O GP da Espanha faz parte da história da Fórmula 1, a primeira prova foi disputada no dia 28 de outubro de 1951, em Pedralbes. Jarama foi o primeiro circuito permanente da Espanha, mas a categoria também passou por Montjuïc e Jerez até se mudar para Barcelona em setembro de 1991, quando a primeira prova foi realizada no circuito da Catalunha, permanecendo no calendário até hoje.
Já foram disputadas 30 provas em Barcelona, o circuito sofreu cinco alteração desde que a Fórmula 1 passou a realizar as suas corridas na Catalunha, mas o seu layout sempre foi voltado para exigir da aerodinâmica dos carros, a direção do vento também é uma questão no circuito, podendo mudar drasticamente durante o dia.
LEIA MAIS: SÉRIE CIRCUITOS DA F1: Jarama
Todos estes pontos também acabam influenciando na configuração dos carros, que também não é muito fácil de encontrar o acerto ideal. No entanto é uma das melhores pistas para a realização de testes e em 2020 como a pré-temporada não foi feita no circuito, as equipes estão ansiosas para aproveitar o traçado e testar alguns pacotes de atualização. Os times devem aproveitar os treinos livres para coletar dados preciosos e importantes sobre as suas máquinas. Os testes no Bahrein foram limitados, além de dias bem atípicos naquele autódromo.
Com circuitos que eles têm poucos dados fazendo parte do início da temporada, este é o momento para validar os trabalhos/atualizações que foram realizados. A própria Red Bull já havia comentado que precisava desta quarta prova do ano, para entender como eles estão no campeonato.
LEIA MAIS: SÉRIE CIRCUITOS da F1: Jerez de la Frontera
Barcelona não proporciona muitas ultrapassagens, a pista conta com dois pontos de aferição e utilização do DRS, mas se classificar bem, acaba ajudando no resultado do domingo. O melhor ponto para ultrapassagem é a curva 1, pois é onde os pilotos acabam freando forte, após passarem pela enorme reta.
A pista é composta por 16 curvas e apenas 3 são feitas em velocidade baixa. Ela possui apenas uma reta extremamente longa, mas as mais curtas, exploram bem a downforce dos carros, não é à toa que é utilizada para testes de pré-temporada. Barcelona é uma pista completa, conta com curvas rápidas de raio longo e médio, além de curvas de muita velocidade. A curva 10 sofreu uma alteração para a prova de 2021, ficando com um raio mais aberto.
Pneus
A Pirelli volta a postar nos pneus mais duros da gama, são os compostos que acabam entregando a melhor performance no circuito e que já foi utilizada em 2019, 2020 e agora retorna nesta temporada, são os: C1 composto duro (faixa branca), C2 médio (faixa amarela) e C3 macio (faixa vermelha). As equipes contam com 2 jogos de pneus duros, três conjuntos de pneus médios e 8 de pneus macios.
LEIA MAIS: Pirelli confirma cronograma de testes dos pneus de 18 polegadas para a temporada 2022
Após o GP, entre os dias 11 e 12 a Pirelli realizará os testes com os pneus de 18 polegadas, Alpine, Red Bull e Alfa Romeo vão permanecer em Barcelona para a rodada de testes.
Round 2 of our back-to-back Race Weeks! #SpanishGP 🇪🇸
Learn all about this weekend: https://t.co/7Nnnrxdx2Y pic.twitter.com/i6qS9KuOXz— Pirelli Motorsport (@pirellisport) May 3, 2021
Os pilotos vão completar 66 voltas, após a modificação na curva 10 – realizada para ter mais segurança, o traçado ficou com 4.675 KM, ganhando 20m.
Clima
Para sexta-feira e sábado, são esperadas temperaturas na casa dos 25°C, um dia seco e ensolarado, mas no domingo, algumas pancadas de chuva podem aparecer no circuito, no horário que a corrida está marcada. O vento também deve estar presente durante as sessões.
LEIA MAIS: GP da Espanha – Pirelli aposta em pneus mais duros para Barcelona
Números e Estatísticas para o GP da Espanha de Fórmula 1
Primeiro GP foi em 1991, vitória de Nigel Mansell, Williams-Renault;
Com 66 Voltas, o circuito tinha 4.655m de extensão, após a alteração na curva 10 o traçado fica com 4.675 KM sendo percorrida uma distância 308.424 KM;
GPs Decisivos:
Em 1951, Juan Manuel Fangio a bordo de uma Alfa Romeo conquistava o seu primeiro título de pilotos no Circuito de Pedrales em 28/10/1951;
Em 1987 a Williams conquistava o título de Construtores no GP realizado em Jerez de la Frontera em 27/09/1987;
Vamos aos dados e estatísticas de Barcelona:
Vitórias | Pilotos
1. Michael Schumacher – 6
2. Lewis Hamilton – 5
3. Mika Hakkinen – 3
Única vitória brasileira foi de Felipe Massa em 2007 na Ferrari;
Vitórias | Construtores
1. Ferrari – 8
2. Williams – 6
3. Mercedes – 6
Vitórias | Motores
1. Mercedes – 11
2. Renault – 10
3. Ferrari – 8
4. TAG Heuer – 1
Poles | Pilotos
1. Michael Schumacher -7
2. Lewis Hamilton – 5
3. Mika Hakkinen – 2
Única pole brasileira foi de Felipe Massa em 2007 na Ferrari;
Poles | Construtores
1. Mercedes – 8
2. Ferrari – 7
3. Williams – 5
Poles | Motores
1. Mercedes – 12
2. Renault – 9
3. Ferrari – 7
Melhores Voltas | Pilotos
1. Michael Schumacher – 7
2. Lewis Hamilton – 5
3. Mika Hakkinen – 2
Rubens Barrichello em 2009 de BrawnGP e 2003 de Ferrari;
Felipe Massa em 2006 e 2007 de Ferrari;
Melhores Voltas | Construtores
1. Ferrari – 9
2. Mclaren – 4
3. Mercedes – 4
4. Williams – 3
Melhores Voltas | Motores
1. Ferrari – 11
2. Mercedes – 9
3. Renault – 6
Pódios | Pilotos
1. Michael Schumacher – 12
2. Lewis Hamilton – 9
3. F. Alonso – 7
[…] 7. Rubens Barrichello – 4
[…] 12. Felipe Massa – 3
[…] 23. Ayrton Senna – 1
Pódios | Construtores
1. Ferrari – 25
2. Mclaren – 14
3. Mercedes – 11
4. Williams – 10
5. Red Bull – 10
Pódios | Motores
1. Mercedes – 26
2. Ferrari – 25
3. Renault – 24
Voltas Na Liderança | Pilotos
1. Michael Schumacher – 411
2. Lewis Hamilton – 305
3. Mika Hakkinen – 185
[…] 11. Felipe Massa – 56
[…] 13. Rubens Barrichello – 41
[…] 28. Ayrton Senna – 1
Voltas Na Liderança | Construtores
1. Ferrari – 577
2. Mercedes – 365
3. Williams – 317
Voltas Na Liderança | Motores
1. Mercedes – 698
2. Ferrari – 579
3. Renault – 562
Voltas Percorridas | Pilotos
1. Michael Schumacher – 1.165
2. Rubens Barrichello – 1.043
3. Jenson Button – 1.032
[…] 5. Felipe Massa – 972
6. Lewis Hamilton – 853
7. Kimi Raikkonen – 843
Voltas Percorridas | Construtores
1. Williams – 3.346
2. Ferrari – 3.365
3. Mclaren – 3.265
[…] 10. Mercedes – 1.234
Voltas Percorridas | Motores
1. Ferrari – 6.806
2. Renault – 6.020
3. Mercedes – 5.857