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Nova era na Fórmula 1: “má conduta” vai render multa, suspensão e perda de pontos na temporada 2025

A FIA reforçou as regras e ampliou o que é considerado "má conduta", tentando evitar novos episódios de palavrões ou gestos inapropriados ao longo de 2025

A FIA endureceu as regras. Se no ano passado a punição por “má conduta” resultava em trabalho comunitário, agora os pilotos podem enfrentar multas altas, perda de pontos e até suspensões, seguindo as novas diretrizes estabelecidas pelo órgão regulador do esporte.

Nos últimos anos tem acontecido uma série de atritos entre a FIA e os pilotos, por conta de vários comentários feito pelo presidente da Federação, Mohammed ben Sulayem. Os competidores se movimentaram em 2024, publicando uma carta aberta sob a bandeira da GPDA, cobrando que eles fossem “tratados como adultos”.

As mudanças foram tornadas públicas com a apresentação do Código Esportivo Internacional de 2025, que vale para todas as competições com chancela da FIA.

O Artigo 12.2 específica os itens monitorado ao longo da temporada, bem como as punições pelas infrações de cada uma delas, além de quais serão as novas sanções para aqueles que tiverem uma nova infração anotada.

Na tabela informativa, a FIA fala sobre punições para “quaisquer palavras, ações ou escritas que tenham causado danos morais ou perdas à FIA, seus órgãos, membros ou seus executivos” – neste caso para a primeira infração € 10 mil, as próximas são de € 20 mil ou € 30 mil acompanhadas por suspensões de um mês e da dedução de pontos no campeonato.

No entanto, as multas serão aplicadas levando em conta o nível da competição – no caso da Fórmula 1, a multiplicação deve ser feita por 4. Se um piloto de F1 “causar danos morais ou perdas à FIA” ele teria uma penalidade de € 40 mil em sua primeira infração, € 80 mil na segunda (incluindo um mês de suspensão) e na terceira vez € 120 mil (acompanhado da suspensão de um mês, mais a perda de pontos no campeonato – porém a quantidade não foi especificada).

Tabela do código esportivo com as punições que serão aplicadas ao longo da temporada 2025 – Foto: reprodução / FIA

Os comissários têm liberdade para fazer os seus julgamentos sobre as situações que ocorrerem ao longo dos campeonatos e definir a punição mais adequada. No entanto, não necessariamente o piloto punido receberá a primeira punição (a mais branda), pois: “mantêm o poder discricionário de levar em consideração quaisquer circunstâncias atenuantes e/ou agravantes, bem como a natureza e o local do evento”.

No artigo a FIA também cobre “qualquer incitação pública à violência ou ao ódio”, bem como “declarações ou comentários políticos, religiosos e pessoais, notavelmente em violação ao princípio feral da neutralidade promovido pela FIA sob seus estatutos”.

Quando a “má conduta”, o artigo 20 define que são: o “uso geral de palavrões (escritos ou verbais), gestos ou sinais que sejam ofensivos, insultantes, grosseiros, rudes ou abusivos e que possam ser percebidos como grosseiros ou mal-educados, ou que causem ofensa, humilhação ou sejam inadequados”.

No ano passado, Max Verstappen foi punido por falar um palavrão na coletiva de imprensa do GP de Singapura. O piloto então recebeu um serviço comunitário, sendo cumprido em dezembro, quando visitou Ruanda durante a premiação anual da FIA.

As mudanças serão dificilmente aceitas pelos pilotos de modo geral, mas na Fórmula 1 já existe uma quebra de braço entre a FIA e a suas categorias.

@oficialboletimdopaddock

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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