A Fórmula 1 permanece em Abu Dhabi para colaborar com a Pirelli nos testes de pós-temporada, a fornecedora de Pneus realizará alguns testes com os pneus de 2023.
Todas as dez equipes podem rodar com os seus dois carros, um deles será destinado a avaliação dos jovens pilotos, enquanto os titulares vão realizar os testes para avaliação dos compostos. Apenas os pneus de 2023 serão usados durante a sessão e isso é interessante, principalmente para os jovens pilotos que estarão no grid da próxima temporada.
Com a dificuldade para realizar sessões privadas com as equipes, a Pirelli usou o TL2 durante o GP dos Estados Unidos e México para verificar os pneus do próximo ano. Em Austin os pilotos trabalharam com um composto mais duros, onde alguns competidores avaliaram a versão que será usada em Abu Dhabi, enquanto outros tiveram acesso a uma versão experimental que não passou pelo ‘corte’ da Pirelli.
A Pirelli informa que em 2023 ela contará com um sexto composto para realizar as melhores definições para as pistas. O atual C1 se tornará o C0, enquanto um novo C1 será introduzido para preencher a lacuna existente entre os atuais C1 e C2.
“Temos uma nova versão do C1. Então o C1 não será mais o atual C1, é um novo e deve dar mais aderência em relação ao antigo. O atual C1 se tornará para o próximo ano o C0. Então, no próximo ano teremos seis compostos. Os outros [compostos] permanecem exatamente os mesmos compostos na nova estrutura”, afirma Simone Berra, engenheiro-chefe da Pirelli à Motorsport.com.
“O C0 será usado nos circuitos mais estressantes no próximo ano, que provavelmente serão Silverstone, Suzuka e Qatar.”
Os pilotos titulares contarão com 10 conjuntos de pneus: um C1, um C2, três C3, três C4 e dois C5.
Os jovens pilotos terão a disposição 8 conjuntos de pneus: dois C3, quatro C4 e dois C5.
No caso dos jovens pilotos, a alocação dos pneus macios foi definida, pois eles são mais adequados para o circuito de Abu Dhabi e isso dará mais confiança para eles completarem as suas voltas com os carros de F1.
Para Abu Dhabi os pneus serão preparados conforme o combinado com as equipes e a FIA para a próxima temporada, com duas horas de pré-aquecimento em 70°C. Como não terá grandes novidades para os pneus de 2023, a Pirelli não chegou na meta de trabalhar com os pneus em 50°C e depois de uma avaliação, optaram por apenas reduzir o tempo que os compostos passam nas mantas térmicas.
Os cinco pneus de 2023 destinados a pista seca, permanecem inalterados, onde a principal alteração está em sua construção.
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Durante o inverno a Pirelli realizará mais alguns testes, com os carros deste ano. O foco é desenvolver os pneus de chuva, usando Paul Ricard e Fiorano para as avaliações. Para os testes dos pneus slick de 2024, a Pirelli deve utilizar Portimão, em Portugal.
A Ferrari, Aston Martin e AlphaTauri foram confirmadas como participantes, enquanto a Mercedes manifestou interesse em colaborar com os testes.
Como os pneus de chuva são os que mais precisam de atenção, a Pirelli está focada em seu desenvolvimento e pretende fazer as avaliações pegando uma pista fria e com condições que mostrem dados palpáveis. Depois o foco seguirá no desenvolvimento dos compostos de 2024. O cronograma deve ser apresentado nos próximos dias.
Os jovens pilotos terão a oportunidade de fazer uma avaliação dos carros, características das suas equipes e a operação dos pneus. Nestas sessões eles ficam focados em aprender os sistemas dos carros e começar a sua ambientação. Para Oscar Piastri (McLaren), Nyck de Vries (AlphaTauri) e Logan Sargeant (Williams), será uma avaliação mais aprofundada e com mais tempo de contato com o carro.
Antes do início da próxima temporada, com os novos carros, os pilotos vão enfrentar uma bateria de três dias de testes no Bahrein entre os dias 23 a 25 de fevereiro.