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Sainz lidera TL1 com a Ferrari. Atividade é encerrada em bandeira vermelha

Carlos Sainz passou parte da atividade na liderança. A sessão foi marcada por vários testes além da verificação dos pneus médios e duros

Nesta sexta-feira (26) a Fórmula 1 desembarcou em Mônaco para a realização dos treinos livres e preparação para o restante do fim de semana. A atividade foi bem movimentada, mas os pilotos estiveram focados em realizar stints maiores, aproveitando para verificar a duração e o comportamento dos pneus duros e médios no traçado.

A evolução na pista era nítida e com isso os tempos foram melhorando e caindo conforma a atividade seguia. Duas bandeiras vermelhas pintaram na sessão, a primeira foi provocada após a rodada de Nico Hülkenberg que gerou um dano na roda traseira esquerda do seu carro e deixou detritos na pista. O TL1 foi encerrado antecipadamente depois que Alexander Albon da Williams bateu na Sainte Devote e danificou toda a lateral esquerda do carro, inclusive as suspensões dianteira e traseira.

Algumas equipes, como McLaren, Aston Martin, Williams e Red Bull realizaram verificações aerodinâmicas nos carros.

Carlos Sainz terminou o TL1 na liderança depois de anotar 1m13s372, o piloto da Ferrari demonstrou um bom desempenho no traçado e passou parte da sessão na ponta. Fernando Alonso foi o segundo colocado com a Aston Martin, depois de anotar 1m13s710. Lewis Hamilton apareceu na terceira posição (1m14s035) trabalhando pela primeira vez com o W14 todo modificado. Por outro lado, George Russell foi apenas o décimo quinto colocado.

Por conta das verificações que eram realizadas, essa não foi a sessão que os melhores tempos apareceram. Eles devem reduzir conforme a pista for evoluindo e os pilotos ganharem mais confiança.

Sergio Pérez representou a Red Bull na quarta posição, acompanhado por Charles Leclerc e Max Verstappen. O piloto holandês do time austríaco teceu várias reclamações sobre o carro nessa atividade, o time ainda não encontrou um ajuste confortável para Verstappen.

Lando Norris foi o sétimo colocado com a McLaren, o time exibe uma nova pintura em Mônaco, celebrando a conquista da Tríplice Coroa do automobilismo. Esteban Ocon foi o oitavo colocado com a Alpine, acompanhado por Lance Stroll da Aston Martin e Alexander Albon.

Saiba como foi o TL1 do GP de Mônaco

Depois do cancelamento do GP da Emilia-Romagna, a Fórmula 1 retorna em Mônaco para a realização da 6ª etapa do campeonato.

Todos os olhos estão direcionados para a Mercedes, o W14 apareceu todo repaginado, com a equipe mudando drasticamente o seu design e eliminando o zeropod. A busca é por uma eficiência e performance melhor ao longo do ano. O time insistiu nesse design diferenciado para o W14 pois os dados no túnel de vento apontavam que ele era mais eficiente, mas os resultados em pista mostravam um desempenho bem diferente.

O GP de Mônaco será usado pela Mercedes para as primeiras verificações, pois a ideia era ter avaliado as novas especificações em Ímola. Mesmo com um circuito tão diferente, o time precisa coletar alguns dados.

Sergio Pérez puxou a fila de saída dos boxes quando a atividade teve início. A temperatura na pista estava na casa dos 47°C, com 26°C no ambiente. Grande parte do grid usava os pneus duros, enquanto, Norris, Sainz e Leclerc usavam os pneus médios.

Os primeiros tempos aferidos no traçado eram altos, mas Alonso anotou 1m20s403, enquanto Norris obteve 1m18s618.

Neste ano as imagens do GP de Mônaco estão sendo geradas pela Fórmula 1, com novos ângulos e um melhor posicionamento das câmeras.

Os tempos estavam reduzindo rapidamente Alonso obteve 1m17s296, mas foi superado por Norris outra vez que anotou 1m16s875 com os seus pneus médios. Max Verstappen depois de completar dois giros com o seu carro, informou para a equipe que o carro estava batendo muito no chão.

Passando próximo do muro, Carlos Sainz tocou a contenção de um dos ‘s’ da piscina, mas seguiu no traçado tentando melhorar a sua vaga. Na sequência Sainz saltou para a ponta ao anotar 1m15s198.

Lando Norris realizava testes aerodinâmicos para a McLaren e surgiu na pista usando o flow-vis em parte da asa traseira do carro.

Após 12 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Alonso, Norris, Verstappen, Hamilton, Stroll, Hülkenberg, Tsunoda e Magnussen. O tráfego era extremamente intenso pois dezenove, dos vinte pilotos estavam em pista, a única exceção era Russell que retornou aos boxes.

Depois de dez voltas de verificação, Verstappen retornou aos boxes pois o carro não estava muito bom para guiar e precisava de alguns ajustes. Por outro lado, Sainz anotou 1m14s401, acompanhado por Leclerc que obteve 1m14s532. A Williams também utilizava o flow-vis para algumas verificações do carro, ele também estava espalhado na asa traseira.

Passando pela Anthony Noghes, Lance Stroll perdeu parcialmente o controle da traseira do carro e tocou no muro. Na sequência o piloto canadense seguiu para os boxes. O traçado estava um pouco mais vazio, pois os pilotos passavam pelos boxes para realizar algumas mudanças e trocar os pneus.

Para esse fim de semana estão disponíveis os pneus mais macios da gama. A Pirelli está trabalhando com os compostos C3 (faixa branca – duro), C4 (faixa amarela – médio) e C5 (faixa vermelha – macio).

Pneus que serão usados durante o GP de Mônaco – Foto: Ale Ranieri / BP

Enquanto Albon saltou para o sexto lugar ao anotar 1m15s067, Sargeant enfrentava problemas com o seu carro e se arrastou para retornar aos boxes.

Com meia hora de atividade, Hamilton liderava a sessão quando instalou os pneus médios, o piloto da Mercedes anotou 1m14s035. Os dez primeiros eram: Hamilton, Sainz, Norris, Verstappen, Leclerc, Alonso, Albon, Pérez, Tsunoda e Piastri. A Williams e Norris seguiam os testes aerodinâmicos, a McLaren espalhou o flow-vis na dianteira direita.

A Red Bull testava acertos diferentes tentando deixar Max Verstappen confortável com o carro. Essa é uma das pistas do calendário que acreditam na possibilidade da Red Bull ser superada, por conta das características da pista.

Hülkenberg rodou e danificou o carro na Nouvelle Chicane e danificou o seu pneu traseiro esquerdo. O piloto foi se arrastando para o pit-lane para arrumar o carro. A sessão foi encaminhada para a bandeira vermelha por conta dos detritos que ficaram na pista.

https://twitter.com/F1/status/1662069310146199555

Restando 20 minutos para o final da atividade, os dez primeiros eram: Hamilton, Alonso, Sainz, Verstappen, Norris, Leclerc, Albon, Pérez, Tsunoda e Bottas. A sessão não demorou para ser reestabelecida.

Os últimos minutos de sessão foram marcados por mais uma porção de verificações. Carlos Sainz saltou para a ponta outra vez ao anotar 1m13s690, separado por apenas 0s020 de Alonso. O espanhol conseguiu melhorar ainda mais a sua marca para 1m13s372. Leclerc cometeu um erro na sua volta rápida e precisou abortar o giro, para tentar outra vez.

Restando menos de quatro minutos para o final da sessão, a atividade foi encaminhada para a bandeira vermelha. Albon bateu na Sainte Devote danificando as suspensões traseira e dianteira depois que bateu forte no muro de contenção.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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