Richard Verschoor conquista a pole para a corrida principal da Fórmula 2 em Mônaco. O piloto da Trident obteve o melhor tempo do Grupo A e ficou torcendo dos boxes para não ser superado por nenhum competidor do Grupo B.
Os últimos minutos da sessão foram bem movimentados e embora Victor Martins tenha faturado 1m21s310, não superou a marca de 1m21s283 obtido pelo piloto holandês.
Os tempos serão combinados para formar o grid das provas Sprint e Principal.
O brasileiro Gabriel Bortoleto conquistou a 9ª posição, enquanto Enzo Fittipaldi começa a prova ocupando o 11° lugar. Algumas mudanças ainda podem acontecer no grid, pois a direção de prova investigará alguns problemas de impedimento durante as voltas rápidas.
A Fórmula 2 retorna neste sábado às 09h15 para o duelo da prova Sprint.
Saiba como foi a classificação da Fórmula 2
A Fórmula 2 segue para a disputa do 5° evento do ano, agora em Mônaco.
O TL1 foi realizado na quinta-feira, depois os pilotos foram divididos em dois grupos para a disputa da sessão classificatória.
Por conta do traçado de Mônaco ser muito estreito, os 22 pilotos são divididos em dois grupos com 11 pilotos cada. Por meio de sorteio, ficou definido que os pilotos dos carros de número par são o Grupo A, enquanto o Grupo B é formado por carros ímpares.
Com apenas quinze minutos de sessão, os carros foram rapidamente liberados ao traçado. Após cinco minutos, Miyata surgiu na ponta com 1m27s498, mas a marca foi rapidamente trucidada por Zak O’Sullivan que obteve 1m23s118.
Na primeira tentativa de volta rápida, a sequência na tabela era: Sullivan, Hadjar, Correa, Verschoor, Antonelli, Bortoleto, Fittipaldi, Cordeel, Dürksen, Colapinto e Miyata.
Algun pilotos avançaram para uma sétima volta com o mesmo jogo de pneus. Sullivan melhorou ainda mais a sua marca, para 1m22s202, contra 1m22s315 de Verschoor e 1m22s564 de Hadjar. Miyata quase foi acertado por Hadjar, por estar lento no túnel.
As equipes deram preferência para os pilotos permanecerem com o mesmo jogo de pneus do início ao fim da sessão. Antonelli que estava em volta rápida, foi atrapalhado por Correa, podendo gerar uma punição com o término da classificação.
Com o cronômetro ficou definido que Verschoor tinha o melhor tempo nesta sessão, com a marca de 1m21s283. Hadjar ficou com a segunda posição, separado por 0s157 do líder. Colapinto era o terceiro colocado. Botorleto foi superado por Antonelli e ficou com a quarta posição.
Depois de uma breve pausa, o Grupo B foi liberado para a pista. No entanto, após cinco minutos de atividade, Rafael Villagomez estampou o muro de contenção na Sainte Devote. Imediatamente a classificação foi encaminhada para a bandeira vermelha.
Mesmo com tempos tão altos, a sequência na tabela era: Maloney, Martins, Martí, Stanek, Barnard, Aron, Maini, Hauger, Villagomez, Crawford e Bearman.
A pista não demorou muito para ser liberada e os pilotos começaram a se preparar para a busca de uma volta rápida. Maloney surgiu na liderança mais uma vez, com o tempo de 1m21s941, separado por 0s749 de Martins. No entanto, os pilotos ainda contavam com mais 4 minutos de sessão pela frente, para buscar um melhor desempenho.
Com o cronômetro zerado, Victor Martins obteve 1m21s310, para liderar o Grupo B. Stanek foi retirado da ponta por pilotos que conseguiram uma marca melhor, como foi o caso de Paul Aron com 1m21s347.
Algumas investigações serão realizadas depois da classificação.
O Grupo A fica com a pole, depois do melhor tempo ser estabelecido por Richard Verschoor.
Richard Verschoor takes pole in Monaco with a 1:21.283! 🙌
Victor Martins will start second after topping Group B
The grid order will then be determined by an aggregated result of the Qualifying sessions.
Read more below for a full explainer 👇 #F2 #MonacoGP pic.twitter.com/sS0QRIpJff
— Formula 2 (@Formula2) May 24, 2024