Após o GP da Austrália a FIA precisou investigar o caso de torcedores que tinham invadido a pista antes da corrida ser encerrada. No GP do Azerbaijão uma investigação semelhante precisou ser instaurada, pois Esteban Ocon quase acertou algumas pessoas que estavam no pit-lane antes do encerramento da corrida.
A movimentação no pit-lane já estava intensa quando Nico Hülkenberg foi aos boxes na penúltima volta. Quando Ocon seguiu para cumprir a sua parada obrigatória no último giro, alguns ficais e fotógrafos se posicionavam na linha do pi-lane se preparando para organizar o pódio e celebrações pós-corrida. O problema é que aquelas pessoas não deveriam estar naquela facha antes do encerramento da corrida, justamente em carro se alguém recorrer aos boxes.
Tanto a Haas, como a Alpine apostaram em paradas tardias, pois largaram com os pneus duros e aguardaram um momento de reviravolta na corrida para obter pontos ou salvar o final das suas corridas. Ocon quase acertou as pessoas que estavam no pit-lane, o piloto precisou reduzir a velocidade os fiscais foram desviando com a passagem do carro.
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A situação precisou ser investigada para compreender o momento que a falha começou. Porém, o incidente é parcialmente justificado, pois raramente os pilotos recorrem ao pit-lane na última volta. Mas algo semelhante aconteceu na Austrália, nas duas últimas corridas que aconteceram no país.
“Porque estamos preparando o pódio e a cerimônia enquanto ainda estamos correndo”, questionou Ocon. O francês achou o incidente uma loucura.
Na Austrália foi uma falha da organização, que não possibilitou segurança em um dos momentos mais críticos. No entanto, no Azerbaijão, a falha está relacionada à FIA e os funcionários que realizaram a liberação daquela área. O órgão regulamentador do esporte tomará as medidas necessárias o mais rápido possível para atualizar os procedimentos depois que os comissários ouviram a organização que cuida do parque fechado.
O comunicado
“Os comissários ouviram os representantes da FIA e determinaram que os representantes tomaram medidas para estabelecer a área de parque fechado e também permitir que a mídia e outras pessoas pudessem se reunir no início do pit-lane e no pit-wall do box durante a última volta da corrida, enquanto o pit-lane estava aberto e antes do pit-stop final de Ocon (Carro 31)”, disse a FIA através de comunicado.
“Observamos que era incomum que os representantes permitissem que essas pessoas entrassem no pit-lane pouco antes do final da corrida, no habitual percurso da preparação para o parque fechado e a cerimônia do pódio. No entanto, neste caso, houve um piloto que precisou ir para os boxes na última volta e este criou uma situação muito perigosa para quem estava no pit-lane na hora. Nós consideramos que foi uma sorte que não houve consequências graves por conta do que aconteceu hoje.”
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“Ressaltamos que os requisitos para garantir um evento seguro e organizado são primordiais. Isso foi reconhecido pela equipe da FIA. Percorremos os procedimentos e protocolos relevantes com os representantes da FIA em detalhes e exigimos que tomassem medidas imediatas para reconsiderar esses procedimentos e protocolos com as partes interessadas e relevantes (incluindo FOM, as equipes e a FIA) para garantir que a situação não ocorra novamente. Os representantes da FIA lamentam o ocorrido e garantem que farão isso a tempo para o próximo evento.”
Será estabelecido um controle maior de quem pode acessar o pit-lane e determinar o momento que isso poderá acontecer nos instantes finais da corrida.