Após a rodada dupla da Fórmula E em Berlim, a 9ª temporada chega em sua metade. Os resultados de Nick Cassidy em Hyderabad, Cidade do Cabo, São Paulo e rodada dupla em Berlim colocam o neozelandês com chances de disputar o título.
Em cinco etapas, Cassidy não foi ao pódio apenas na primeira corrida de Berlim, pois na segunda o piloto comemorou uma vitória. Em oito etapas disputadas o piloto não faturou pontos em apenas uma rodada, algo semelhante ao que aconteceu com Wehrlein. A Fórmula E é um campeonato que exige que os pilotos tenham resultados constantes e é exatamente isso que o líder o vice-líder do campeonato estão fazendo.
LEIA MAIS: Cassidy salta para a ponta, segura e Dennis e vence Corrida 2 em Berlim da Fórmula E
As duas corridas em Berlim foram bem movimentadas, mas no início da prova parecia que nenhum dos competidores estava disposto a liderar a prova por muito tempo. A ponta foi se alternando, até que da metade para a frente da Corrida 2, Cassidy manteve a ponta e foi lidando com as investidas de Jake Dennis.
A Andretti pediu para o piloto pressionar Cassidy, mas deixar para atacar no final da prova. Como líder, Cassidy lidava com a resistência do ar – esse é um dos motivos para o pessoal não querer ficar por muito tempo na ponta.
Para a Andretti a vitória também era importante, afinal a equipe estava perseguindo um bom resultado após quatro corridas de Dennis sem aparecer na zona de pontuação. Dennis cruzou a linha de chegada no segundo lugar, desta forma Cassidy celebrou a tão esperada vitória. Vergne que também vem perseguindo o sonho de conquistar o terceiro título, completou o pódio da corrida 2 em Berlim e se mantém como terceiro colocado no campeonato.
Pascal Wehrlein chegou aos 100 pontos, enquanto Nick Cassidy obteve 96 pontos e Jean-Éric Vergne conta com 81 pontos, contra os 80 obtidos por Jake Dennis. Temos uma clara disputa pelo título, Mitch Evans também saiu com uma vitória em São Paulo e repetiu o feito no sábado em Berlim, são mais 76 pontos ao piloto da Jaguar.
A situação da Envision é muito boa na competição, como vice-líderes do Campeonato de equipes, eles somam 153 pontos, contra os 168 obtidos pela Porsche. Porém, eles precisam enfrentar o restante da temporada como equipe e Cassidy e Sébastien Buemi tiveram um atrito no domingo pela manhã em Berlim.
Durante o TL3, Cassidy não compreendeu a manobra realizada por Buemi na pista, o Kiwi reclamou no rádio com a equipe. “O que ele está fazendo cara? Sinceramente. O cara, desde ontem está drogado.”
Cassidy seguiu: “Oh, isso foi realmente meio Seb. Uau, que bom companheiro de equipe. Ahh, o que ele está fazendo cara? Sério.” O neozelandês ainda imitou o seu colega suíço pelo rádio, dizendo: “O cara na minha frente, no interrogatório, dirá ‘ah, sim, Stoffel, eu seria o P1, mas peguei tráfego. Se minha mãe fosse um homem, blá, blá, blá.”
🤬 ‘WHAT IS HE DOING, MAN!?’ 🤬
Nick Cassidy wasn’t best pleased with teammate Sébastien Buemi yesterday 😬@SABIC #BerlinEPrix pic.twitter.com/18LtSPq4R5
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) April 23, 2023
Enquanto a equipe persegue os bons resultados e Buemi até brigou pela vitória no sábado, Sylvain Filippi tentou sessar os rumores que algo dentro do time vai mal.
“Já vimos isso antes. Quando você tem um carro para vencer corridas e campeonatos, as apostas são obviamente maiores. Às vezes, há um pouco de frustração. É nosso trabalho acalmar as coisas e depois garantir que eles estejam focados no trabalho. Eu prefiro muito mais ter isso e um carro rápido do que o contrário”, comentou o chefe de equipe da Envision.
Os pilotos são novos companheiros de equipe, Buemi foi contratado pela Envision, enquanto Cassidy já estava na equipe. Mesmo após o momento de raiva de Cassidy, Filippi garante que eles têm um bom relacionamento.
“Os meninos se dão muito bem. Está tudo bem. Mas quando o prêmio está tão próximo e você pode ver algo excitante, as emoções aumentam um pouco. É normal ver isso em qualquer categoria do automobilismo. Mas é nosso trabalho garantir que isso não prejudicará nosso trabalho no final do dia.”
Buemi e Cassidy se enfrentaram na fase de duelos da classificação do sábado e domingo. No domingo Cassidy deveria ter avançado, mas seu tempo foi excluído após a direção de prova afirmar que ele tinha usado de forma indevida a potência total de 350 kW.
LEIA MAIS: CONFIRA COMO FICOU O CAMPEONATO DE PILOTOS DA FÓRMULA E APÓS A SEGUNDA ETAPA DE BERLIM
Enquanto Buemi é o oitavo colocado no campeonato somando 57 pontos, o piloto também tem realizado um campeonato regular, mas não obteve vitórias ou pódios como Cassidy.
Pelos resultados do suíço na temporada passada, Buemi não era muito esperado no grid dessa temporada, mas a Envision contratou um piloto campeão da categoria. Buemi é um piloto agressivo e tem entregado.
Cassidy particularmente não gosta muito da pista de Berlim, mesmo após ter vencido nesse fim de semana. Um dos destaques da corrida do neozelandês foi a ultrapassagem dupla realizada na curva 6 que levou Cassidy de sexto lugar para terceiro e depois colaborou para a sua disputa pela vitória.
O neozelandês ainda tem um desafio após Mônaco, Cassidy enfrentará o restante da temporada sem Robert Sattler, que deixará a sua posição depois da corrida do Principado.
A Envision espera que a cordialidade entre os companheiros de equipe seja mantida e a metade final do Campeonato seja composta por bons resultados.