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Porsche e Toyota garantem títulos de pilotos e construtores nas 8 Horas do Bahrein

Após grande atuação na temporada 2024, Porsche celebra título com trio formado por Vanthoor, Estre e Lotterer, enquanto Toyota salta para vitória no Bahrein e celebra título entre os fabricantes

O Mundial de Endurance da FIA chegou ao final com a disputa das 8 Horas do Bahrein, a Toyota que sempre teve um ritmo impressionante na última prova do campeonato, voltou a impressionar faturando uma vitória com o trio formado por Sébastien Buemi, Ryo Hirakawa e Brendon Hartley guiando o carro #8.

Depois de mais um ano muito forte, a Toyta vence o campeonato como construtor, conquistando 190 pontos, derrotando a Porsche por apenas dois pontos. O resultado dá o título pela quarta temporada consecutiva. No entanto, o trio vencedor no mundial de pilotos deste ano, são os pilotos da Porsche #6 de Laurens Vanthoor, Kevin Estre e André Lotterer.

Para marcar o encerramento do campeonato, tivemos novamente uma corrida bem disputada. Ainda no início da prova, o Toyota guiado por Buemi e detentor da pole, perdeu a liderança na décima volta ao lidar com um toque com o #82 da TF Sport Corvette (LMGT3) e só voltou a participar do duelo pela vitória, nos estágios finais da corrida.

“Essa foi talvez minha melhor pilotagem”, Buemi refletiu depois. “O contato inicial nos colocou em desvantagem, mas é sempre um longo caminho e nossa estratégia era garantir que guardássemos alguns pneus excelentes para o final da corrida. Quando voltei para o carro, estávamos em décimo e honestamente pensei que não tínhamos chance de voltar, mas com nossa vantagem de pneus, consegui fazer algumas manobras e sabia que o #5 começaria a ter dificuldades em algum momento. No final, tudo se encaixou perfeitamente.”

A ultrapassagem aconteceu no carro #51 da Ferrari, guiado por Antonio Giovinazzi, sendo o equipamento que o italiano divide com Alessandro Pier Guidi e James Calado. Buemi recuperou a ponta quando restavam 40 minutos para o final da corrida, depois disso, a possibilidade de obter a vitória nunca mais foi encarado como uma dúvida.

Este trio do Ferrari #51, perseguia o seu melhor resultado na temporada no Bahrein e até cruzou a linha de chegada na segunda posição, mas por uma penalidade, foram empurrados para o décimo quarto lugar.

Foi identificado que o #51 da Ferrari, acabou excelendo a sua alocação máxima de pneus autorizada. Foram adicionados 4m55s de penalidade ao tempo total da corrida pela violação do Artigo 6.5.4 do Regulamento Esportivo do WEC ao usar dois pneus a mais do que o total permitido de 265. Com isso, a Porsche #5 de Matt Campbell, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki foram promovidos para o segundo lugar, enquanto o Peugeot #93 de Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Eric Vergne ficaram com o pódio.

A Porsche de Estre, Lotterer e Vanthoor não conseguiu um bom resultado no Bahrein e para completar ainda lideram com uma penalidade, mas por conta de uma campanha sólida no início da temporada, chegaram à última prova do ano sem precisar fazer um grande esforço. A Ferrari de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen poderiam desafiar os competidores pelo título, mas estiveram em uma boa posição no Bahrein para concretizar uma ameaça.

LMGT3

Na classe LMGT3 as coisas chegaram mais resolvidas, com o trio da Manthey PureRxcing já com o título garantido. No entanto, isso não diminuiu o brilho ou a possibilidade de uma excelente corrida ser disputada na classe.

A prova contou com várias mudanças de posição, deixando as coisas bem agitadas. Porém, foi o AF Corse Ferrari #55 guiado por Alessio Rovera, Simon Mann e François Heriau que faturou a vitória, sendo a primeira vitória da equipe.

Para obter o resultado, eles foram ousados na estratégia, optaram por fazer um pit-stop a menos que a maioria dos adversários. No entanto, a escolha só pode ser tomada, por conta do excelente trabalho de gerenciamento de pneus. Alessio Rovera precisou se defender dos ataques da dupla da TF Sport Corvette na última hora, para obter tal trunfo.

Completaram o pódio no Bahrein as equipes da Corvette, com o #81 de Charlie Eastwood, Rui Andrade e Tom van Rompuy, superando o #82 de Sébastien Baud, Daniel Juncadella e Hiroshi Koizumi que teve que se recuperar de uma penalidade inicial pelo contato com Buemi. Já os McLarens da United Autosports, após um bom desempenho na classificação, enfrentaram dificuldades ao longo das oito horas de prova e terminaram em sexto e oitavo.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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