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Sainz encerra TL3 na liderança, seguido de perto por Norris, Leclerc e Verstappen. Classificação promete ser bem acirrada

A expectativa é de uma classificação bem disputada. Após resultado do TL3, no duelo das voltas rápidas, o top-5 registrou marcas muito próximas, dando uma animada para a sessão decisiva

O sábado (22) em Barcelona começou agitado, os pilotos da Fórmula 1 invadiram a pista para mais uma porção de verificações. O dia começou com as simulações de corrida e depois evoluíram para a tentativa de voltas rápidas. Carlos Sainz encerrou a sessão na liderança, anotando 1m13s013, superando a marca de Lando Norris em 0s030.

Ao longo da sessão, o ritmo de Norris chamou a atenção. Embora a Ferrari termine o TL3 na liderança, acredita-se que o piloto da McLaren também participará do duelo da pole. No entanto, Sainz apresentou um bom desempenho no dia anterior, superando o ritmo do seu companheiro de equipe.

Charles Leclerc ficou com a terceira posição, separado por apenas 0s037 do seu companheiro de equipe. Pelo que foi observado nestas três sessões, o duelo será bem acirrado na classificação, pois em vários momentos a diferença entre os pilotos era mínima. Max Verstappen não apareceu ocupando a quarta posição (1m13s087), o piloto fez uma sessão discreta, mas deve entrar na briga para começar essa corrida ocupando o primeiro lugar.

A classificação é um ponto importante em Barcelona, ainda que exista a possibilidade de ultrapassagens e uma estratégia que gira em torno de duas ou três paradas, é importante obter uma boa posição para o começo da corrida.

Ao longo do TL3 foi possível observar uma Mercedes com um ritmo melhor, algo que o time apresentou no Canadá. O time deve ser no caminho de melhorar a sua performance, mas ainda será difícil repetir o que fizeram no Canadá. A próxima sessão deve oferecer um vislumbre melhor sobre a situação da Mercedes. George Russell foi o quinto colocado, seguido por Lewis Hamilton.

Sergio Pérez obteve um discreto sétimo lugar, enquanto Alexander Albon apareceu na oitava posição com a Williams, depois de permanecer grande parte da sexta-feira no final da tabela. Fernando Alonso obteve o nono lugar com a Aston Martin, seguido de perto por Oscar Piastri.

Nenhum dos pilotos arriscou voltas na casa de 1m12s.

Ao final do treino livre, os comissários vão investigar os incidentes entre Lance Stroll e Lewis Hamilton, além do toque entre Charles Leclerc e Lando Norris. Se os comissários entenderem que o canadense e o monegasco são culpados, é possível receberem uma punição no grid de largada do domingo.

A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para a realização da classificação do GP da Espanha.

Saiba como foi o TL3 do GP da Espanha

A Fórmula 1 fez as suas primeiras verificações na sexta-feira, usando os treinos livres de forma ampla, para verificar os pneus disponíveis para o fim de semana. No TL2 os times investiram na simulação de corrida com os pneus médios e macios. A aposta é que a corrida seja realizada com três paradas, mas existe um risco de chuva no domingo.

McLaren e Ferrari apareceram ao longo da sessão, enquanto Lewis Hamilton registrou o melhor tempo da sexta-feira. Porém, Max Verstappen brigou bastante com o carro ao longo das sessões, perdendo o controle da traseira do RB20.

O sábado começou com um desafio para a McLaren, um incêndio acometeu as instalações de hospitalidade da equipe, mas pelas informações dos jornalistas que estão no local, a evacuação das pessoas aconteceu rapidamente e ninguém ficou ferido. Os bombeiros foram acionados e a situação foi controlada.

O treino livre começou normalmente e com a pista liberada, rapidamente Lewis Hamilton passou a ocupar o traçado, o piloto usava os pneus macios. O inglês abriu a tabela de tempos com a marca de 1m14s178.

À medida que outros pilotos foram entrando no traçado, os pneus duros e médios eram usados, mas Hamilton permanecia com os compostos de faixa vermelha.

Após quinze minutos de atividade Russell liderava a sessão, com a marca de 1m13s431. Carlos Sainz ocupava a segunda posição (1m13s536), enquanto Charles Leclerc era o terceiro colocado com 1m13s572. Os pilotos que tinham superado Hamilton na tabela de tempos usavam os pneus macios.

Cinco minutos mais tarde, os dez primeiros eram: Russell, Norris, Sainz, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Ocon, Piastri, Gasly e Pérez. Neste momento dava para observar na tabela de tempos, uma proximidade maior entre os companheiros de equipe, diferente daquela mistura que foi observada no dia anterior.

Foi apenas neste momento da sessão que a dupla da Sauber e Williams foram liberados para o traçado. Os competidores da Aston Martin também passaram a ganhar a pista.

A sessão seguiu, mas mesmo aqueles que experimentaram os pneus macios logo de cara, realizavam a simulação de corrida, aguardando os últimos minutos da sessão para investir no uso dos pneus macios e promover a simulação de classificação.

Na Alpine, a equipe investia em uma verificação aerodinâmica, trabalhando com o flow-vis na asa traseira do carro guiado por Esteban Ocon.

O ritmo de Lando Norris chamava a atenção, o piloto da McLaren permaneceu por grande parte da sessão ocupando o segundo lugar da tabela, enquanto usava os pneus médios, contra Russell, Sainz, Leclerc e Hamilton que fizeram a sua volta com os pneus macios.

Restando vinte minutos para o final, os dez primeiros eram: Russell, Norris, Sainz, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Ocon, Piastri, Gasly e Albon.

A dupla da Williams passou a usar os pneus macios e Albon progrediu para o quinto lugar na tabela ao registrar 1m13s753, enquanto Sargeant ficou com a décima primeira posição (1m14s729). Os pilotos da Haas também passaram a experimentar os pneus macios, assim como os competidores da McLaren.

Norris passou a ocupar a ponta da tabela, anotando 1m13s043, sendo a melhor marca do fim de semana, mesmo cometendo um erro durante o giro. O competidor extravasou os limites de pista passando pela brita, prejudicando um pouco a volta.

Os pilotos da Mercedes passaram a trabalhar com um novo jogo de pneus macios. Hamilton ficou mais próximo de Norris, com o tempo de 1m13s359. Pouco depois o inglês foi superado pelo companheiro de equipe que registrou 1m13s164.

Lance Stroll e Hamilton se chocaram, depois do piloto da Mercedes ter atrapalhado o competidor da Aston Martin na curva 5. Stroll jogou o carro para cima do piloto da Mercedes. A atitude foi anotada pelos comissários e será avaliada depois do final da sessão.

A atividade se aproximava do final e Sainz deu um salto para o início da tabela com a marca de 1m13s013, mantendo a proximidade entre os competidores. Leclerc fez os dois primeiros setores bem expressivos, mas ficou com a terceira posição, registrando 1m13s050.

Com o cronômetro zerado, os pilotos ficaram disputando espaço na pista. Norris e Leclerc também se tocaram, depois que o monegasco foi atrapalhado pelo piloto da McLaren. O contato entre os competidores também foi anotado pelos comissários para investigação antes do início da classificação.

Os competidores se encaminharam para fazer a simulação de largada e dar por encerrado o TL3.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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