ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Procedimentos do pit-lane são alterados após incidente no GP do Azerbaijão

Depois do problema com Esteban Ocon no Azerbaijão, FIA investiga o incidente e altera permissão para a entrada no pit-lane

No GP da Austrália e do Azerbaijão a Fórmula 1 enfrentou problemas com pessoas invadindo o pit-lane antes que a corrida fosse encerrada. Em Baku Esteban Ocon quase acertou alguns fotógrafos e fiscais que estavam se posicionando no pit-lane para o momento da celebração do pódio.

O piloto da Alpine se dirigiu na última volta ao pit-lane para trocar os pneus e cumprir a sua parada obrigatória. Mas se deparou com várias pessoas que estavam transitando pela faixa que acontece a passagem dos carros. Na ocasião funcionários da FIA precisaram prestar esclarecimentos aos comissários para informar o que aconteceu naquele momento.

Embora não seja muito comum os pilotos realizarem paradas no final da corrida – algo que foi alegado pela FIA – notaram que existia uma falha de segurança e os procedimentos foram alterados, valendo para o GP de Miami e pelo restante do ano.

LEIA MAIS: Falha na segurança quase acarreta acidente ao final do GP do Azerbaijão. Incidente foi investigado

Antes da realização do GP de Miami, a FIA publicou uma atualização das diretrizes para o final da prova. Agora não é mais permitida a entrada de pessoas não autorizadas no pit-lane até que a corrida seja encerrada. No comunicado a FIA disse:

“Os mecânicos da equipe não estão autorizados a se mover de seus boxes para o Parque Fechado com ventiladores de resfriamento, esperando que seus carros parem no final da corrida até que o último carro tenha recebido a bandeira quadriculada.”

“Qualquer outro pessoal ou VIPs não tem permissão para entrar no pit-lane até que o último carro tenha recebido a bandeira quadriculada. Qualquer infração resultará na remoção de passes da(s) equipe(s) em questão de eventos subsequentes e possível denúncia de a(s) equipe(s) infratora(s) aos Comissários.”

Uma falha já tinha acontecido no GP da Austrália de 2022 e voltou a se repetir em 2023, com a FIA cobrando um posicionamento dos organizadores, mas após a falha interna os procedimentos foram revisados para garantir a segurança dos pilotos e de todas as outras pessoas.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo