O GP da Itália encerrou a rodada tripla que foi iniciada na Bélgica. Max Verstappen venceu as três provas, contando com um desempenho invejável e boas estratégias, enquanto a Ferrari se viu superada pelos adversários diante de diversos erros.
O holandês se aproxima da conquista do seu segundo título, pois a equipe está trabalhando de forma irretocável. Talvez nem mesmo time austríaco acredite no trabalho que realizaram e na forma como as coisas andaram depois das férias.
A prova disputada em Monza contou com nove pilotos punidos, os times aproveitaram para realizar a troca de alguns componentes do motor, enquanto outros pilotos também passaram por uma troca de câmbio. A temporada está chegando ao final, mas agora os times também vão enfrentar algumas das pistas mais intensas e com alto nível de dificuldade, desta forma é bom contar com um motor em melhor estado.
Confira a tabela de como ficou o Campeonato e vamos sobre as considerações da etapa:
The state of play, with six races remaining…#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/75CA21EL8B
— Formula 1 (@F1) September 12, 2022
RED BULL
O time tem sido brilhante, a Red Bull já ficou conhecida em outros Campeonatos por melhorar bastante a sua performance no retorno das férias, mas esse ano podemos afirmar que o time apresenta uma abordagem consistente desde o início da temporada.
O começo do fim de semana revelou um equilíbrio entre Red Bull e Ferrari, o time austríaco também entrou no saldão das punições, sabendo que os seus pilotos não dividiriam a primeira fila no domingo. Max Verstappen até duelou com Charles Leclerc pela pole, mas começou a corrida da sétima posição.
No domingo o holandês que começou a prova com os pneus macios, foi escalando o pelotão e alongou o primeiro Stint, já era o líder da prova na volta 12. O holandês cruzou a linha de chegada na primeira posição, mas a prova foi encerrada com o Safety Car na pista. Durante a volta 47 Daniel Ricciardo provocou a entrada do carro de segurança e a prova não pode ser retomada ao seu ritmo normal.
Max contou com um pouco de sorte, pois a Ferrari apostava em um reestabelecimento da corrida, para que Charles Leclerc duelasse com o holandês de forma direta. O carro guiado por Verstappen também apresentou uma conservação de pneus melhor do que o carro da Ferrari, colaborando para o ritmo que vimos Verstappen desempenhar na pista.
Sergio Pérez começou a prova da décima terceira posição, também por passar por trocas no motor. Nas primeiras voltas da prova, Pérez acompanhou o ritmo de Carlos Sainz para a escalada do pelotão, mas na sexta volta começou a enfrentar problemas nos freios dianteiros. A equipe então antecipou a parada do mexicano, evitando um abandono, mas isso comprometeu o primeiro stint de Pérez e o restante da sua prova. O piloto precisou remar mais uma vez o pelotão e terminou a corrida no sexto lugar.
O saldo novamente é positivo para a Red Bull, mesmo com Pérez terminando a prova em uma posição abaixo do esperado. Verstappen conquistou mais uma vitória e pódio e a equipe pode seguir confiante para Singapura e a possibilidade de melhorar a situação de Sergio Pérez, para encerrar a temporada 2022 com os dois pilotos na liderança do Campeonato.
FERRARI
A Ferrari estava bem competitiva em Monza, os treinos livres indicavam que a disputa entre Red Bull seria mais uma vez apertada. E de fato tivemos um duelo entre Charles Leclerc e Max Verstappen, com o monegasco estabelecendo o melhor tempo. Carlos Sainz até brigou pela volta rápida e auxiliou Leclerc na conquista, pois estava ciente da sua punição e da necessidade de começar a prova do final do pelotão.
A prova seguiu o seu curso, a Ferrari mudou um pouco a estratégia, antecipando a troca de pneus de Charles Leclerc, por conta da aproximação de Max Verstappen, mas também era uma forma de deixar o monegasco mais competitivo para o final da prova. O Safety Car foi acionado na volta 47 e Leclerc e Verstappen realizaram as suas trocas de pneus. O monegasco aguardou o reestabelecimento da prova para disputar diretamente com o rival, mas como a corrida foi encerrada em regime de Safety Car, o piloto que cravou a pole, não deixou a casa da Ferrari com uma vitória.
Este foi o melhor resultado de Leclerc nas últimas cinco corridas, confirmando mais uma vez que as coisas não estão fáceis para a Ferrari.
Carlos Sainz fez uma corrida de recuperação, um pouco frustrado por não ter a oportunidade de começar a prova das primeiras posições, mas essa era a última melhor oportunidade para uma troca de motor. O espanhol terminou a prova na terceira posição, depois de começar a corrida da décima oitava posição. Sainz teria uma oportunidade de duelar com George Russell pelo pódio se não fosse todo o procedimento com o Safety Car no final da prova.
MERCEDES
A Mercedes passou a sexta-feira testando várias configurações, o TL2 foi extremamente desanimador pela queda de desempenho. A pista de Monza seria um desafio para a equipe, mas por conta da progressão, a equipe ainda esperava um bom resultado no domingo.
