A Fórmula 1 realiza uma pausa após a rodada dupla composta pelas provas da Holanda e Itália, mas o WEC, a IndyCar e a MotoGP vão realizar as suas etapas.
Confira os horários!
WEC
Após dois meses de pausa do WEC, a temporada 2023 do Mundial de Endurance da FIA é retomado. Neste fim de semana acontece a penúltima etapa da temporada, com a categoria disputando às 6h de Fuji.
O duelo pelo título segue para o Japão, a Toyota é atual líder na classificação geral, contando com 152 pontos, 26 à mais do que a Ferrari. São 65 pontos ainda em jogo no campeonato, 25 em Fuji e 38 o Bahrein, além de um ponto extra pela pole em cada uma das provas.
A batalha deste fim de semana será protagonizada por 36 carros, que vão duelar no Fuji International Speedway, circuito de propriedade da Toyota. Com 4.563 km, esse é o circuito mais curto do calendário do WEC e está localizado a 100 km a oeste de Tóquio.
A Toyota tem um ótimo histórico no circuito de casa, com a equipe vencendo as cinco edições anteriores da prova. A Toyota foi derrotada apenas uma vez neste traçado, durante a nova era do WEC (2012), com a Porsche triunfando em 2015.
Doze hipercarros enfrentarão a prova, um a menos que a rodada de Monza, pois a Glickenhaus optou por não disputar a etapa japonesa por questões financeiras.
A batalha promete ser bem interessante, o Toyota n°8 de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa lidera o campeonato de pilotos com uma vantagem de 23 pontos. No entanto, todos os olhões estão voltados para a batalha acirrada pelo segundo lugar, com os pilotos da Toyota do carro n°7 – formado por José Maria Lopez, Mike Conway e Kamui Kobayashi, empatados com o trio vencedor de Le Mans da Ferrari, donos do carro n°51 Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado.
A BandSports transmitirá na madrugada de sábado para domingo às 6h de Fuji, contando com narração de Aldo Luiz e comentários de Rodrigo Mattar, Felipe Meira e Sergio Milani.
INDYCAR
A Indy realizará neste fim de semana o GP de Monterey, corrida que será realizada no Circuito de Laguna Seca. O traçado que atualmente recebe a prova tem 2.238 milhas ou 3.602 km de extensão, com uma mudança de elevação de 91m. A pista conta com 11 curvas, incluindo o ‘saca-rolhas’ nas curvas 8 e 8A. A prova era tradicionalmente disputada no final do campeonato.
Alex Palou celebrou a conquista do título em Portland, faturando o bicampeonato. O piloto espanhol fez uma temporada irretocável e faturou a quinta vitória do ano na etapa de Portland. Scott Dixon dividiu o pódio com o espanhol, obtendo o terceiro lugar.
LEIA MAIS: Alex Palou sacramenta título da Fórmula Indy com vitória no GP de Portland
Palou vai correr em Laguna Seca, etapa que o espanhol venceu em 2022, podendo repetir o feito neste fim de semana já como campeão de 2023. Desde o retorno da pista ao calendário, Colton Herta faturou as vitórias de 2019 e 2021.
No GP de Monterey disputado em 1996, Alex Zanardi executou uma manobra ousada para superar Bryan Herta na curva dificílima do ‘saca-rolhas’, a espetacular manobra de Zanardi ficou conhecida como “The Pass”. Essa é uma das provas icônicas da Indy disponibilizada em seu canal do Youtube.
MOTOGP
Depois de realizar a etapa da Espanha no último fim de semana, a MotoGP parte para a realização do GP de San Marino, no Circuito de Misano. A categoria novamente estará acompanhada da Moto 2, Moto 3 e Moto E.
O campeonato de motos elétricas realizará a sua última etapa de 2023.