eles combina e podem impulsionar um ao outro”, afirmou Alessandro Alunni Bravi, chefe de equipe da Alfa Romeo.
“Valtteri assumiu um verdadeiro papel de líder dentro da equipe, incentivando a nós a dar o nosso melhor. Zhou deu um passo importante nos últimos dois anos e esperamos que ele continue nesta trajetória em 2024.”
Zhou é um piloto que tem conseguido acompanhar o ritmo de Bottas, a decisão da Sauber foi a mais sensata possível. Olhando no mercado, ainda existiam algumas opções, até mesmo especularam a contratação de Felipe Drugovich, mas Zhou já está integrado ao time.
Théo Pourchaire tem batalhado pelo título da Fórmula 2, mas é nítido que o francês ainda precisa de amadurecer para conseguir uma vaga na categoria principal. Théo está completando a sua terceira temporada na Fórmula 2, mas cometeu alguns erros bobos, a disputa do título quase fugiu das suas mãos. É um piloto para se analisar no futuro com cuidado, no entanto, se conquistar o título é mais um Campeão da categoria de base que não terá assento na F1.
Diante da dificuldade que é estar na Fórmula 1, Zhou tem apoio de patrocinadores, mas também precisou melhorar com unidade no time, ter mais controle mental e apresentar um ritmo mais constante. Em batalhas diretas com Yuki Tsunoda da AlphaTauri é bem interessante observar o crescimento de ambos. Zhou é um piloto que tenta trabalhar bem as defesas de posição e fazer as melhores escolhas mirando a conquista de pontos com a sua equipe. A troca direta com Bottas, um piloto que tem mais experiência também contribuiu para mais acertos de Zhou.
O chinês aproveitou as pausas para trabalhar no simulador da equipe, explorando os seus pontos fracos na direção. O equipamento da Sauber ainda tem muito para evoluir, como os problemas de anti-stall, mas é necessário conhecer um pouco mais sobre as suas habilidades para explorar melhor o seu desempenho em pista.