Lewis Hamilton foi outro piloto que começou a corrida do final do pelotão, na Holanda o piloto esteve envolvido em um incidente com Fernando Alonso, que acabou prejudicando a unidade de potência usada pelo inglês. Hamilton passou pela troca do motor, sabendo que teria que escalar o pelotão no domingo.
O início da corrida para Hamilton foi de um ritmo mais lento, dificuldade para realizar algumas ultrapassagens e uma certa demora. Hamilton chegou ao Top-10 apenas na volta 18, o piloto tinha o plano de alongar o primeiro stint e assim fez, permanecendo na pista até a volta 33 antes de substituir os pneus médios por compostos macios.
O inglês cruzou a linha de chegada na quinta posição, contribuindo para a Mercedes conquistar mais alguns pontos em Monza, a equipe acreditava que era possível levar o piloto ao Top-5. Em um primeiro momento Hamilton até mesmo duvidou, por conta do peso do carro no começo da prova e o superaquecimento dos pneus. Lewis Hamilton terminou a prova à frente de Sergio Pérez, mesmo com o piloto da Red Bull tendo uma certa vantagem na largada.
George Russell dividiu a primeira fila com Charles Leclerc por conta dos pilotos que lideram com punições, mas com quatro voltas precisou lidar com Max Verstappen. O britânico terminou a prova na terceira posição. A Mercedes pode não ter um carro tão competitivo como Red Bull e Ferrari, mas segue de forma silenciosa capitalizando os seus pontos e se garantindo no pódio.
ALPINE
Era esperado que a Alpine tivesse um bom desempenho em Monza, mas nos treinos livres a equipe não parecia muito segura para estar no Top-10. Esteban Ocon entrou para a lista dos pilotos punidos, mas a Alpine ainda acreditava que o piloto francês chegaria ao Q3 na classificação, infelizmente a sessão não ocorreu de forma esperada.
Fernando Alonso foi até o Q3, mas estava brigando com a aderência dos pneus macios, por fim ficou com a décima posição. No domingo Alonso começou a corrida da sexta posição e permaneceu no Top-10 por um bom tempo, mas conforme a corrida foi avançando, o espanhol precisou abandonar – a equipe identificou um problema na pressão da água e para evitar danos maiores, o piloto não pode prosseguir em pista.
Esteban Ocon ficou preso no trenzinho do DRS e não conseguiu avançar para o Top-10, o piloto que tinha sido punido começou a corrida da décima quarta posição e cruzou a linha de chagada como décimo primeiro.
Depois de uma sequência pontuando com os dois carros e retirando pontos da McLaren, a Alpine por fim fechou a última etapa da rodada tripla sem pontos.
MCLAREN
A McLaren seguiu para a Itália sem muitas expectativas, principalmente pelas características do circuito, mas as atividades realizadas na sexta-feira foram positivas, o time aproveitou para coletar dados e também testar algumas configurações diferentes.
Se a classificação não aconteceu da forma esperada pela Alpine, a McLaren se surpreendeu ao chegar com os dois pilotos no Q3, isso abriu uma oportunidade maior no domingo, pois os pilotos ganharam posições para a largada.
Lando Norris começou a prova da terceira posição, enquanto Daniel Ricciardo era o quarto. Infelizmente Norris teve um início de corrida bem ruim, perdendo várias posições depois da largada por conta do anti-stall. O resultado que o piloto britânico poderia obter no domingo poderia ser um pouco melhor, mas ele cruzou a linha de chegada na sétima posição, ajudando a McLaren a conquistar pontos.
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Daniel Ricciardo estava realizando uma boa corrida, o ritmo permitiria os dois carros terminarem no Top-10, mas o australiano terminou a corrida mais cedo, por conta de um abandono provocado por um vazamento de óleo. Na volta 47 Ricciardo encostou o carro e provocou a entrada do Safety Car, o final da prova foi completamente afetado, onde a direção de prova não conseguiu retornar a prova para o ritmo de bandeira verde. A McLaren conquistou pontos, mas poderia ter aproveitado um pouco mais se os dois carros estivessem nos pontos.
ALFA ROMEO
A dupla da Alfa Romeo esteve um pouco mais confiante na sexta-feira, onde observaram um ritmo melhor do que o apresentando nas últimas etapas. Na classificação os pilotos seguiram para o Q2. Zhou Guanyu começou a corrida da nona posição, enquanto Valtteri Bottas lidou com mais uma punição por troca de motor.
No domingo Zhou conseguiu travar uma disputa intensa com Nyck De Vries, lutando pela nona posição, mas o piloto chinês cruzou a linha de chegada na décima posição, em mais uma performance superatrativa. Os pontos são extremamente importantes para a Alfa Romeo, principalmente após este ser o primeiro ponto desde o GP do Canadá, o time então segue na sexta posição do Campeonato de Construtores.
