Neste fim de semana a Fórmula E estará em Mônaco para a realização da 9ª etapa da temporada 2022/23. A prova corresponde ao início da segunda metade do Campeonato, o momento que a disputa vai se intensificar com o intuito de definir quem será o campeão.
A Fórmula E tem entregado ótimas corridas nesta temporada, provas dinâmicas e com muita disputa. Até o momento, quase 400 ultrapassagens aconteceram, destaque para a corrida de Berlim que quebrou recordes, ficando marcada por 8 pilotos que lideraram a rodada 7. A corrida em Mônaco é mais uma oportunidade para a categoria elétrica exibir o seu potencial, afinal, com carros menores as provas da Fórmula E costumam ser bem eletrizantes no circuito icônico.
LEIA MAIS: Introdução do pit-stop na Fórmula E é adiado para a 10ª temporada
Existe certa expectativa para essa corrida, principalmente para observar o que o Gen3 e os seus pilotos podem fazer em Mônaco neste ano. As ruas do Principado foram palco de alguns dos melhores momentos da história do automobilismo e a própria Fórmula E, principalmente quando a categoria optou por utilizar o traçado completo de Mônaco, assim como a Fórmula 1.
Antonio Félix da Costa conquistou a sua sétima vitória na 6ª temporada em Mônaco, sem dúvidas essa foi uma das corridas extremamente agitadas e empolgantes da história da Fórmula E. A prova contou com 28 ultrapassagens, foca apenas entre os seis primeiros colocados, a liderança da corrida também sofreu seis alterações.
Para os pilotos independente da categoria, é um prestígio muito grande para um piloto vencer nas ruas do Principado. “Mônaco é Mônaco, é simplesmente mágica”, diz o francês Vergne que já venceu nas ruas do Principado.
LEIA MAIS: Com metade da temporada concluída, Cassidy está na briga pelo título da 9ª temporada da Fórmula E
Atualmente Pascal Wehrlein lidera a tabela com a Porsche, o piloto alemão está desde a Arábia Saudita ditando o campeonato, a regularidade do competidor é um destaque. Pascal Wehrlein conquistou duas vitórias em Diriyah, enquanto obteve um segundo lugar no México. A Porsche tinha por objetivo contabilizar bons resultados no início da temporada, para ter uma chance melhor de lidar com a reta final do campeonato. Wehrlein chegou aos 100 pontos depois da oitava rodada.
Nick Cassidy atualmente é o vice-campeão, o piloto somou 96 pontos com a Envision. Cassidy venceu a segunda corrida realizada em Berlim, o piloto Kiwi conta ainda com mais três pódios. Os quatro pódios conquistados por Cassidy aconteceram depois que o piloto da Porsche conquistou as suas vitórias. A Envision tem a chance de pressionar em Mônaco e buscar mais um grande resultado.
Os pilotos da Jaguar também têm chamado a atenção, principalmente após o resultado de Mitch Evans e Sam Bird na etapa de São Paulo. O neozelandês começou a etapa de Berlim com mais uma vitória e fechou a rodada com um 4º lugar no domingo. Atualmente Evans é o quinto colocado no Campeonato, somando 86 pontos.
Monaco, we're coming for you 🤩
Introducing the #MonacoEPrix circuit ready for round 9️⃣ this weekend 🇲🇨 pic.twitter.com/tzQ5ieQfi7
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) May 2, 2023
A pista conta com 19 curvas e 3.337 km, o traçado é bem sinuoso e com várias ondulações. Por mais que a categoria agora conte com carros que possuem baterias mais eficientes, gerenciar a energia é um ponto chave nesta prova. A pista é um desafio para a unidade de potência do Gen3 que vai precisar trabalhar bastante ao longo do e-Prix.