ColunistasDestaquesPostWEC

Quarteto feminino conquista vitória nas 24 Horas de Spa-Francorchamps

Foi apenas no meio da noite que a Iron Dames conseguiu assumir a liderança em sua classe. Dominaram o restante da prova e cruzaram a linha de chegada com três voltas de vantagem

Neste domingo (31) a equipe Iron Dames, formada por Sarah Bovy, Michelle Gatting, Rahel Frey e Doriane Pin, conquistaram uma vitória muito marcante e colocaram novamente os seus nomes na história do automobilismo. As pilotas venceram as 24 Horas de Spa-Francorchamps se tornando a primeira equipe feminina a conseguir esse feito em sua classe.

A equipe dominou a segunda metade da prova, cruzaram a linha de chegada com folga, três voltas à frente dos seus rivais – foram 32 posições conquistadas. O time começou a prova largando em décimo primeiro lugar na classe Gold Cup, assumindo a liderança apenas no meio da noite, com a pilota Doriane Pin de 18 anos comandando. A francesa ajudou a construir a liderança impressionante com o Ferrari 488 GT3.

“Esta vitória inédita mostra a evolução e desenvolvimento do projeto. Corremos para inspirar e demonstrar ainda mais que o trabalho duro permite você alcançar os seus sonhos”, afirmou Deborah Mayer, fundadora da Iron Dames.

Por ser uma prova de resistência, é necessário manter a calma e a vitória é construída aos poucos. As pilotas lutaram para evitar incidentes, as experientes Sarah, Michelle e Rahel também foram fundamentais na prova, juntas conseguiram conquistar a 18ª posição no geral. Mesmo a vitória não ocorrendo geral, o feito é grandioso, pois elas disputaram com equipes que são experientes.

“Hoje é um dia muito importante para as mulheres no automobilismo. Todos aqui na equipe estão muito orgulhosos da Iron Dames e do que elas conseguiram. Marcando sua primeira vitória como equipe nas 24 Horas de Spa, elas fizeram história e agora podem avançar e progredir ainda mais”, disse a chefe de equipe, Andrea Piccini.

“As meninas pilotaram muito bem sem cometer erros e sempre tiveram um ótimo ritmo de corrida. Em particular, fomos surpreendidos por Doriane, que em sua primeira experiência em uma corrida de 24h administrou bem a pressão, mesmo à noite”, seguiu.

“Os engenheiros e mecânicos não perderam o ritmo durante a corrida e fizeram todas as escolhas certas em termos de estratégia e execução de uma série de pit stop excepcionais.”

Com a vitória, as pilotas buscam inspirar outras mulheres no automobilismo. O projeto da Iron Dames é grandioso. Está sendo um ano fantástico para o time que garantiu o seu primeiro pódio e pole para uma equipe feminina no Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

“Esse é um grande resultado, historicamente. É um sinal muito bom e uma mensagem potente para propagar. Queremos motivar mais meninas a conseguir o mesmo, para incentivá-las a se juntarem a nós no mundo do automobilismo”, afirmou a pilota Rahel Frey.

“Nós guiamos com macacões rosa em um carro rosa e isso está apenas reforçando a mensagem que queremos espalhar sobre envolver as mulheres no automobilismo. Foi uma corrida difícil e continuamos lutando, pois esperamos obter mais sucesso”, completou.

“Foi simplesmente incrível. A corrida foi incrível e muito emocionante. Fizemos um trabalho incrível, não cometemos erros e tivemos um bom ritmo. Também consegui fazer meu primeiro stint à noite. Foi um trabalho maravilhoso desempenhado pelas minhas companheiras de equipe. Eu quero chorar a cada segundo agora”, disse Doriane Pin emocionada com o resultado.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo