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Porsche Mobil 1 Supercup inicia temporada com Combustível Sintético e Sustentável

O combustível do futuro chega à Supercup Porsche

A temporada de 2024 da Porsche Mobil 1 Supercup promete ser histórica com a estreia do combustível sintético eFuel, marcando um passo significativo rumo à sustentabilidade no automobilismo. Os carros 911 GT3 Cup competirão em oito etapas europeias, com combustível proveniente da planta piloto Haru Oni no Chile. Uma notável vantagem desse combustível é que os carros não precisam de modificações técnicas para utilizá-lo.

Stuttgart, Alemanha – A Porsche Mobil 1 Supercup está pronta para entrar em uma nova era em 2024, utilizando exclusivamente combustível sintético em suas corridas. O eFuel utilizado é produzido a partir da planta piloto Haru Oni, no Chile, e está pronto para ser usado nas pistas. Isso permitirá que os carros 911 GT3 Cup, com cerca de 510 cv, compitam de forma potencialmente neutra em CO2. Nos três anos anteriores, a série utilizou uma mistura de combustível parcialmente sintético de segunda geração. Agora, a Porsche está avançando nessa direção com um projeto principal.

O Supercup da Porsche mais uma vez estará presente como parte do programa de apoio em oito corridas europeias de Fórmula 1 neste ano. A temporada começa com o Grande Prêmio da Emilia-Romagna em Imola, em 19 de maio, e termina em Monza, na Itália, em 1º de setembro. Durante toda a temporada, serão necessários cerca de 50.000 litros de combustível para abastecer os até 32 veículos Cup.

“O Supercup é um marco para nós no que diz respeito aos eFuels. O automobilismo sempre foi um motor de inovação – agora também em termos de combustível. Através deste projeto, estamos dando mais passos em direção ao nosso plano de descarbonização”, disse Michael Steiner, Membro do Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG. “Nossa meta é que os carros de corrida da Porsche Mobil 1 Supercup possam competir de forma potencialmente neutra em CO2. Aqui, o novo combustível é testado nas condições mais rigorosas. Para combater o aquecimento global, é essencial reduzir as emissões de dióxido de carbono – e isso também se aplica ao automobilismo”.

Os combustíveis sintéticos (eFuels) são gerados a partir de hidrogênio renovável e dióxido de carbono do ar, graças ao uso de energia renovável. Isso inicialmente cria o eMetanol, que, posteriormente, é convertido em gasolina bruta sintética. O projeto Haru Oni, localizado na Patagônia, obtém energia para esse processo a partir da energia eólica.

A Porsche já investiu mais de US$ 100 milhões no desenvolvimento e produção de eFuels. Deste total, US$ 75 milhões foram destinados à aquisição de participação na HIF Global LLC em abril de 2022. A empresa planeja, constrói e opera plantas de combustíveis sintéticos no Chile, Uruguai, EUA e Austrália.

O uso de eFuels pode complementar a eletromobilidade, especialmente para veículos já em circulação hoje. Os investimentos da Porsche nesse setor demonstram seu compromisso com a descarbonização do automobilismo, abrindo caminho para um futuro mais sustentável nas corridas de automóveis.

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Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

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