ColunistasFórmula 1Post

Raio-X do GP da Espanha

Lewis Hamilton colocou na conta mais uma vitória perfeita, desta vez no GP da Espanha. Foi uma prova curiosa por conta do calor e das disputas travadas. Novamente os pneus ditaram o ritmo da prova e como os pilotos buscaram melhores posições. Saiba mais sobre as equipes:

Mercedes

Hamilton e Bottas no GP da Espanha
Hamilton e Bottas no GP da Espanha – Foto: Daimler

A equipe segue dominando o campeonato e isso é um resultado do trabalho em conjunto que é realizado. Se vocês acompanharam por aqui o fim de semana do GP da Espanha, já sabem que a equipe liderou todos os treinos livres e classificação. A pole foi conquistada por Lewis Hamilton, o inglês ainda chegou à marca surpreendente de 156 pódios, quebrando outro recorde de Michael Schumacher.

No circuito espanhol, o desafio esteve em controlar o desgaste dos pneus, além de manter Max Verstappen afastado. O holandês que largou da terceira posição, aproveitou o vacilo de Bottas, para conquistar o segundo lugar e não deixar o finlandês retomar a posição.

Hamilton realizou uma corrida sólida, enquanto Bottas precisou se contentar com a terceira posição pois as estratégias da Mercedes não foram eficazes para a retomada do segundo lugar. O inglês ampliou a diferença no campeonato de pilotos para 37 pontos, enquanto o finlandês luta diretamente com o piloto da Red Bull pelo vice.

Red Bull

Max Verstappen conquista segunda posição no GP da Espanha - Foto: Red Bull Racing
Max Verstappen conquista segunda posição no GP da Espanha – Foto: Red Bull Racing

Max Verstappen fechou todas as sessões antes da corrida na terceira posição, o holandês se mostrava constante e uma forte ameaça ao time alemão. Durante a prova, após assumir a segunda posição, precisou administrar o uso dos pneus para evitar possíveis ataques de Bottas. Com o encerramento da sexta rodada do campeonato 2020, fechamos com Verstappen terminando no pódio cinco vezes. Como bem definido por ele “foi mais um fim de semana forte”.

Alexander Albon voltou a ficar distante do companheiro de equipe durante a classificação, assim como em algumas sessões de treinos livres. Após o término da corrida, o tailandês disse que a falta de aderência dos compostos prejudicou a sua corrida, infelizmente ele não encontrou a aderência necessária com nenhum dos compostos e mesmo ao tentar aliviar a tocada, com seis voltas já ficava com os compostos danificados.

A Red Bull segue como a segunda colocada no campeonato de construtores.

Racing Point

Sergio Pérez retorna para o GP da Espanha - Foto: Racing Point
Sergio Pérez retorna para o GP da Espanha – Foto: Racing Point

Surpresos? Acho que não, a equipe teve um bom fim de semana e parece que o retorno de Sergio Pérez surtiu efeito. Lance Stroll e o mexicano andaram próximos por todo o fim de semana, como se fossem uma sombra.

Durante a largada, a dupla ameaçou Bottas e quase dificultou a prova do finlandês. O mexicano foi punido por ignorar as bandeiras azuis, mas ainda chegou na quinta posição, logo atrás do companheiro de equipe.

O time retomou a terceira posição no campeonato de construtores, após perder aqueles quinze pontos, por conta da utilização dos dutos de freio.

Leia também: Racing Point perde pontos e leva multa após FIA aceitar protesto feito pela Renault
Lawrence Stroll quebra o silêncio e fala sobre como recebeu a decisão da FIA e as acusações das outras equipes

McLaren

Carlos Sainz no GP da Espanha - Foto: McLaren Media
Carlos Sainz no GP da Espanha – Foto: McLaren Media

A McLaren permanece na quarta posição do campeonato, mas ao chegar em Barcelona, o time levou com ele as angústias. Em Silverstone o carro de Carlos Sainz apresentou uma temperatura mais alta que a encontrada em Lando Norris. Com medo de algo dar errado, a equipe optou por trocar o chassi e outros componentes do motor do carro do espanhol.

A sexta-feira foi marcada pela falta de ritmo, mas no sábado o time se encontrou, os pilotos conseguiram um P7 e um P8. Os problemas da refrigeração foram eliminados, garantindo uma potência extra para a corrida realizada na casa de Sainz. Os componentes retirados vão passar por análise e devem retornar para o carro durante os treinos livres de sexta-feira.

O time de estratégia trabalhou pesado, principalmente para evitar que no momento das paradas, os pilotos retornassem no meio do bolo, perdendo mais tempo que o necessário.

