O Modo Ataque ditou o ritmo da corrida desse sábado (15), proporcionando mais uma prova bem movimentada no Circuito de Jeddah Cornich. Oliver Rowland emplacou mais uma vitória com a Nissan, conseguindo se distanciar de Taylor Barnard e Jake Hughes ao final da prova.
O piloto da McLaren fez uma excelente prova, embora não tenha conseguido converter a pole em vitória, apresentou um desempenho seguro. Ao final da corrida, não se intimidou com os veteranos da Fórmula E fez uma ultrapassagem dupla e depois conseguiu bloquear todas as investidas de ultrapassagem de Hughes, mesmo com o piloto da Maserati contando com o Modo Ataque.
A prova de Jake Dennis também merece destaque, o piloto da Andretti escalou o pelotão, brigou pela vitória e cruzou a linha de chegada na 4ª posição.
Embora Lucas di Grassi tenha figurado entre os líderes no começo da corrida, ficou apenas com o 16º lugar, com a Lola Yamaha.
Com o segundo triunfo da temporada 2024, Rowland é o líder da competição com 68 pontos conquistados, seguido por Barnard que tem 51 pontos, contra 39 de Antônio Felix da Costa e 37 de Max Günther.
Saiba como foi o e-Prix de Jeddah
Neste sábado, os pilotos da Fórmula E se reuniram mais uma vez para disputar a segunda prova do fim de semana. Com uma segunda classificação, Taylor Barnard da McLaren faturou a pole após disputar o duelo final com Oliver Rowland.
Max Günther, que faturou a pole e a vitória na sexta-feira, obteve apenas a sexta posição para o segundo embate do fim de semana.
It’s a Nissan powertrain front-row lockout at the #JeddahEPrix!
Who wins Round 4?
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
Por conta da desclassificação por infração o regulamento técnico, Stoffel Vandoorne iniciou a prova do último lugar do grid.
Durante a segunda corrida deste sábado, apenas o sistema do Modo Ataque foi utilizado, depois da introdução bem-sucedida do pit-boost. O que não mudou, foi as 31 voltas programadas para a prova do sábado.
A primeira tentativa de largada foi abortada, pois parte do grid não tinha ocupado a posição correta do grid, criando alguns buracos no pelotão. Depois que aconteceu o reposicionamento, o início da prova foi autorizado.
Após a largada autorizada, Barnard conseguiu manter a liderança, enquanto Hughes superou Rowland. Da Costa foi atingido por Günther, perdendo várias posições, já que caiu para o vigésimo lugar. Com o choque entre eles, Nato também foi um tanto atrapalhado, já que estava próximo dos competidores.
Collision on lap one
Maximilian Günther goes deep and makes contact with da Costa sending them both to the pits. #JeddahEPrix pic.twitter.com/bkONluQwxE
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
Na volta seguinte, Günther e da Costa se lançaram aos boxes para que os danos fossem avaliados, mas apenas o bom português retornou ao traçado. A prova seguiu, com Barnard lidado com as investidas do ex-McLaren. Rowland também acompanhava de perto o duelo que acontecia à sua frente. Bird por sua vez, era o quarto colocado.
No terceiro giro, Lucas di Grassi foi o primeiro piloto a ativar o Modo Ataque. Neste mesmo momento, Da Costa encostava o carro em uma agulha da pista, dando por encerrado a sua participação no e-Prix de Jeddah.
Ao chegar na quinta volta, os dez primeiros eram: Barnard, Hughes, Vergne, Rowland, Ticktum, Bird, Di Grassi, Frijns, De Vries e Nato. O brasileiro aproveitava a potência extra para colocar a Lola Yamaha no top-10.
Di Grassi seguiu escalando o grid, chegando a duelar com Barnard pela liderança. O brasileiro era o competidor a pressionar o pole da corrida.
As posições mudavam constantemente, conforme a primeira ativação do Modo Ataque acontecia na pista. Rowland então assumiu a liderança da prova, com o brasileiro recuando para o quinto lugar.
Para poupar um pouco de energia para o final da corrida, Barnard flutuava entre os cinco primeiros colocados, já que não é muito vantajoso ficar na liderança por muito tempo.
Os duelos se intensificavam com a metade da prova se aproximando. Na volta 14, entre os dez primeiros, apenas Barnard, Vergne e Ticktum ainda contavam com duas ativações do Modo Ataque.
Restando 13 voltas para o final, os dez primeiros eram: Rowland, Barnard, Cassidy, Vergne, Hughes, Ticktum, Evans, Wehrlein, Dennis, Frijns. Di Grassi era o décimo primeiro colocado, aguardando o momento correto para usar os seus últimos quatro minutos de Modo Ataque.
O destaque nesse momento da prova era para Cassidy que tinha ganhado 14 posições, no entanto, o piloto teria que lutar muito com os outros adversários, já que não tinha mais Modo Ataque para ativar até o final da prova.
No giro 24, Rowland ativou a sua última utilização de Modo Ataque, deixando o competidor da Nissan batalhar com Dennis. O piloto da Andretti que escalou o pelotão, tinha uma melhor situação de bateria para o final da prova.
Evans que batalhou para estar entre os dez primeiros colocados, abandonou a prova por conta de problemas no carro.
Com seis voltas para o final, os dez primeiros eram: Rowland, Dennis, Barnard, Vergne, Hughes, Cassidy, Ticktum, Vandoorne, Müller, Di Grassi.
O piloto da McLaren fez uma excelente manobra para retornar para a primeira posição, passando por Vergne e Rowland, usando o restante do seu Modo Ataque para brigar pela vitória.
BARNARD ON THE CHARGE
Can the youngest @juliusbaer Pole sitter claim his first win? #JeddahEPrix pic.twitter.com/gZmhBiPJSU
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
Rowland voltou a assumir a liderança da corrida, abrindo cerca de 1s7 de vantagem para o piloto da McLaren. Com um duelo intenso, Barnard apostava em uma tática mais agressiva para se defender das investidas de Hughes. Mesmo contando com mais potência, Barnard foi mantendo o adversário atrás.
Rowland foi o primeiro a recepcionar a bandeira quadriculada, seguido por Barnard que manteve a segunda posição. Hughes celebrou a terceira posição. Dennis não foi ao pódio mais ficou com a quarta posição.
Depois de uma prova dinâmica, Di Grassi foi apenas o décimo sexto colocado.
A British 1-2-3-4 at the #JeddahEPrix!
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
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