A Fórmula E retorna neste fim de semana, para a disputa da 3ª e 4ª rodada do campeonato na Arábia Saudita. Será enfrentada a primeira rodada dupla da temporada, depois das corridas únicas disputadas em São Paulo e na Cidade do México.
Com o Gen3 EVO ganhando destaque neste ano, as batalhas da categoria elétrica seguem marcadas por grandes disputadas. Temos tudo para ser novamente um campeonato super disputado, ponto por ponto.
Pit-Boost
Para Jeddah, a categoria terá a primeira corrida com a introdução do Pit-Boost, que consiste na realização de uma recarga rápida. Ficou definido que o sistema será usado em rodadas duplas, em ao menos uma das corridas do fim de semana.
O pit-boost foi um método encontrado para aumentar as possibilidades estratégicas das equipes, viabilizando a realização de pit-stops. Será obrigatório na corrida que for definida a sua utilização – quando o competidor for aos boxes, o seu carro receberá um aumento de 10% de energia (3,85 kWh) por meio de uma recarga de 600 kW de 30 segundos.
Todos os pilotos têm a obrigatoriedade de parar, mas dois pilotos de uma mesma equipe não pode ir para os boxes juntos. Cada equipe tem apenas um carregador disponível, inviabilizando uma parada dupla.
Na prova de Jeddah, os pilotos poderão cumprir o pit-stop, quando a bateria estiver abaixo de 60% e acima de 40%, no momento que a recarga for realizada.
O pit-stop mínimo te duração de 34 segundos, sendo 30 deles para o carregamento
Circuito Jeddah Corniche
O traçado usado pela Fórmula E neste fim de semana, é parte apenas uma parte do circuito usado pela Fórmula 1, formado por 3.001 km e 19 curvas. Embora seja um local relativamente novo recebendo corridas, além da F1 e suas categorias de base, o GT World Challange Europe já aconteceu por lá.

A temporada já conta com dois vencedores diferentes, Mitch Evans triunfou na prova de São Paulo, escalando o pelotão após largar da última posição, enquanto Oliver Rowland venceu no México.
No entanto, foram as performances de Antonio Felix na Costa nestes dois eventos, que renderam ao português a oportunidade de liderar a tabela do campeonato, conquistando 37 pontos. Após enfrentar alguns problemas no início da era Gen3, ele espera continuar essa boa sequência de resultados, para ter a chance de disputar mais um título na categoria.
As atividades em Jeddah começam mais cedo, a primeira corrida será disputada na sexta-feira, enquanto a segunda prova do fim de semana está programada para o sábado. São duas corridas noturnas, que acabam encantando os fãs da competição.
Em outras visitas à Arábia Saudita, a Fórmula E correu em um local considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, em Riad. No entanto, a prova deste ano foi transferida para um circuito que tem se expandido no mundo das competições.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.