Carlos Sainz recebeu uma punição de cinco posições no grid para o Grande Prêmio da Cidade do México, após ser considerado culpado por uma colisão com Kimi Antonelli durante o GP dos Estados Unidos, disputado no último domingo, em Austin.
O incidente ocorreu na volta 7, quando o piloto da Ferrari tentou uma ultrapassagem pela parte interna da curva 15 sobre a Mercedes do jovem italiano. Houve contato entre os dois carros, fazendo Antonelli sair da pista momentaneamente, enquanto Sainz acabou abandonando a prova pouco depois, por conta dos danos no carro. Antonelli, por sua vez, conseguiu terminar a corrida na 13ª posição.
Após a corrida, os comissários ouviram ambos os pilotos e representantes de suas equipes. Em documento divulgado após reunião para ouvir os membros da equipe, os comissários concluíram que Sainz foi o principal responsável pela colisão, justificando que o espanhol não tinha direito à posição no apex da curva, já que seu carro não chegou a se alinhar ao da Mercedes no momento da disputa.
“O piloto do carro 55 [SAINZ] afirmou que esperava que o piloto do carro 12 [ANTONELLI] lhe deixasse espaço no apex, mas o carro 12 fez uma curva antes do previsto e o carro 55 travou os freios quando ficou claro que a colisão era inevitável.”
“Ele sugeriu que o piloto do carro 12 deveria ter previsto uma tentativa de ultrapassagem do carro 55 e deixado espaço para evitar o contato. No entanto, em nenhum momento antes do apex o eixo dianteiro do carro 55 esteve ao lado ou à frente do espelho retrovisor do carro 12.”
“Portanto, de acordo com as Diretrizes de Padrões de Condução, o carro 55 não tinha direito a uma vaga na tangente. Os Comissários, portanto, determinam que o piloto do carro 55 foi o principal culpado pela colisão e uma penalidade é aplicada em conformidade.”
Com isso, além da perda de cinco posições no grid para o próximo GP, Sainz também teve dois pontos anotados em sua superlicença. Como o espanhol não terminou a corrida em Austin, a punição equivalente há 10 segundos foi convertida para a penalidade de grid, a ser cumprida no México, entre os dias 24 e 26 de outubro.
Após a prova, Sainz comentou que o toque “pareceu muito pior visto de fora do que de dentro do carro”, classificando o resultado como “uma vergonha”. Antonelli, por outro lado, lamentou o incidente, afirmando que tentou evitar o contato: “Acho que ele não ia conseguir fazer a curva de qualquer maneira, e tentei evitar bater no ápice só para dar um pouco mais de espaço para ele, mas acabei sendo eliminado. É uma pena, mas seguimos em frente.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.