Lando não teve a corrida ideal e fechou a prova em décimo quarto, enquanto Sainz fechou a prova na sétima posição.

Ferrari

Sebastian Vettel é o piloto do dia do GP da Espanha - Foto: Ferrari
Sebastian Vettel é o piloto do dia do GP da Espanha – Foto: Ferrari

A atual quinta colocada do campeonato ainda enfrenta dificuldades. Charles Leclerc foi o único a seguir para o final da classificação, mas o desempenho não foi o esperado e o monegasco largou do nono lugar com Sebastian Vettel na décima primeira posição.

O time de Maranello esperava obter uma quarta posição com o monegasco, munido pela estratégia de duas paradas, mas Leclerc acabou abandonando a prova com problemas elétricos, enquanto disputava espaço com Carlos Sainz da McLaren.

Vettel realizou uma parada e instalou os pneus macio, o piloto deveria ter outro pit-stop, mas permaneceu na pista até o final da prova até por conta da ameaça de chuva que ocorreu ao final da prova. O alemão se defendeu dos ataques de Stroll e Sainz, terminando a corrida em sétimo. Após muita luta na pista, Vettel venceu a votação de melhor piloto do dia.

Renault

Daniel Ricciardo - GP da Espanha - Foto: Renault Media
Daniel Ricciardo – GP da Espanha – Foto: Renault Media

O time francês deixou a Espanha sem conquistar nenhum ponto, foi um fim de semana difícil, o carro não se adaptou a pista. Para tentar uma posição melhor na corrida, a equipe optou pela estratégia de uma parada, mas Ricciardo concluiu a prova na décima primeira posição.

De fato, as equipes que estão disputando o meio do pelotão, acabam obtendo resultados próximos. Barcelona é um circuito favorável para a coleta de dados e a Renault vai analisar o que ocorreu na pista visando um melhor resultado nas próximas corridas.

AlphaTauri

Pierre Gasly no GP da Espanha - Foto: Red Bull Raing Media
Pierre Gasly no GP da Espanha – Foto: Red Bull Raing Media

A AlphaTauri voltou a somar pontos com Pierre Gasly, o piloto francês foi o responsável por tirar Sebastian Vettel do Q3, após uma boa volta que o levou a obter a quinta posição. Gasly largou do décimo lugar com Kvyat em décimo segundo. O time ainda busca melhorar na classificação, mas neste final de semana tiveram a chance de brigar pelos pontos.

Kvyat enfrentou um pouco mais de dificuldade com os compostos, perdendo o rendimento rapidamente, desta forma o russo terminou a prova na mesma posição de largada. Eles esperavam colocar os dois carros na zona de pontuação, mas isso a performance no carro de Kvyat dificultou a realização do desejo.

Alfa Romeo

Kimi Raikkonen - GP da Espanha
Kimi Raikkonen – GP da Espanha

É duro ver Kimi Raikkonen disputando as últimas posições do grid, mas o finlandês foi o responsável por levar a equipe até o Q2. Não conquistar pontos é sempre o dilema das equipes, mas desta vez a corrida e as disputas vivenciadas pelo finlandês e o italiano, Antonio Giovinazzi, foram consideradas boas. Raikkonen quebrou o recorde de Fernando Alonso em quilometragem e agora possui 83.846 KM, percorridos.

Haas

Romain Grosjean no GP da Espanha em Barcelona - Foto: Haas
Romain Grosjean no GP da Espanha em Barcelona – Foto: Haas

Os primeiros treinos livres foram fundamentais para acreditar que a Haas teria um fim de semana melhor, mas no sábado as coisas voltaram a desandar e não conseguiram disputar um lugar melhor no grid. O time voltou a enfrentar a dupla da Alfa Romeo e em uma dessas disputas Grosjean e Giovinazzi se encontraram e uma peça do carro da Haas acabou se soltando. A disputa permanece localizada no fim do grid.

Williams

George Russell no GP da Espanha - Foto: Williams
George Russell no GP da Espanha – Foto: Williams

Desta vez George Russell não evoluiu para o Q2 e o time saiu de P18 e P19. Eles se sentiram confiantes com os pneus, mas trabalharam com duas paradas. Foram vistos disputando com a Haas e Alfa Romeo, mas seguem disputando esta parte da tabela.

Infelizmente a partir do GP da Bélgica o “modo festa” será retirado dos carros e deve afetar o desempenho da Williams, principalmente durante a classificação. Antes de deixar este post, aproveite para conferir o nosso podcast sobre o assunto:

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo