Nesta terça-feira (05) a Prema confirmou que Robert Shwartzman se juntará à Callum Ilott para defender a equipe na Indy. O time italiano anunciou a sua entrada no campeonato de monopostos norte-americano para 2025 em abril e iniciou a sua preparação para a competição.
Depois de uma temporada bem sucedida no Mundial de Endurance da FIA com a AF Corse, guiando ao lado de Robert Kubica e Yifei Ye, o israelense de 25 anos retorna aos monopostos.
“Estou definitivamente muito, muito animado por estar de volta à Prema para começar uma nova aventura na IndyCar”, disse Shwartzman. “Tudo será novo para nós e haverá muitos desafios, mas também será muito divertido, com muito trabalho ao mesmo tempo. Acho que um futuro de muito sucesso nos espera.”
“A IndyCar é uma categoria muito competitiva com muitos pilotos fortes, e estou ansioso para a corrida, pois parece muito legal. Nunca corri em ovais e dominá-los será um desafio completamente novo. No entanto, com a Prema, conquistamos muito no passado, e acho que minha experiência em F1 e resistência será útil para nos fazer evoluir rápido e ganhar velocidade rapidamente.”
Shwartzman guiou pela Prema pela primeira vez em 2018, conquistando o terceiro lugar ao disputar o campeonato de Fórmula 3 Europeu, além de terminar como o melhor estreante daquele ano. O competidor também conquistou o título da Toyota Racing Series naquela temporada. Em 2019 ele faturou o título na Fórmula 3 da FIA, vencendo 3 corridas e participando de 10 pódios.
BREAKING NEWS: PREMA Racing announces @ShwartzmanRob will join the team for the 2025 season. ⁰ ⁰#INDYCAR // @PREMA_Team pic.twitter.com/xY6deS1hsz
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) November 5, 2024
No ano seguinte foi para a Fórmula 2, defendendo novamente a Prema. Em seu primeiro ano na categoria faturou um segundo lugar, enquanto foi vice-campeão m 2021. Shwartzman se tornou piloto de testes e reserva da Ferrari na Fórmula 1, além de auxiliar a DS Penske na Fórmula E.
Para dar continuidade a sua carreira, sabendo que as vagas na Fórmula 1 são bem limitadas, o competidor aproveitou o vínculo com a Ferrari para disputar o Mundial de Endurance da FIA, guiando a Ferrari 499P. Shwartzman deixa a categoria com uma vitória memorável na Lone Star Le Mans disputada no Circuito das Américas em Austin, Texas.
“Estamos extremamente felizes em receber Robert de volta à família Prema”, disse o proprietário da equipe, Rene Rosin. “Tivemos algumas temporadas excepcionais juntos, vencendo muitas corridas e o título de F3 da FIA de 2019, e também gostamos muito de trabalhar com ele. Ele é um piloto extremamente talentoso, e acho que, trabalhando juntos, seremos capazes de superar a curva de aprendizado íngreme que temos pela frente. Mal posso esperar para vê-lo e Callum competirem sob a bandeira da Prema novamente.”
A temporada 2025 da Indy começa no dia 2 de março, com a prova de St. Petersburg.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.