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Pirelli fornece seis tipos de pneus para os testes de pré-temporada no Bahrein

Nesta quinta-feira (10) a segunda fase de testes teve início, os times agora estão no Bahrein, no palco da primeira corrida para realizar novas avaliações dos carros criados no novo regulamento e que já sofreram alterações desde Barcelona.

A nova coleta de dados também se mostra importante para a Pirelli, a fabricante de pneus fornecerá 30 jogos dos seus compostos para os times, assim eles podem fazer as avaliações necessária durante os três dias de atividade. A diferença no Bahrein está no fornecimento de um outro tipo de pneu C2, que será identificado na pista como um pneu sem faixa nenhuma (com a lateral completamente preta), ele é um ‘protótipo’ para avaliação das equipes.

O novo pneu foi fabricado na Turquia – uma outra fábrica da Pirelli – desta forma a fornecedora italiana busca comparar o desempenho dele ao pneu padrão.

Os compostos para pista molhada são os mesmos de Barcelona, permanecendo um tipo de pneu para chuva extrema (identificado com a faixa azul) e o composto para chuva intermediária (identificado pela cor verde).

Os pneus usados no Bahrein são os mesmos de Barcelona, a única diferença é que a Pirelli adicionou o pneus C2 fabricado na Turquia para que os times comparem ele com o pneu C2 padrão – Foto: reprodução

A Pirelli ficou satisfeita com os dados obtidos em Barcelona, mas também identificou que a janela de operação dos compostos parecia muito próxima, algo que eles vão avaliar com o início da temporada.

“Antes de tudo, devo dizer que estou muito feliz porque o primeiro objetivo foi confirmar o que encontramos durante nosso teste de desenvolvimento de pneus no ano passado durante o teste de pós-temporada [em Abu Dhabi]”, disse Mario Isola da Pirelli.

“No ano passado estávamos usando carros adaptados, então tivemos alguns pontos de interrogação como o pacote aerodinâmico, que não é o mesmo, como a calota, a transferência de calor do freio e do aro, então era importante ter uma primeira sensação com ele”, seguiu Isola.

“Foi bastante positivo, comentários estavam de acordo com o que encontramos no ano passado. Agora temos muitos dados para analisar. As equipes estavam focadas principalmente nos C2 e C3 porque estão focadas na afinação e balanceamento do carro e para entender como o carro se comporta, mas acredito que temos boas informações”, finalizou Isola.

Em Barcelona a Pirelli também ofereceu aos times um teste com os pneus de chuva, algo que foi importante já que com a introdução dos compostos de 18 polegadas, os times deveriam conhecer este pneu, antes de se deparar com um dia chuvoso. Infelizmente por ser realizado no último dia de testes, algumas equipes lidaram com quebras e não participaram da avaliação.

O Bahrein é uma pista mais abrasiva, a Pirelli já estabeleceu que para primeira batalha da temporada fornecerá os compostos C1, C2 e C3, diferente da gama intermediária que foi usada no ano passado. Os times costumam aderir os compostos duros as suas estratégias, pois são os pneus duram mais no circuito e permitem realizar um stint mais longo.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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