Valtteri Bottas tinha uma corrida de ‘recuperação’ para ser realizada, embora essa parte final do pelotão seja o lugar que a equipe anda figurando. Bottas não teve uma boa largada, o carro também passou por um problema de anti-stall e ele ainda se envolveu em uma confusão na largada que ocasionou danos no carro. O ritmo era bom e ele recuperou algumas posições, terminando a prova na décima terceira posição, mas novamente fora dos pontos.
Por conta de todos os problemas enfrentados nos últimos finais de semana, mesmo fora dos pontos, o resultado do piloto finlandês em Monza foi positivo.
HAAS
Antonio Giovinazzi realizou o TL1 com a Haas, a Ferrari organizou a participação do seu piloto reserva na Itália, o piloto retornará ao carro da Haas nos Estados Unidos. Desta forma Mick Schumacher não participou da primeira atividade e assumiu o carro no TL2, mas depois de completar algumas voltas o carro apresentou problemas e ele ficou parado nos boxes. O time então optou por realizar algumas alterações no carro que infelizmente ocasionaram uma punição ao piloto alemão.
Desta forma Kevin Magnussen ficou responsável pela coleta de dados da Haas na sexta-feira e os testes das configurações, mas o desempenho apresentado não era nada animador e como o time já esperava, este seria mais um fim de semana difícil para a Haas.
A classificação foi igualmente difícil e por consequência, a corrida não foi muito animadora. Kevin Magnussen se envolveu em um incidente com Valtteri Bottas no começo da prova, que comprometeu ainda mais o desempenho do carro. Mick Schumacher travou algumas disputas, como a protagonizada com Nicholas Latifi, o alemão então terminou a prova no décimo segundo lugar.
A Haas não esperava muito de Monza e encerrou a prova fora dos pontos, mas a posição conquistada por Schumacher foi um ponto para celebrar em um fim de semana tão complicado.
ALPHATAURI
Na sexta-feira a equipe italiana sabia que teria muito trabalho pela frente, mas estavam lutando para buscar pontos e aproveitar as oportunidades. Yuki Tsunoda terminou o TL1 dentro do Top-10, mas também entrou para a lista de pilotos punidos. O piloto japonês recebeu uma quinta reprimenda na Holanda por conta do cinto de segurança, gerando uma punição para o GP da Itália. A AlphaTauri encarou esse momento como uma oportunidade e realizou algumas alterações no motor usado por Tsunoda.
Pierre Gasly então ficou com a responsabilidade de ter um fim de semana melhor, o francês avançou para o Q3, aproveitando a oportunidade de começar a corrida do Top-10 e lutar por pontos. No domingo assim se fez, travou disputas importantes, mas o único revés foi ficar preso em um trenzinho de DRS. Gasly então garantiu a oitava posição.
Tsunoda não conseguiu fazer muito depois da punição, o piloto acreditava em um bom ritmo para o domingo, mas não teve um bom desempenho na prova e mesmo trocando os pneus do carro, algo aparentava estar errado – o piloto conseguiu apenas um décimo quarto lugar.
ASTON MARTIN
A sexta-feira começou com Nyck De Vries guiando o carro da Aston Martin, depois do time utilizar o piloto holandês para cumprir o regulamento de 2022. A equipe confiou testes aerodinâmicos ao jovem piloto, enquanto Sebastian Vettel estava nos boxes.
O início do fim de semana da Aston Martin foi daquela mesma forma que já conhecemos, sem a possibilidade de alimentar muitas esperanças. A classificação foi igualmente difícil e para completar o fim de semana duro, a Aston Martin não conseguiu terminar a corrida, tanto Sebastian Vettel, como Lance Stroll foram forçados a abandonar.
Vettel enfrentou um problema no sistema de recuperação de energia, enquanto no carro do canadense foi identificado um problema no motor e para não gerar danos maiores, ele retornou aos boxes se retirando da prova.
WILLIAMS
Alexander Albon participou dos treinos livres na sexta-feira normalmente, mas foi afastado das atividades no sábado, após ser diagnosticado com apendicite. Porém, no tempo em que passou com o carro, Albon demostrou que a Williams poderia sonhar com um bom resultado neste fim de semana.
De Vries então foi acionado para guiar o carro de Albon pelo restante do fim de semana e não dez feio em sua primeira participação em uma corrida de F1. Na classificação o holandês chegou ao Q2 e conseguiu começar a corrida da oitava posição por conta das punições que foram distribuídas para nove pilotos.
Na corrida De Vries surpreendeu, mesmo enfrentando um pouco de dificuldade com o carro no começo da prova, fez o possível para se manter entre os dez primeiros colocados. Se defendeu de Zhou Guanyu nas últimas voltas para garantir a nona posição. Por fim se destacou no fim de semana pela atuação que teve em pista.
Infelizmente Nicholas Latifi não conseguiu tirar proveito da pista que era um pouco mais favorável ao carro da Williams, seguiu da mesma forma no final do pelotão, empolgando apenas na disputa com Mick Schumacher. O canadense novamente reclamou do desempenho do carro e foi mais uma vez questionado, principalmente pelo desempenho de De Vries.
A Fórmula 1 agora realiza uma pausa de duas semanas por conta do cancelamento do GP da Rússia.