Durante o TL2 que foi realizado nesta sexta-feira (28) os pilotos se dedicaram aos testes dos pneus protótipos. George Russell que não testou no TL1, teve a oportunidade de dar algumas voltas com os pneus médios e macios, antes de usar os pneus de 2023. O piloto da Mercedes anotou 1m19s970 com os compostos deste ano.
Yuki Tsunoda ficou com a segunda posição, mas separado por 0s828 do britânico da Mercedes. Esteben Ocon surgiu no terceiro lugar com a Alpine, mas da mesma forma que o líder da sessão e o piloto japonês, tempos que conquistaram com o uso dos pneus macios de 2022.
Lewis Hamilton então apareceu para ocupar o quarto lugar, com os compostos de teste, anotando 1m21s509. O piloto da Mercedes foi acompanhado de perto por Sergio Pérez e Max Verstappen.
Os pilotos estavam avaliando para a Pirelli os pneus macios de 2023, como parte do programa de aperfeiçoamento dos compostos. A fornecedora de pneus solicitou a sessão de testes, para obter dados do uso dos compostos em todos os carros do grid, algo importante para o desenvolvimento deles, afinal, os times não estavam colaborando com os testes.
Se a Ferrari liderou o TL1, Charles Leclerc apareceu apenas na sétima posição, enquanto Carlos Sainz foi o oitavo. O monegasco provocou uma bandeira vermelha na sessão, depois de ter perdido a traseira do carro. Leclerc não pode completar a atividade com os outros competidores.
Valtteri Bottas apareceu entre os dez primeiros, com o nono lugar, enquanto Pierre Gasly foi o décimo colocado. Fernando Alonso e Sebastian Vettel foram o décimo primeiro e o décimo segundo colocados, respectivamente. Com o desempenho apresentado no TL1 é esperado que os dois pilotos façam um bom trabalho neste fim de semana.
A Fórmula 1 retorna às 14h (pelo horário de Brasília), para a realização do TL3, antes da classificação ser disputada às 17h.
Saiba como foi o TL2 na Cidade do México
Assim que a pista foi liberada para a pista, a temperatura no circuito estava na casa dos 40°C, com 26°C no ambiente.
George Russell retornou ao seu carro, assim como Esteban Ocon, Alexander Albon, Kevin Magnussen e Yuki Tasunoda. Porém, a Haas ainda estava trabalhando para recuperar o carro do piloto dinamarquês que foi usado por Pietro Fittipaldi.
GREEN LIGHT
Out the cars head for FP2, a 90-minute session dedicated to testing the 2023 Pirelli prototype tyres
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Os pilotos que cederam os seus carros aos jovens pilotos, tinham a oportunidade de avaliar os pneus do fim de semana por meia hora, antes de começar os testes pela Pirelli. Russell, Ocon e Tsunoda usavam os pneus médios, enquanto os outros competidores estavam com os pneus protótipos.
Verstappen abriu a tabela de tempos ao registrar 1m22s464, mas pouco depois o holandês obteve 1m22s235. Sainz saltou para a primeira posição com 1m21s943, separado em 0s243 de Pierre Gasly. Os pilotos estavam seguindo um cronograma definido pela Pirelli, entre voltas rápidas e voltas em modo de simulação de corrida, como os stints deveriam ser feitos.
Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Sainz, Gasly, Verstappen, Leclerc, Pérez, Hamilton, Russell, Alonso, Ocon e Ricciardo. Russell que trabalhava com os pneus médios, surpreendeu ao ocupar o primeiro lugar com 1m21s742.
Os tempos dos pilotos definidos com os pneus macios de 2023 era mais lento do que os pilotos conquistaram com o C4 que fora trabalhado pela manhã. Para comparação, no TL1 alguns pilotos conseguiram tempos na casa de 1m20s.
Com quinze minutos de atividade, Verstappen saltou para a ponta com 1m21s588, enquanto Tsunoda passou a ser o terceiro colocado anotando 1m21s831. Se o pneu fornecido pela Pirelli for correspondente ao C5 da sua gama, neste primeiro momento eles são um pouco mais lentos, mas apresentam uma certa resistência. Lembrando que no México a Pirelli fornece a gama intermediária de pneus (C2, C3 e C4).
Pérez saltou para a ponta, superando Verstappen em 0s009, também avaliando os pneus protótipos. Novamente era possível observar os pilotos cometendo alguns erros pelo traçado, principalmente quando fugiam um pouco do traçado esperado.
Russell, Tsunoda e Ocon retornaram ao traçado com os pneus macios para dominar a atividade. O piloto da Mercedes cravou 1m19s970, seguido pelo piloto da AlphaTauri que anotou 1m20s798. Ocon então ocupou o terceiro lugar registrando 1m21s177. Dos pilotos que avaliavam os pneus protótipos, Hamilton era o competidor que tinha o melhor tempo, anotou 1m21s509, para superar Sergio Pérez.
Our fastest man out on track so far
George Russell, with a lap time of 1:19.970
(Russell, Ocon, Tsunoda, Magnussen, and Albon have 45 minutes of the session to run their usual tyre allocation before joining the 2023 Pirelli prototype tyre test) #MexicoGP #F1 pic.twitter.com/cU9nId9ZLq
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Após a primeira meia hora de atividade, os dez primeiros eram: Russell, Tsunoda, Ocon, Hamilton, Pérez, Verstappen, Leclerc, Sainz, Bottas e Gasly. Albon passou a usar os pneus macios, após ser liberado para a pista. Por outro lado Magnussen foi direto para os pneus protótipos, sem trabalhar com os pneus que serão usados durante o fim de semana.
Magnussen perde ao menos cinco posições no grid de largada do domingo, pois o motor de combustão interna (ICE) precisou ser substituído.
Na curva 8 Charles Leclerc perdeu a traseira do carro e bateu na barreira de contenção. A asa traseira e toda a parte traseira do carro ficou danificada. A sessão foi imediatamente interrompida com uma bandeira vermelha para a remoção do carro e a substituição da barreira.
Charles Leclerc crashes out in FP2!
#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/hHnCfNNuyy
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Após cerca de 17 minutos de paralisação da sessão, a pista foi liberada mais uma vez e os pilotos foram retornando ao traçado.
We go green again!
Just over 37 minutes remain in the session
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Depois do retorno da atividade, vários pilotos partiram para a simulação de corrida e os tempos aumentaram. Finalmente aqueles que pilotos começaram a sessão avaliando os pneus do fim de semana, estavam trabalhando com os protótipos para a coleta de dados.
Os carros estavam se perdendo em algumas curvas, saindo de lado, sem os pilotos encontrarem a aderência. As imagens mostravam principalmente Fernando Alonso que brigava com o comportamento do carro da Alpine com os compostos do próximo ano.
O TL2 foi mais uma vez encerrado por bandeira vermelha, a Alfa Romeo identificou um problema e pediu para o piloto encostar o carro imediatamente.
RED FLAG
Zhou Guanyu has pulled to the side at Foro Sol after being told to stop the car
The FP2 session will not be resumed, with less than a minute remaining on the clock #MexicoGP #F1 pic.twitter.com/YCrJJn6i11
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FP2 CLASSIFICATION
George Russell finishes on top for FP2! #MexicoGP #F1 pic.twitter.com/nLrDWuvH85
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