Erhan Jajovski conquistou a vitória da primeira corrida do Fórmula E: Accelerate, o novo campeonato virtual da categoria. O macedônio de 24 anos representa a ROKiT Venturi Racing e é integrante da equipe de competições virtuais de Romain Grosjean, a R8G.
Manuel Biancolilla (Audi Sport ABT Schaeffler) terminou em segundo e Kevin Siggy (BMW i Andretti Motorsport) em terceiro, após uma penalidade pós-corrida para Graham Carroll viu o piloto da Envision Virgin Racing perder um pódio.
Jajovski venceu após largar da pole em uma sessão de treinos que separou os quatro primeiros colocados por apenas 0,034 segundos. A diferença do 1º para o 15º foi de apenas meio segundo.
Biancolilla fez uma largada super agressiva quando as luzes se apagaram, perseguindo Jajovksi com força após uma tentativa fracassada de ultrapassagem na curva 2 onde Jajovski ficou com a parte de fora e Biancolilla, com a linha interna.
History!!! The first Formula E: Accelerate race start 🏁
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O piloto da ROKiT Venturi Racing se manteve firme e não olhou para trás quando abriu vantagem com Carroll, Siggy, Bono Huis (Mercedes-Benz EQ) e Risto Kappet (NIO 333) completando os seis primeiros.
A dupla principal foi a primeira a ativar o Modo Ataque na volta 3, na tentativa de se afastar do restante do grupo, eles também pareciam ter um controle sobre o gerenciamento de energia no início.
Apesar da tentativa de Jajovski e Biancolilla através do circuito de ativação, a Envision Virgin Racing e-tron FE07 de Carroll não ficou tão distante dos dois. O italiano da Audi acabou perdendo posições para Siggy e Huis, além do próprio Carroll.
O vencedor do Home Challenge, Kevin Siggy, agora terceiro, pressionou o segundo colocado Carroll quase imediatamente. Com a ajuda extra do poder do Modo Ataque, o esloveno ultrapassou Carroll no Manhattan Hairpin na volta 7, em uma luta que estava longe de acabar.
Os papéis foram invertidos quando o relógio marcava a entrada do último quarto de hora, com a batalha pelo segundo lugar muito disputada na pista. Carroll conseguiu retribuir o favor na volta 10, por fora da Curva 11, embora Siggy tenha recuado e conseguido manter o segundo lugar.
Tentando de todo jeito deixar Carroll para trás, o piloto da BMW i Andretti Motorsport tinha maior consumo de energia em relação aos outros, por isso Siggy só conseguiu segurar mais uma volta – com Carroll alcançando o segundo lugar na Curva 1 na Volta 13.
Lá na frente, Jajovski permanecia intocável.
Não só o campeão do BMW SIM Live de 2020 tinha cerca de quatro segundos sobre os demais, como também tinha 2% a mais de energia do que a dupla que o perseguia. Faltando poucos minutos para o fim, a corrida parecia ser dele.
Race 1 of Formula E: Accelerate was quite fun to watch, wasn’t it? 😍 And the best thing is, we are back on the virtual streets of Hong Kong next week for the second round. 🇭🇰
Who else can’t wait? 🙋♀️🙋♂️🙋♀️🙋♂️#TAGHeuerPorsche #PorscheFormulaE #FEAccelerate pic.twitter.com/sWUPwUtvLk
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Atrás, Huis, Biancollilla, Kappet, Marius Golombeck (TAG Heuer Porsche), Jarno Opmeer (Mercedes-Benz EQ), Jan von der Heyde (Nissan e.dams) e seu companheiro de equipe Marc Gassner completaram o top 10 e pareciam estar correndo em pares.
Opmeer, que já fez parte da Academia Júnior da Renault, beliscou o sétimo lugar de Golombeck, graças a uma jogada limpa em cima do Porsche por dentro da Curva 1.
Com menos de cinco minutos de corrida, Huis, da Mercedes-Benz EQ, forçou para cima de Siggy, mais do que de olho na última vaga no pódio. O holandês usou seu segundo Modo Ataque para trás, passando pela zona nos três minutos finais, tendo a BMW de Siggy como alvo.
Huis deu o pulo do gato no lado de fora do iFE.21 do esloveno à esquerda da Curva 16, o que lhe permitiu esgueirar-se por dentro na Curva 17 – um movimento que Sam Bird, comentarista convidado, encheu de elogios.
Opmeer também progredia logo atrás, despachou Kappet para o sexto lugar e se juntou a Biancolilla na perseguição ao pódio com Siggy agora em quarto, logo atrás de Huis.
Incrivelmente, Biancolilla, que foi o último dos primeiros colocados a usar o segundo de seus impulsos adicionais de 35 kW e agora parecia melhor colocado para lucrar.
Huis cometeu um erro que deixou a porta aberta para Siggy retomar brevemente o terceiro lugar, pois ele aceitou o convite para a Curva 1, com o Audi de Biancolilla o seguindo bem de perto.
Com o Modo Ataque ainda ativo, o Biancolilla voou em cima de Siggy nas últimas curvas da última volta da corrida.
There’s nothing like an intense THREE CAR BATTLE for the podium with just seconds of the race left ⚡️#FEAccelerate pic.twitter.com/04otPVe8nf
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Executando seu plano de jogo com perfeição, Jajovski – apelidado na semana passada de GOAT (o maior de todos os tempos, em inglês) do rFactor 2 – foi imparável. Ele cruzou a linha de chegada cerca de sete segundos à frente de Carroll, segundo colocado na pista, mas uma penalidade pós-corrida adicionou 10 segundos ao seu tempo de corrida por ter se envolvido em um incidente com Kevin Siggy na volta 1. Com isso, o escocês foi rebaixado para o 13º lugar.
As manobras de Biancolilla no último suspiro foram suficientes para chegar na segunda colocação com Siggy completando o pódio.
Bono Huis chegou em quarto lugar com Marius Golombeck, Jarno Opmeer, Marc Gassner, Risto Kappet, Frederik Rasmussen e Jan von der Heyde completando as posições da zona de pontuação.
A 2ª rodada em Hong Kong será na próxima quinta-feira, às 16h (horário de Brasília) com transmissão nas redes sociais da Fórmula E.
Confira os melhores momentos da corrida.